Alabastro (vaso)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alabastro grego

Alabastro (do grego "alábastros" - ἀλάβαστρον -, pelo latim alabaster) foi um tipo de cerâmica usada na Antiguidade para armazenar óleo e perfume. Originalmente para o seu fabrico era utilizado o alabastro-ônix, mas não se sabe, entretanto, se é o vaso que empresta o nome ao mineral ou vice-versa. Também são encontrados exemplares de pedra e terracota com fundo branco e figuras negras. Outros materiais utilizados são o vidro e metais precisos como o ouro.[1] [2] Usualmente não possuía asas, mas existem algumas peças com pequenas alças para facilitar o manuseio.[3]

A primeira menção conhecida a estes "frascos de essências" vem de Heródoto, na obra Histórias, que cita o alabastro como um dos presentes enviados por Cambises II ao rei da Etiópia.[4] Passada a sua época, a palavra ocorria tanto entre os escritores gregos quanto entre romanos.[2]

Tipos de alabastro[editar | editar código-fonte]

Há três tipos clássicos de alabastro:[3]

  • Bulbo coríntio, com tamanho aproximado de oito a dez centímetros; comum em toda a Grécia. Surgiu em meados do século VII a.C.
  • Tipo alongado e pontiagudo, comum na Grécia oriental e nas cerâmicas etruscas e ítalo-coríntias.
  • Tipo ático, com tamanho aproximado de dez a vinte centímetros, base circular e, ocasionalmente, com duas pequenas alças. Comum a partir do final do século VI a.C. até o início do séc. IV a.C.

Exemplos de alabastros de vidro opaco aparecem no Egito (1000 a.C.), Assíria (600 a.C.), Síria e Palestina (séc. II a.C.).

Notas e referências

  1. Em grego, χρύσεια ἀλάβαστρα ou "alabastro dourado".
  2. a b SMITH, William; ANTHON, Charles. A Dictionary of Greek and Roman Antiquities. Londres: John Murray, 1890.
  3. a b Encyclopædia Britannica. Encyclopaedia Britannica Ultimate Reference Suite. Chicago: Encyclopædia Britannica, 2010.
  4. Heródoto. Histórias. Livro III, capítulo XX. Disponível no Wikisource (em espanhol)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alabastro (vaso)
  • BIRCH, Samuel. History of Ancient Pottery: Greek, Etruscan and Roman. J. Murray, 1858. Vol. 2.
  • PENDLEBURY, John D. The Archaeology of Crete. Biblo & Tannen Publishers, 1991.
  • MACDONALD, William Andrew; WILKIE, Nancy C. The Bronze Age Occupation. University of Minnesota Press, 1992. Vol. 2.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.