Alder (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alder (cratera)
Coordenadas 48,6° S, 177,4° O
Diâmetro 77 km
Profundidade Desconhecida
Colongitude 180° no nascer do Sol
Epônimo Kurt Alder

Alder é uma cratera que se localiza no hemisfério sul do lado negro da Lua. Ela se localiza na Bacia Aitken do Pólo Sul, e se localiza a sudoeste da cratera Von Kármán. A sudeste de Alder está Bose, e a sul-sudoeste fica Boyle.

A parede interna de Alder é rude e levemente terraçada, com o material espalhado através dos limites do relativamente plano solo interior. Há várias serranias centrais baixas localizadas ao longo de uma listra do ponto-médio à borda leste. Uma pequena cratera se localiza nas inclinações da borda leste. A cratera é livre de impactos significantes com a borda.

Alder se associa com a única área da bacia não dominada por rochas de piroxena típicas das terras baixas da Lua. Esse área de dejetos de Alder está em evidência espectrográfica no lugar principalmente de rochas anortosito, típicas das regiões altas da lua.

Crateras-Satélite[editar | editar código-fonte]

Por convenção essas formações são identificadas em mapas lunares por posicionamento da letra no local do ponto médio da cratera que é mais próximo de Alder.

Alder Latitude Longitude Diâmetro
E 47.6° S 172.3° W 16 km

Referências[editar | editar código-fonte]

Obras em língua portuguesa[editar | editar código-fonte]

Obras em língua inglesa[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  • Taylor, G. J. (July, 1998). The Biggest Hole in the Solar System Planetary Science Research Discoveries. Página visitada em 2007-07-25. (This article on South Pole-Aitken (SPA) basin mentions Alder crater.)