Bilbo Baggins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bilbo Bolseiro)
Bilbo Bolseiro

Ilustração de Tolkien em O Hobbit, 1937
Informações gerais
Interpretado por Ian Holm e Martin Freeman
Informações pessoais
Nascimento 2890 da Terceira Era do Sol
Morte 3021 da Terceira Era
Características físicas
Raça Hobbit
Família e relacionamentos
Família Bolseiro

Bilbo Bolseiro, (no original: Bilbo Baggins) é o personagem fictício protagonista da obra O Hobbit de J. R. R. Tolkien[1], assim como um personagem coadjuvante em O Senhor dos Anéis. Na narrativa conceito de Tolkien, em que todos os escritos da Terra Média são traduções do volume fictício de O Livro Vermelho do Marco Ocidental, Bilbo é o autor de O Hobbit e tradutor de vários "obras em élfico" (como mencionado no final de O Retorno do Rei).

Aparições[editar | editar código-fonte]

O Hobbit[editar | editar código-fonte]

Em O Hobbit, Bilbo Bolseiro, um hobbit de 50 anos de idade da confortável terra média, foi contratado, apesar de si mesmo como um "gatuno" pelo mago Gandalf e 13 anãos liderados por seu rei Thorin Escudo de Carvalho em uma busca para recuperar a Montanha Solitária e seu tesouro do dragão Smaug.[2] A aventura teve Bilbo e os companheiros através do deserto, para o refúgio élfico de Valfenda,[3] através das Montanhas Nevoentas e da Trevamata, a Cidade do Lago no meio do Lago Longo, e eventualmente para a própria Montanha. Aqui, depois de o dragão ser morto e a Montanha recuperado, aconteceu a Batalha dos Cinco Exércitos.

Em sua jornada, Bilbo encontrou outras criaturas fantásticas, incluindo trolls, elfos, aranhas gigantes, um homem que pode mudar de forma em um urso, goblins , águias, Wargs e uma criatura viscosa assassina chamada Gollum. No subterrâneo, perto covil de Gollum, Bilbo acidentalmente encontrou um anel mágico de invisibilidade,[4] que ele usou para escapar de Gollum.

Ao final da jornada, Bilbo se torna mais sábio e mais confiante, depois de ter salvo o dia em muitas situações horríveis. Ele resgatou os anãos das aranhas gigantes com o anel mágico e uma curta espada élfica que ele adquiriu. Ele usou o anel para se esconder em ambientes hostis, bem como sua inteligência para libertar os anãos das prisões dos elfos. Ele foi capaz de conversar com o astuto Smaug. Quando as tensões surgiram sobre a propriedade do tesouro recuperado, ele tentou, sem sucesso, trazer os lados opostos de compromisso, usando uma relíquia roubada como alavanca.[5] Ele teve um relacionamento tenso com Thorin, mas os dois se reconciliaram no leito de morte de Thorin.[6] No final da história, Bilbo voltou para sua casa no Condado apenas para descobrir que vários de seus parentes, acreditando que ele estivesse morto, estavam tentando reivindicar a sua casa e bens. Além de se tornar rico de sua parte do tesouro dos anãos,[7] ele descobriu que ele tinha adquirido a respeitabilidade de experiência e sabedoria.

O Senhor dos Anéis[editar | editar código-fonte]

O Anel do Poder de Bilbo

The Fellowship of the Ring, o primeiro volume de O Senhor dos Anéis, começa quando Bilbo "anunciou que em breve celebraria seu onzentésimo décimo primeiro" aniversário[8], 60 anos após o início de O Hobbit. O protagonista do romance é Frodo Bolseiro, parente de Bilbo, que comemora seu 33º aniversário. Bilbo e Frodo faziam aniversário no mesmo dia, 22 de setembro.

Em 2989 da Terceira Era do Sol (1389 segundo o calendário do Condado), Bilbo, um solteirão ao longo da vida, adotou Frodo, o filho órfão de sua prima Primula Brandebuque e seu primo de segundo grau Drogo Bolseiro, e fê-lo seu herdeiro. Embora Frodo era realmente "o seu primeiro e segundo primo removido uma vez de qualquer forma",[9] os dois consideram-se um ao outro como tio e sobrinho.

