Frodo Baggins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frodo Baggins
Personagem da Terra Média
Raça Hobbit
Divisão Hobbits do Condado (Quarta Leste)
Família Bolseiro (Baggins no original)
Tiítulos O Guardião do Anel
Arma Ferroada
Data de Nascimento 2968 da 3ª Era do Sol
Data de Falecimento Não se tem notícia do seu falecimento, partiu para Valinor em 3021 da 3ª Era do Sol
Primeira aparição
em Livro
O Hobbit
Primeira aparição
em Filme
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
Intérprete Elijah Wood
Personagems Criados por J.R.R. Tolkien


Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Frodo Bolseiro (no original: Frodo Baggins) é o personagem fictício protagonista da obra O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien.[1] É também mencionado em O Silmarillion - no anexo "Dos Anéis do Poder e Da Terceira Era". Foi um hobbit do Condado que herdou de seu tio Bilbo Bolseiro[1] o Um Anel de Sauron e comprometeu-se à missão de destruí-lo na Montanha da Perdição. Nesta missão, ele vaga com Gandalf, Boromir, Aragorn, Legolas, Gimli, Merry, Pippin e Sam Gamgi até Caradhras e adentram em Moria, onde encontram um Balrog, que ao lutar com Gandalf cai nas profundezas da Montanha. Seguiram até Lothlórien onde Frodo encontra Galadriel e olha em sua fonte onde vê um enigma que só vem a desvendar mais tarde. Frodo e Samwise se separam do resto a comitiva em Amon Hen indo em direção a Mordor onde deveriam jogar o Um Anel na Montanha da Perdição. São guiados por Gollum e ao entrar em Cirith Ungol são atacados por Laracna (Shelob). Depois Frodo é capturado por orcs, mas Sam o salva e juntos destroem o Um Anel.

No fim da aventura, Frodo - sendo um dos Portadores dos Anéis e graças a um pedido de Arwen Undómiel - pegou o navio élfico que levava Galadriel, Elrond, Galdalf, Bilbo Baggins e outros e partiu para o Antigo Oeste, onde pode ter encontrado alguma paz que acabasse com os efeitos maléficos causados pela posse do Um Anel.

Como está dito em O Silmarillion, as Terras Imortais não fazem daqueles que nelas vivem imortais, mas sim os Valar que ali moram as tornam eternas e sempre belas. Por isso, tanto Frodo quanto Bilbo podem ter morrido depois de um tempo, mas vivendo melhor do que teriam vivido na Terra média.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Referências

  1. a b Uol (28/10/2012). Martin Freeman diz que Bilbo Baggins é mais "pomposo" que Frodo. Página visitada em 22/10/2013.
A Sociedade do Anel
Frodo · Sam · Merry · Pippin · Gandalf · Aragorn · Legolas · Gimli · Boromir


Ícone de esboço Este artigo sobre a obra de J. R. R. Tolkien é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.