Alder (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alder
Geografia
Astro
Coordenadas
Diâmetro
77 km
Profundidade
Desconhecida
Colongitude
180° no nascer do Sol
Quadrângulo
LQ24 (d)
Geologia
Tipo
Exploração
Epónimo
Localização no mapa de Lua
ver no mapa de Lua

Alder é uma cratera que se localiza no hemisfério sul do lado negro da Lua. Ela se localiza na Bacia Aitken do Pólo Sul, e se localiza a sudoeste da cratera Von Kármán. A sudeste de Alder está Bose, e a sul-sudoeste fica Boyle.

A parede interna de Alder é rude e levemente terraçada, com o material espalhado através dos limites do relativamente plano solo interior. Há várias serranias centrais baixas localizadas ao longo de uma listra do ponto-médio à borda leste. Uma pequena cratera se localiza nas inclinações da borda leste. A cratera é livre de impactos significantes com a borda.

Alder se associa com a única área da bacia não dominada por rochas de piroxena típicas das terras baixas da Lua. Esse área de dejetos de Alder está em evidência espectrográfica no lugar principalmente de rochas anortosito, típicas das regiões altas da lua.

Crateras-Satélite[editar | editar código-fonte]

Por convenção essas formações são identificadas em mapas lunares por posicionamento da letra no local do ponto médio da cratera que é mais próximo de Alder.

Alder Latitude Longitude Diâmetro
E 47.6° S 172.3° W 16 km

Referências[editar | editar código-fonte]

Obras em língua portuguesa[editar código-fonte]

Obras em língua inglesa[editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  • Taylor, G. J. (julho de 1998). «The Biggest Hole in the Solar System». Planetary Science Research Discoveries. Consultado em 25 de julho de 2007  (This article on South Pole-Aitken (SPA) basin mentions Alder crater.)