Rohan (Terra-Média)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o
Portal Terra-média


Dentro do mundo de fantasia criado por J.R.R. Tolkien, Rohan é um reino localizado ao Sul das Montanhas Sombrias, norte de Gondor e noroeste de Mordor.

Seus habitantes são conhecidos como Senhores dos Cavalos, pois os cavalos de Rohan são belos e fortes, e os rohirrim os cavalgam com maestria. Rohan foi, desde sua criação, aliada do reino de Gondor, e essas duas nações se auxiliam em momentos de crise.

A capital de Rohan é a cidade de Edoras, e durante o final da Terceira Era foi governada pelo Rei Théoden, época na qual Rohan se envolveu ativamente nas guerras que culminaram com a derrota de Sauron e com o final da Terceira Era.

Geografia[editar | editar código-fonte]

As terras de Rohan são compostas por vastas planícies e baixas colinas, geralmente cobertas por pastagens, ideais para a criação de cavalos e rebanhos e para fazendas. No extremo leste, próximo ao Anduin, as terras são pantanosas, e a oeste o terreno apresenta mais colinas e charnecas. Ao norte, há a Floresta de Fangorn, a qual os rohirrim evitam a todo custo.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Povos[editar | editar código-fonte]

Os povos de Gondor e Rohan tinham um parentesco distante. O nome rohirrim é um termo sindarin para Senhores dos Cavalos, e era geralmente usado por estrangeiros, pois eles costumavam chamar a si mesmos de Eorlingas, em homenagem ao seu primeiro rei Eorl, o Jovem.

Os homens de Rohan são descritos como altos e belos, com pele e olhos claros. Os cabelos em tons de dourado eram presos em longas tranças. Seus rostos eram austeros e argutos. Quase todos os homens usavam barba.

Cavaleiros de Rohan[editar | editar código-fonte]

Dentre suas várias peculiaridades, os exércitos de Rohan são mais conhecidos pelo fato de serem constituídos por cavaleiros montados em fabulosos cavalos, e dominam essa arte tão bem que são fortemente temidos pelos orcs.Na batalha do abismo de Helm quando os rohirrim estavam sem esperança um grupo numeroso de cavaleiros banidos líderados por Éomer e solicitados por Gandalf atacaram os uruk hai trazendo a vitória a Rohan

No segundo volume de O Senhor dos Anéis, As Duas Torres, um grande grupo de cavaleiros de Rohan são os responsáveis pelo extermínio dos Uruk-hai que haviam capturado Pippin e Merry.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Gondor

Ícone de esboço Este artigo sobre a obra de J. R. R. Tolkien é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.