Ace Drummond (seriado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ace Drummond
Ases Invencíveis[1]  (PT)
Ás Drummond[2]  (BR)
 Estados Unidos
1936 • P&B • 13 capítulos, 255 min 
Direção Ford Beebe
Clifford Smith
Produção Ben Koenig
Barney A. Sareck
Roteiro Eddie Rickenbacker (personagem)
Wyndham Gittens
Norman S. Hall
Ray trampe
Elenco John 'Dusty' King
Jean Rogers
Noah Beery Jr.
Lon Chaney Jr.
Gênero Aventura
Espionagem
Idioma inglês
Direção de arte Ralph M. DeLacy (creditado Ralph DeLacy)
Cinematografia Richard Fryer
Edição Louis Sackin
Alvin Todd
Edward Tod
Estúdio Universal Pictures
Distribuição Universal Pictures
Lançamento 19 de outubro de 1936 Estados Unidos
27 de julho de 1938 Portugal
15 de dezembro de 1949 (relançamento TV) Estados Unidos
Cronologia
Último
Último
The Phantom Rider (1936)
Jungle Jim (1937)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Ace Drummond é um seriado estadunidense de 1936, gênero aventura e espionagem, dirigido por Ford Beebe e Clifford Smith, em 13 capítulos, estrelado por John 'Dusty' King e Jean Rogers. Produzido e distribuído pela Universal Pictures, veiculou nos cinemas estadunidenses a partir de 19 de outubro de 1936.

O seriado foi baseado em um personagem das histórias em quadrinhos criado por Eddie Rickenbacker e desenhado por Clayton Knight, “Ace Drummond”.

Posteriormente foi editado como filme para televisão, com 80 minutos, sob o título Squadron Of Doom,[3] [4] e lançado na televisão em 15 de dezembro de 1949.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um misterioso vilão que se intitula The Dragon está tentando evitar que a International Airways comece a atuar na Mongólia, a fim de proteger para si o segredo da montanha de jade. Numa masmorra de um mosteiro nas proximidades, ele sequestra um arqueólogo que descobre o segredo, e sua filha tenta resgatá-lo com a ajuda de Ace. The Dragon usa um raio da morte contra os pilotos, além de um sistema de rádio com que se comunica com seus capangas através da rotação de uma oração budista (cada transmissão conclui com ”The Dragons commands!”), e um esquadrão com seus próprios aviões de combate.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Eddie Rickenbacker, aviador condecorado e criador do personagem “Ace Drummond”.

Ace Drummond foi baseado no personagem das histórias em quadrinhos criado pelo Capitão Eddie Rickenbacker[5] e desenhado por Clayton Knight. Eddie Rickenbacker foi o aviador estadunidense mais condecorado na Primeira Guerra Mundial.

Ace Drummond ganhou boa publicidade com a visita de Amelia Earhart, a aviadora pioneira, que assistiu as filmagens de dois capítulos do seriado, em San Fernando Valley[6] .

No prefácio tradicional no início de cada capítulo, Ace Drummond usava quadrinhos para resumir a história até aquele momento. Esse recurso funcionou bem e a Universal Pictures, que estava tentando fugir do texto escrito em seus prefácios, usou recursos similares em seus seriados posteriores[6] [7] .

Com relação à trilha musical, Ace apresentou também regularmente sua canção-tema, "Give Me a Ship and a Song", escrita por Kay Kellogg[8] .

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

Nas palavras de Cline, Ace Drummond “exalava a aura futurista de Flash Gordon, combinada com o mistério do laboratório do castelo do Barão Frankenstein[9] [10] .

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Fonte:[11]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ace Drummond no IMDB
  2. MATTOS, A. C. Gomes de. Heróis dos Quadrinhos nos Seriados Americanos. In: Histórias de Cinema. Acessado em 16-12-2012.
  3. The Library Serial Features
  4. Squadron of Doom no IMDB
  5. Cline, William C.. In the Nick of Time. [S.l.]: McFarland & Company, Inc.. p. 17. ISBN 0-7864-0471-X
  6. a b Harmon, Jim; Donald F. Glut. The Great Movie Serials: Their Sound and Fury. [S.l.]: Routledge. 149, 151 p. ISBN 978-0-7130-0097-9
  7. Stedman, Raymond William. Serials: Suspense and Drama By Installment. [S.l.]: University of Oklahoma Press. p. 138. ISBN 978-0-8061-0927-5
  8. Kay Kellogg no IMDB
  9. Em inglês: "exuded the futuristic aura of Flash Gordon combined with the eerie mystery of Baron Frankenstein's castle laboratory"
  10. Cline, William C.. In the Nick of Time. [S.l.]: McFarland & Company, Inc.. p. 32. ISBN 0-7864-0471-X
  11. Cline, William C.. In the Nick of Time. [S.l.]: McFarland & Company, Inc.. 215–216 p. ISBN 0-7864-0471-X

Ligações externas[editar | editar código-fonte]