Anglo-saxões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Elmo anglo-saxão.

Anglo-saxão é a denominação dada à fusão dos povos germânicos (anglos, saxões e jutos) que se fixaram no sul e leste da Grã-Bretanha no século V, e a criação da nação inglesa, para a conquista normanda da Inglaterra de 1066.[1] Em relação aos saxões, podemos dizer que eram um antigo povo da Germânia, habitantes da região próxima da foz do rio Álbis (atual Elba) e correspondente à atual região de Holstein na Alemanha. O indivíduo desse povo é o saxônico, saxônio ou saxão.

Britannia[editar | editar código-fonte]

O Venerável Beda nos conta em sua História Eclesiástica dos Povos Anglos, que, devido às dificuldades enfrentadas por Roma, as legiões romanas em 410 d.C. se retiram da Britannia. Seus habitantes celtas ficaram à mercê de inimigos escotos e pictos.

Uma vez que os celtas não dispunham de forças militares para defender-se, em 449 d.C., recorrem às tribos germânicas como jutos, anglos, saxões e frísios para obter ajuda. Estes, entretanto, de forma oportunista, acabam tornando-se invasores, estabelecendo-se nas áreas mais férteis do sudeste da Grã-Bretanha, construindo ainda mais vilas e aumentando a população local. Os celtas-bretões sobreviventes refugiam-se no oeste (Gales) e no sul (Cornualha).

Prova da turbulência e do descaso dos invasores pela cultura local é o fato de que quase não ficaram traços da língua celta na língua inglesa. Com o tempo, as línguas dos anglos e dos saxões deram origem ao inglês.

Dialetos[editar | editar código-fonte]

São os dialetos germânicos falados pelos anglos e pelos saxões que vão dar origem ao inglês. A palavra England, por exemplo, originou-se de Angle-land ("terra dos anglos"). A partir daí, a história da língua inglesa é dividida em três períodos: inglês antigo (Old English), inglês médio (Middle English) e inglês moderno (Modern English). A primeira metade do século V, quando ocorreram as invasões germânicas, marca o início do período denominado inglês antigo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BBC - History: Anglo-Saxons (em inglês). BBC. Página visitada em 20 de dezembro de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Anglo-saxões