Adolf Oberländer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adolf Oberländer
Adolf Oberländer, água-forte de Johann Lindner
Nome completo Adam Adolf Oberländer
Nascimento 1 de outubro de 1845
Regensburg
Morte 29 de maio de 1923 (77 anos)
Munique
Nacionalidade Alemanha alemão
Ocupação Pintor, caricaturista

Adam Adolf Oberländer (Regensburg, 1 de outubro de 1845Munique, 29 de maio de 1923) foi um pintor e caricaturista alemão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Oberländer nasceu em Regensburg, mas após 1847 viveu em Munique. Estudou Pintura na Academia de Belas Artes de Munique. Foi aluno de Ferdinand von Piloty, e logo descobriu que a verdadeira expressão de seu gênio estava no campo da caricatura e desenhos de humor. Juntou-se à equipe do Fliegende Blätter, onde tornou-se um frequente colaborador. Diferentemente de Wilhelm Busch, cujo objetivo era uma maior simplicidade das linhas e cujos desenhos tem estreita dependência da legenda, o trabalho de Oberländer é essencialmente pictórico, e expressivo, por si só, sem depender do auxílio da escrita para que se faça entender. Dentre seus melhores desenhos estão suas paródias no estilo de pintores famosos, tais como as "Variações sobre o Tema Beijo". Seus trabalhos foram reunidos no Oberländer-Album, publicado pela editora Braun & Schneider (1879), em Munique, e reeditado várias vezes, mais recentemente, pela Rosenheimer em 1982.

Oberländer casou com Anna Elisabetha Johanna Helene Sophie Scheurlin (nascida em 12 de agosto de 1844), a filha mais nova do poeta Georg Scheurlin.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]