Batalha de Vouillé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Campanhas francas na Aquitânia em 507-509

Na Primavera de 507, o exército franco cruzou o rio Loire em direcção a Poitiers, sob o comando de Clóvis e do seu filho mais velho Teodorico. O exército visigodo marcha para norte par lhes cortar o caminho com a esperança de que os Ostrogodos os apoiem: a batalha tem lugar na planície de Vouillé, perto de Poitiers.

Tem início uma terrível luta corpo a corpo, até que o rei visigodo Alarico II é morto por Clóvis. Tal como na batalha de Tolbiac contra os Alamanos, a morte do rei dita a debandada do Visigodos que acabam massacrados pelo Francos.

Esta vitória abre a Clóvis o caminho do sul: conquista Tolosa, antiga capital dos Visigodos, Narbona, a Aquitânia, a Gasconha, o Languedoque e o Limusino.