Agalmatofilia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Sociedade.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde setembro de 2011.

KMM.JPG

Agalmatofilia é o nome atribuído à filia de uma pessoa que possui um apego ou admiração por estátuas.[1]

O termo agalma (nominativo) deriva de agalmatos (genitivo) que, em grego, significa estátua. Filia, do ponto de vista etimológico purista, significa amizade, embora o sentido de filia dado pelos não-gregos seja de amante. O amor filia é de amizade, o amor sexual é eros e amante é erastes ou erasta. Portanto, quem tem desejo sexual desencadeado pela observação ou contato com estátuas, do ponto de vista etimológico purista, é um Agalmatoerasta.

Apesar disso, o termo filia introduzido na literatura médica psiquiátrica por eruditos alemães (cujo idioma pátrio não faz distinções entre os diferentes tipos de amor claramente definidos no idioma grego), estando consagrado no meio médico psiquiátrico ou psicanalítico como parafilia, o que em grego seria paraerastia.

Sendo assim, agalmatofilia é a parafilia desencadeada pela observação ou contato com estátuas. Os vocábulos agalma, agalmatos, filos e erastes constam no dicionário grego-português e português-grego do Prof. Perseu.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. A donzela de marfim: a agalmatofilia como representação estética na Antiguidade Clássica Repositório da Universidade de Lisboa (2007). Página visitada em 15 de setembro de 2011. "[...] parafilia ou patologia do foro erótico-sexual, designada como agalmatofilia ou «amor ou desejo por estátuas»."
Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.