Legolas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Legolas Greenleaf
Personagem da Terra Média
Legolas.png
Raça élfica
Divisão Sindar
Família Elfos Silvestres, Casa de Thranduil
Arma Arco longo dos Galadhrim, Facas Elficas
Data de Nascimento Desconhecida
Data de Falecimento Não se tem noticia do seu falecimento, partiu para Valinor junto com Gimli no ano 120 da 4ª Era do Sol, após a morte de Aragorn
Primeira aparição
em Livro
O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel
Primeira aparição
em Filme
O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel
Intérprete Anthony Daniels (voz; 1978)
David Collings (voz; 1980)
Ville Virtanen (1993)
Orlando Bloom (OSdATC: 2001-03; 2013-14)
Personagems Criados por J.R.R. Tolkien

Legolas Greenleaf (nos países lusofonos conhecido como Légolas Verdefolha ou Légolas Folha Verde), dentro do universo de fantasia criado pelo escritor J.R.R. Tolkien, foi um elfo Sindar, filho de Thranduil, rei da Floresta das Trevas. Em 3019 da Terceira Era, Legolas foi à Valfenda como mensageiro dos elfos de sua terra. Lá participou do Conselho de Elrond, onde se juntou à Sociedade do Anel representando toda a raça élfica. É considerado um dos mais misteriosos personagens de Tolkien. No filme de Peter Jackson o personagem foi representado por Orlando Bloom.

Etimologia do nome[editar | editar código-fonte]

Na língua élfica quenya, idioma fictício desenvolvido pelo autor J. R. R. Tolkien, criador de Legolas, o termo "Legolas", que serve de nome ao personagem, é traduzido, literalmente como "Verde-Folha", "Folha-Verde" ou "Folha-Esverdeada" (Greenleaf, no original).

O personagem[editar | editar código-fonte]

O "primeiro Legolas" a aparecer na obra de Tolkien não foi o retratado na obra de O Senhor dos Anéis e acima referido. O primeiro elfo denominado "Legolas Verdefolha" foi um elfo de ascendência Noldor (apesar de alguns acreditarem que na verdade possuí ascendência sindarin, uma vez que o autor, Tolkien, nunca deixou claro tal detalhe) habitante de cidadela élfica de Gondolin, que viveu durante a Primeira Era, aparecendo no livro O Silmarillion. No conto em que o personagem aparece, denominado "The Fall of Gondolin" (em português, "A Queda de Gondolin"), ele é mencionado apenas uma única vez, guiando os elfos sobreviventes à destruição da cidadela para um local seguro.

Literatura[editar | editar código-fonte]

Legolas é filho (aparentemente único) de Thranduil, rei do norte da Floresta das Trevas. Apesar de seu pai ter aparecido ativamente no livro O Hobbit (chamado apenas de Rei Élfico) Legolas teve sua primeira aparição no livro A Sociedade do Anel durante o Conselho de Elrond. Ele foi o representante do povo élfico na Sociedade do Anel que levou o anel ao sul. Quando a Sociedade do Anel partiu de Lothlórien, o presente que Legolas recebeu foi um arco longo dos Galadhrim, junto com outros presentes que Galadriel e Celeborn deram a ele e aos outros da Sociedade, como mantos élficos e lembas.

Legolas acompanhou a Sociedade até o combate em Amon Hen, de onde seguiu com Aragorn e Gimli em sua jornada por Rohan perseguindo os Uruk-hai que haviam capturado Merry e Pippin.

Legolas mais tarde recebeu um aviso de Galadriel (por meio de Gandalf, que retornara da morte):

"Legolas Verdefolha, o bosque é teu lar!
Alegre viveste. Cuidado com o Mar!
Se na praia gaivotas gritarem por ti,
Descanso jamais acharás por aqui."

Junto com os cavaleiros de Rohan e ao lado de Gimli e Aragorn, Legolas lutou na Batalha do Abismo de Helm, a grande fortaleza de Rohan.

