Manwë

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Manwë
Personagem da Terra Média
Raça Ainur
Divisão Valar e Aratar
Família Irmão de Melkor
Tiítulos Alto Rei de Arda,
Élder Rei
Outros Nomes Súlimo
Primeira aparição
em Livro
O Silmarillion
Personagems Criados por J.R.R. Tolkien


Portal A Wikipédia possui o
Portal Terra-média

Manwë Súlimo, ou simplesmente Manwë é um personagem fictício da obra O Silmarillion, do filólogo e professor britânico J. R. R. Tolkien. Era um Ainur e o mais poderoso entre os Valar, criado pela vontade de Eru Ilúvatar. Controlava os ventos e era esposo de Varda. Moravam em Taniquetil, a maior das montanhas da Terra, na grande torre de Oiolossë, acima das neves eternas, nome esse que é citado no poema Namárië.

Ele era o mais nobre e maior autoridade dos Valar, e apenas menos poderoso do que Melkor.[1] Ele possuía um criado, um Maia, chamado Eönwë.[2]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Manwë significa "Abençoado", em quenya, do "mān" que significa "bom, abençoado ou imaculado". Ele que deriva de Mānawenūz, seu nome em Valarin. Súlimo é o seu outro nome e refere-se ao vento do soprador. Em sindarin era chamada Aran Einior, "Velho Rei", e adûnaico de Amân.[3] [4]

Trecho de "O Silmarillion"[editar | editar código-fonte]

“[...] Manwë tem a maior estima de Ilúvatar e compreende com mais clareza seus objetivos. Ele foi designado para ser, na plenitude do tempo, o primeiro de todos os Reis: senhor do reino de Arda e governante de todos os que o habitam. Em Arda, seu prazer está nos ventos e nas nuvens, e em todas as regiões do ar, das alturas às profundezas, dos limites mais remotos do Véu de Arda às brisas que sopram nos prados. Súlimo é seu sobrenome, Senhor do Alento de Arda. Ele ama todas as aves velozes, de asas fortes; e elas vão e vêm, atendendo às suas ordens.”

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dickerson 2006, pp. 63.
  2. Drout 2006, pp. 401.
  3. Drout 2006, pp. 337.
  4. Beregond, Anders Stenström. Arda Philology 1. pp. 90. Arda. ISBN 919735001X

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dickerson, Matthew. Ents, Elves, and Eriador: The Environmental Vision of J.R.R. Tolkien (em inglês). [S.l.]: University Press of Kentucky, 2006. ISBN 0813171598.
  • Drout, Michael D.C.. J.R.R. Tolkien Encyclopedia: Scholarship and Critical Assessment (em inglês). [S.l.]: Routledge, 2006. ISBN 1135880344.
Ícone de esboço Este artigo sobre a obra de J. R. R. Tolkien é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.