Todo esse tempo Bilbo tinha mantido seu anel mágico, sem nenhuma ideia de sua importância, utilizando-o principalmente para se esconder de seus primos desagradáveis, os Sacola-Bolseiros, quando vinham o visitar. Investigações de Gandalf revelaram este ser o Um Anel forjado pelo Senhor Sombrio, Sauron. O anel havia prolongado a vida de Bilbo além do normal para a vida de um hobbit, e em 111, seus "onzenta e um" anos, ele ainda parecia ter 50 anos de idade. Enquanto o anel inicialmente não o corrompeu, uma vez que teve seus proprietários anteriores, ele estava começando a afetá-lo; ao longo dos anos, tinha começado a dominar sua mente quando fora de sua vista, e ele perdeu o sono e se sentiu "fino, uma espécie de manteiga esticada ... como que fosse passado sobre pão muitas vezes", como ele disse a Gandalf.[9]

Na noite de seu aniversário e de Frodo, Bilbo anunciou sua intenção em passar sua casa e propriedade para Frodo, colocou o Anel e sumiu de vista. Quando Bilbo finalmente se preparava para sair de casa, ele reagiu com pânico e desconfiança quando Gandalf tentou persuadi-lo a deixar o anel com Frodo. Bilbo se recusou a dar o Anel, referindo-se a ele como seu "precioso" - assim como Gollum havia feito em O Hobbit. Gandalf perdeu a paciência com seu velho amigo, falando em alto tom com ele. Bilbo admitiu que teria gostado de se livrar do Anel, e ele o deixou para trás, tornando-se a primeira pessoa a fazê-lo voluntariamente. Ele deixou o Condado naquela noite, e nunca mais foi visto na Vila dos Hobbits novamente.

Sua aventura mais cedo, seus hábitos excêntricos como um hobbit, e seu repentino desaparecimento levam à figura duradoura de "Louco Bolseiro" no folclore hobbit, que desapareceu com um flash e um estrondo e voltou com ouro e jóias.

Ao se libertar do poder do Anel sobre seus sentidos, Bilbo viajou pela primeira vez para Valfenda, e depois para visitar os anãos da Montanha Solitária. Depois que ele voltou para Valfenda, ele passou a maior parte dos próximos 17 anos vivendo uma vida agradável em aposentadoria: comer, dormir, escrever poesia, e trabalhando em suas memórias, Lá-e-de-Volta-Outra-Vez, conhecido por nós como O Hobbit. Ele se tornou um estudioso da tradição élfica, deixando para trás as Traduções do élfico, que constitui a base do que é conhecido por nós como O Silmarillion.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

Balbo Baggins = Berylla Boffin
              |
          -----------------------------------------------------     
          |                         |        |        |       |
    Mungo Baggins = Laura Grubb    Pansy   Ponto   Largo*    Lily
                  |                          *(bisavô de Frodo)      
                  |
    ------------------------------------------------------------     
    |                        |      |           |              |
  Bungo = Belladonna Tûk   Belba  Longo     Linda            Bingo Baggins = Chica Chubb
        |                                  |                                |
     Bilbo                          Otho = Lobelia Bracegirdle       Falco Chubb-Baggins
                                         |  
                                   Lotho Sackville-Baggins

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Nos filmes de Peter Jackson, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), Bilbo é interpretado por Ian Holm, que havia atuado como Frodo na série da rádio BBC 20 anos antes. Para a série de filmes O Hobbit, também dirigida por Jackson, o jovem Bilbo é interpretado por Martin Freeman,[10] enquanto Ian Holm reprisa seu papel como Bilbo mais velho.

Referências

  1. Uol (28 de outubro de 2012). «Martin Freeman diz que Bilbo Baggins é mais "pomposo" que Frodo». Consultado em 22 de outubro de 2013 
  2. Tolkien 2009, p. 4-14
  3. Tolkien 2009, p. 46
  4. Tolkien 2009, p. 73
  5. Tolkien 2009, p. 263
  6. Tolkien 2009, p. 281
  7. Tolkien 2009, p. 296
  8. O SENHOR DOS ANÉIS - PRIMEIRA PARTE: A SOCIEDADE DO ANEL por J.R. R. TOLKIEN (CAPÍTULO I - UMA FESTA MUITO ESPERADA)
  9. a b Tolkien, J. R. R. (2009). «Uma Festa Muito Esperada». The Fellowship of the Ring. São Paulo: Martins Fontes. ISBN 8533613377 
  10. White, James (22 de outubro de 2010). «Martin Freeman Confirmed As Bilbo!» (em inglês). Empire. Consultado em 16 de março de 2013 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]