Acádia (América)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira do povo acadiano.

Acádia (em francês: Acadie) foi uma colônia da Nova França no território nordeste do continente da América do Norte, que incluía partes do leste de Quebec, as Províncias marítimas do Canadá e onde hoje é o estado de Maine até o rio Kennebec, nos Estados Unidos. A primeira capital da Acádia foi Port Royal (Canadá), estabelecida em 1605, destruída pelas forças militares britânicas em 1613.

Os primeiros colonos franceses a se instalarem na região seriam depois conhecidos como acadianos. Os acadianos não queriam saber dos conflitos entre franceses e britânicos - ao invés disso, se isolaram em pequenas comunidades, mantendo amigáveis contatos com nativos locais - fato que influenciou pesadamente os costumes dos acadianos. A maior parte dos colonos franceses que colonizaram a Acádia instalaram-se na Nova Escócia e em Nova Brunswick, e o termo Acádia é geralmente usado em referência a estas duas províncias.

Acádia do 1750.

Em 1755, os britânicos conquistaram os territórios franceses no Atlântico, pondo fim ao controle francês na região. Os acadianos foram acusados pelos ingleses de deslealdade e guerrilha, sendo que boa parte da população acadiana foi consequentemente expulsa da região (deportadas principalmente para a França), enquanto outros emigraram para a Lousiana (então ainda sob controle francês), e outros para o Canadá.

Atualmente, a cultura acadiana (que possui claras diferenças com a cultura quebequense, sendo o francês acadiano um dialeto substancialmente diferente do francês) ainda sobrevive, tendo uma forte presença na província canadense de Nova Brunswick (única província canadense em que ambos inglês e francês são línguas oficiais) e na Nova Escócia, com menores comunidades espalhadas em Pensilvânia, Vermont, Ilha do Príncipe Eduardo, Terra Nova e Labrador, Louisiana e Maryland.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Acádia (América)