Belegaer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Belegaer
Terra Média
Criador J. R. R. Tolkien
Gênero Grande Mar de Arda
Tipo Mar
Possíveis localizações Oeste da Terra Média
Portal A Wikipédia possui o
Portal Terra-média

Nas obras de J. R. R. Tolkien, Belegaer ou o Grande Mar é o mar de Arda que fica a oeste da Terra Média.[1] Antes da Segunda Era, Belegaer se estendia do Gap de Ilmen no extremo norte, onde uma ponte de gelo conhecida como Helcaraxë conectava a Terra Média e Aman, ao extremo sul, que também conectava-se com Ilmen e congelou. Belegaer era mais estreita no norte do que no sul, com sua parte mais larga perto do equador de Arda.

A extensão total de Belegaer após o Akallabêth nunca é claro, mas longe o suficiente para atingir o norte e ser coberta de gelo, e no extremo sul.

O nome provem do Sindarin, e tem os elementos beleg ("poder") e aer ou eär ("mar"), este último também presente no nome Eärendil ("amante do mar"). O nome em Quenya de Belegaer, nunca usado, por escrita publicado, é Alatairë.

Antes do final da Segunda Era, o continente de Aman, casa dos Valar, formou-se na borda ocidental da Belegaer. Antes da ruína de Beleriand no final da Primeira Era, o mar era estreito e cheio de gelo no norte do país, formando o estreito de Helcaraxë, Moagem de gelo. Assim foi possível atravessar de Aman à Terra Média a pé, embora com dificuldade, assim como Fingolfin e seu povo dos noldor ao fugir de Valinor.[2]

Referências

  1. Harvey, Greg. The Origins of Tolkien's Middle-earth For Dummies (em inglês). Nova Jérsei: John Wiley & Sons, 2011. Capítulo Númenor, Tolkien's Atlantis. ISBN 111806898X.
  2. Tolkien, J. R. R.. In: Tolkien, Christopher. The Silmarillion (em inglês). Boston: Houghton Mifflin, 1977. Capítulo Of the Flight of the Noldor. ISBN 0-395-25730-1.
Ícone de esboço Este artigo sobre a obra de J. R. R. Tolkien é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.