Allium tuberosum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCebolinho chinês
Cebolinho chinês

Cebolinho chinês
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Alliaceae
Subfamília: Allioideae
Tribo: Allieae
Género: Allium
Espécie: A. tuberosum
A. ramosum

Nome binomial
Allium tuberosum
Allium ramosum

Rottler ex Spreng. 1825
Allium tuberosum
MHNT

Cebolinho chinês[1] (Allium tuberosum ou Allium ramosum) é uma planta herbácea pertencente ao género Allium, ao qual pertencem também, por exemplo, o alho e a cebola. É cultivada pelo homem, sendo as suas folhas uso culinário, sobretudo na Ásia, continente de onde é originária.

A sua variante cultivada é normalmente designada por Allium tuberosum, enquanto que a variante selvagem é normalmente designada por A. ramosum. Existem referências antigas a esta planta que a designam como A. odorum, que é hoje considerado um sinónimo de A. ramosum. Alguns botânicos colocam tanto a variante cultivada como a selvagem na designação A. ramosum, dado existirem diversas variantes intermédias.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O cebolinho chinês é uma planta bolbosa, podendo atingir cerca de 70 cm de altura. As suas folhas são verdes e estreitas.

A sua inflorescência consiste numa umbela de flores brancas em forma de estrela.

Cultivo[editar | editar código-fonte]

A multiplicação desta planta é feita através de semeadura, quer no outono, quer no início da primavera. A colheita acontece norlmalmente alguns meses após a plantação.

As folhas de cebolinho chinês suportam bem a congelação.

Uso culinário[editar | editar código-fonte]

O cebolinho da china é muito usado na culinária asiática, possuindo um sabor mais próximo do alho do que do cebolinho, apesar de ser bastante mais suave. Tanto as folhas como o caule são usados como tempero, à semelhança do cebolinho ou do alho. Na China, é normalmente usado na confecção de raviolis em conjunto com ovo, camarão e carne de porco. As flores podem também ser usadas como uma especiaria. No Vietname, as folhas de cebolinho chinês são cortadas em pedaços pequenos e usadas como o único vegetal em sopas de caldo com rim de porco.

É também bastante usado na culinária da Coreia, em pratos como o buchukimchi (부추김치, kimchi de cebolinho chinês) ou o buchjeon (부추전, panquecas de cebolinho chinês).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Allium tuberosum