Légua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Légua era a denominação de várias unidades de medidas de itinerários (de comprimentos longos) utilizadas em Portugal, Brasil e em outros países até à introdução do Sistema Métrico. As várias unidades com esta denominação tinham valores que variavam entre os atuais 2 a 7quilômetros.

Léguas terrestres[editar | editar código-fonte]

Légua terrestre antiga[editar | editar código-fonte]

De acordo com os dados informados por Iraci del Nero da Costa[1] , e admitindo-se que a "polegada" em questão era equivalente a 2,54 cm, pode-se construir a seguinte relação:

1 légua = 3000 braças = 6.000 varas = 30.000 palmos = 666.000 centímetros = 6.660 metros

Légua terrestre atual (Légua imperial)[editar | editar código-fonte]

A légua imperial é a maior unidade do sistema imperial de medidas. Esta é a única légua que tem uma definição e equivalência exatas, pois equivale cabalmente a 4,828032 quilômetros.

Em Portugal, durante o período de transição das antigas unidades de medida para o sistema métrico, por Decreto de 2 de Maio de 1855, foi estabelecida a Légua métrica, equivalente a 5.000 metros.


O caipira paulista denomina "légua" à distância percorrida a pé (caminhada) por uma hora, aproximadamente 2 quilômetros.
No nordeste brasileiro já foi uma unidade de medida muito utilizada, que equivalia a 6 km. Atualmente encontra-se em desuso. Porém, há algumas pessoas (principalmente as "mais antigas" do nordeste) que ainda utilizam essa denominação para referir-se ao comprimento de 7 km.

Léguas marítimas[editar | editar código-fonte]

Na época das navegações, e segundo diversos documentos antigos da chamada navegação estimada, existiu um outro tipo de légua, a légua marítima e/ou Naval, que era representada geralmente pelo símbolo ('). Seu cálculo diferia de navegador para navegador pois era feito com base em duas medidas:

  • do perímetro da terra que é cerca de 40.000 km Leste-Oeste e de 20.000 km Norte-Sul ; ou seja,
  • da quantidade de léguas que cada navegador considerava que possuía cada grau (') do meridiano terrestre, de forma geral consideravam 20.000 léguas marítimas em média, como a chamada oficial, entre portugueses, ingleses e brasileiros, considerando ai aproximadamente um grau terrestre horário para a navegação estimada.

Se um navegador considerasse que cada um dos 360 graus tivesse 18,5 léguas, cada légua marítima teria 6006,00 metros. Devido a essas variações, a medida da légua era expressada de várias formas:

  • Légua de 18.000 ao grau, equivalente a 6.172,4 metros
  • Légua de 20.000 ao grau, equivalente a 5.555,56 metros (medida oficial da légua marítima)
  • Légua de 25.000 ao grau, equivalente a 4.444,44 metros

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Costa, Iraci del Nero da. (1 de abril de 1994). "Pesos e medidas no período colonial brasileiro: denominações e relações". Boletim de História Demográfica 1 (1). Núcleo de Estudos em História Demográfica (NEHD); Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Universidade de São Paulo (USP).