Masoquismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Masoquismo é uma tendência ou prática parafílica, pela qual uma pessoa busca prazer ao sentir dor ou imaginar que a sente. Em um sentido extenso pode-se considerar como masoquismo também a forma de prazer com a humilhação verbal.[carece de fontes?]

O termo masoquismo deriva do escritor austríaco Leopold von Sacher-Masoch.[1] [2] [3]

O masoquismo é uma tendência oposta e complementar ao sadismo. Uma relação onde as duas tendências se complementam é denominada sadomasoquista.

A denominação masoquismo define o prazer sexual relacionado com o desejo de sentir dor no corpo, será mediante a humilhação e dominação, o termo foi descrito pelo médico alemão Krafft Ebing. Entretanto, verifica-se que em muitos casos o prazer não advém exatamente da sensação corpórea de dor, mas sim de uma situação de inferioridade perante o parceiro sexual.

Atualmente o masoquismo está incorporado às subculturas SM e BDSM, como uma forma de expressão sócio-sexual coletiva ou individual.

Referências

  1. How Stuff Works. O que é masoquismo. Visitado em 20 de julho de 2013.
  2. Juris Way (13 de fevereiro de 2011). O MASOQUISMO E O SADISMO DE CADA UM. Visitado em 20 de julho de 2013.
  3. Sexualidade & Vida. Masoquismo. Visitado em 20 de julho de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Masoquismo
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.