Ame-no-Uzume-no-Mikoto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Estátua de Ame-no-Uzume em Amanoiwato-jinja.

Ame-no-Uzume-no-mikoto (天宇受売命, 天鈿女命?) é a deusa da alegria do amanhecer, e da folia no Xintoísmo, esposa do companheiro-deus Sarutahiko Ōkami. É referida no famoso conto do deus sol ausente, Amaterasu Omikami. Seu nome também pode ser pronunciado como Ama-no-Uzume.

O irmão de Amaterasu, o deus da tempestade Susano'o, tinha vandalizado seus edifícios sagrados e brutalmente matou uma de suas donzelas, devido a uma briga entre eles. Por sua vez, Amaterasu ficou com medo de sua ira e se retirou para a Caverna da Rocha Celestial, Amano-Iwato. O mundo, sem a iluminação do sol, tornou-se escuro e os deuses não poderiam atrair Amaterasu de seu esconderijo.

Uzume inteligentemente virou uma banheira perto da entrada da caverna e começou uma dança sobre ela, rasgando sua roupa na frente das outras divindades. Eles consideraram esta situação como tão cômica que riram bastante com a visão.

Amaterasu ouviu, e olhou para fora para ver que sobre o que era todo o alarido. Quando abriu a caverna, viu seu reflexo em um espelho glorioso que Uzume tinha colocado em uma árvore, e, lentamente, saiu do seu esconderijo.

Naquele momento, o deus Ame-no-Tajikarawo-no-Mikoto correu para trás e fechou a caverna atrás dele. Outro deus amarrou uma mágica corda shirukume através da entrada. A luz foi restaurada na Terra.

Ame-no-Uzume-no-Mikoto é adorada ainda hoje como Xinto kami, espíritos nativos do Japão. Ela também é conhecida como Ame-no-Uzume-no-Mikoto, A Grande Persuasora, e A Mulher Celestial Alarmante. Ela é descrita na farsa kyogen como Okame, uma mulher que se deleita em sua sensualidade.

Veja também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ame-no-Uzume-no-Mikoto

Bibiografia[editar | editar código-fonte]

  • Littleton, C. Scott. Mythology: The Illustrated Anthology of World Myth and Storytelling. London: Duncan Baird Publishers, 2002. 464–467 pp.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ame-no-Uzume-no-Mikoto