Abricó-da-praia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAbricó-da-praia

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Sapotaceae
Género: Mimusops
Espécie: M. coriacea
Nome binomial
Mimusops coriacea
(A. DC.) Miq. 1863
Sinónimos
Imbricaria commersonii G. Don

Imbricaria coriacea A. DC.
Mimusops commersonii (G. Don) Engl.

O abricó-da-praia (Mimusops coriacea (A. DC.) Miq.) é uma árvore de fruto comestível, originária da África tropical. Outros nomes populares: abiu-da-praia, balata, maracujá-de-árvore, abricoteiro, abricó-amarelo, abricó-do-brasil, abricoqueiro, albricoqueiro.[1] Possui frutos comestíveis ao natural, e com propriedades medicinais. A madeira é usada em construção civil e naval, em carpintaria etc.[1]

Características: Frutos esféricos de 4–5 cm de diâmetro, de casca amarela lisa, recobrindo uma polpa igualmente amarelada, cremosa e doce. A árvore mede cerca de 5–7 m em cultivo, possui folhas grossas e brilhantes, além de copa globosa.

Utilidades: Os frutos podem ser consumidos frescos, ou melhor ainda, batidos com leite, em uma "vitamina" que adquire a consistência da de abacate. A árvore é muito utilizada em paisagismo, principalmente em cidades praianas, pois é muito tolerante aos ventos marítimos.

Ocorrência[editar | editar código-fonte]

Nas praias e mangues da ilha de Madagascar. É plantada nas praias do Brasil por resistir aos ares marinhos e não necessitando de solo tão fértil.

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Abricó-da-praia

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 14.
Ícone de esboço Este artigo sobre árvores, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.