Alarico II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Alarico II
Rei visigótico
Tremisse com efígie de Alarico II
Governo
Consorte Teodegoda
Antecessor Eurico
Sucessor Gesaleico
Dinastia dos Amalos (casamento)
dos Baltos (nascimento)
Vida
Morte 507
Vouillé
Pai Eurico
Reino Visigótico sob Alarico II

Alarico II foi o oitavo rei dos Visigodos. Sucedeu ao seu pai Eurico a 485 e reinou até 507. Casou-se com Teodegoda, filha do primeiro casamento do rei ostrogótico Teodorico, o Grande (r. 474–526).[1] [nt 1]

Em 486 Alarico II negou refúgio a Afrânio Siágrio, governante romano do chamado Domínio de Soissons (último reduto do Império Romano do Ocidente) derrotado por Clodoveu I. Alarmado pelas intimidações de Clodoveu, Alarico o remeteu ao nobre romano, que foi decapitado.

Morreu na batalha de Vouillé em 507, na qual os visigodos enfrentaram as tropas do rei franco Clodoveu I. A derrota dos visigodos nesta batalha marcou o desaparecimento do reino de Tolosa, pois suas possessões gaulesas, exceto a Gália Narbonense, se perderam.

Sucedeu-lhe seu filho Gesaleico, o qual tentou a recuperação dos restos do reino de Tolosa até a Hispânia.

Alarico II elaborou um Código de leis para seus súditos "romanos", conhecido como Breviário de Alarico (506), fundado no velho direito romano. Este não se aplicava aos godos, que se regiam pelo direito consuetudinário do povo visigodo (recompilado no ano 475 pelo rei Eurico no Codex Euricianus (Código de Eurico), diferenciando-se assim os godos vencedores dos vencidos hispano-romanos.

No mesmo ano permitiu aos bispos católicos da Gália que se reunissem em um Concílio em Ágata (Agde) na Gália Narbonense.

Notas

  1. Na crônica fragmentada de Anônimo Valesiano, é citado que Alarico II casou-se com Arevagni, irmã de Teodegoda,[2] porém os autores da Prosopografia do Império Romano Tardio consideram que trata-se de um inversão.[1]

Referências

  1. a b Martindale 1980, p. 1068
  2. Anônimo Valesiano, A História do rei Teodorico, 12.63
Precedido por:
Eurico
Reis visigodos
485–507
Sucedido por:
Gesaleico

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Martindale, J. R.; A. H. M. Jones. The prosopography of the later Roman Empire. 2. A. D. 395 - 527. [S.l.: s.n.], 1980.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alarico II