Os três caminharam através da Senda dos Mortos para tomar os navios dos Corsários em Pelagir e então embarcarem para a Batalha dos Campos de Pelennor.

Após a 2ª Guerra do Anel, Legolas viajou pela Terra-Média com Gimli para que ambos pudessem cumprir suas promessas: viajaram às Cavernas Brilhantes e à Floresta de Fangorn.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Na trilogia dirigida por Peter Jackson, Legolas foi interpretado pelo ator Orlando Bloom. O Legolas dos filmes apresenta uma personalidade ligeiramente diferente do Legolas dos livros. Nos filmes, Legolas é um guerreiro nato, sempre alerta e pronto para a ação. É capaz de enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo e realiza cenas "impressionantes" de ação, seja saltando em cima de um cavalo em movimento ou surfando escada abaixo em cima de um escudo. Cenas que chamaram bastante a atenção nos filmes, e que seriam plenamente possíveis, pois elfos tem um equilíbrio muito superior ao dos humanos. O livro inclusive menciona uma passagem em que, para a Sociedade do Anel chegar às terras de Lothlórien, precisavam cruzar um rio. O problema é que os elfos cruzavam esse rio amarrando uma corda nas árvores em cada extremidade e correndo por cima dela.

Outras características élficas descritas nos livros dizem respeito a visão e audição muito mais aguçadas (vendo perfeitamente coisas há várias milhas de distância), uma pontaria infalível, a capacidade de andar sem fazer barulho ou deixar pegadas, leveza ao movimentar-se (a ponto de andar sobre grandes camadas de neve normalmente sem afundar; e subir num cavalo com um único salto), uma grande afinidade com a natureza (Legolas acreditava que poderia entender os pensamentos das árvores em Fangorn) e um equilíbrio invejável. Outras peculiaridades incluem o sono: os elfos de Tolkien dormem em pé e com os olhos abertos, e por isso os humanos podem achar que eles não dormem.

Características[editar | editar código-fonte]

Idade[editar | editar código-fonte]

A idade de Legolas é um objeto de bastante especulação, pois não há nos livros nenhuma fonte especificando corretamente sua idade, portanto aqui há apenas algumas suposições:

Acredita-se que Legolas seja um elfo jovem, mas a única certeza é que ele tem mais de 500 anos, pois é dito no livro que 500 anos seriam pouco na vida de um elfo como ele (elfos atingem a maioridade entre os 500 e 1.000 anos de idade, aproximadamente), além dele próprio dizer, quando está em Rohan, "Não o vejo... Há uns 500 verões...".

Além disso, em nenhum dos importantes momentos das Eras anteriores ele é mencionado. Ele também afirma que a primeira vez que foi a Lórien foi junto da Sociedade do Anel, o que permite a suposição de que ele não estava junto de seu avô, Oropher, quando este deixou Lórien e fundou seu reino na Floresta das Trevas, no meio da Segunda Era, o que o colocaria como um dos elfos mais jovens da Terra-média.

Apesar disso, em O Senhor dos Anéis, Legolas muitas vezes refere-se a seus companheiros de viagem como "crianças", e quando chega a Fangorn, diz que se sentia jovem de novo pela primeira vez desde que havia partido com a comitiva.

Aparência[editar | editar código-fonte]

O livro também nunca menciona a cor dos cabelos de Legolas, mas seu pai, Thranduil, possui cabelos dourados. Os sindar, de modo geral, têm cabelos de cor clara, basicamente brancos. O autor menciona, no entanto, o fato de o elfo ser muito belo. Na adaptação de Peter Jackson, o Legolas interpretado por Orlando tem cabelos lisos e claros, quase dourados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal Terra-média
A Sociedade do Anel
Frodo · Sam · Merry · Pippin · Gandalf · Aragorn · Legolas · Gimli · Boromir