Ana Pastor Julián

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura uma jornalista e apresentadora espanhola chamada Ana Pastor, veja Ana Pastor García.
Ana Pastor
Ana Pastor Julián
Ana Pastor em 19 de novembro de 2007.
Nome completo Ana María Pastor Julián
Nascimento 11 de novembro de 1957 (66 anos)
Cubillos, Zamora
Nacionalidade Espanha espanhola
Ocupação médica e política

Ana María Pastor Julián GCC (Cubillos, 11 de novembro de 1957) é uma política espanhola filiada ao Partido Popular. Foi presidente do Congresso dos Deputados do seu país e desde de maio de 2019 assume as funções de Vice-Presidente do Congresso dos Deputados.

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Formação[editar | editar código-fonte]

Médica de profissão, ao licenciar-se pela Universidade de Salamanca, com a especialidade de medicina familiar, o seu currículo profissional levou-a a ocupar postos no sistema administrativo de saúde. Assim, começou a ser chefe de Serviço de Planejamento Sanitária da delegação Pontevedra do Ministério da Saúde e Serviços Sociais, em seguida, foi gerente de Atenção Primária na província de Pontevedra e depois diretor provincial do Serviço Galego de Saúde (Sergas).

Política[editar | editar código-fonte]

Em 1996, após a vitória eleitoral do Partido Popular nas eleições gerais, foi nomeada diretora-geral da mutualidade Geral de Funcionários Civis do Estado (MUFACE), dependente do Ministério da Administração Pública, que tinha então como titular a Mariano Rajoy.

A partir desse momento começa uma carreira ascendente na administração do Estado, que a levam a ocupar sucessivamente os cargos de subsecretária em todos os departamentos do que Rajoy é nomeado ministro: Educação e Cultura (1999), Presidência (2000) e interior (2001). Finalmente, entre 2002 e 2004 torna-se ministra da Saúde e Consumo.

Apesar de suas origens zamoranas, foi eleita deputada em 2000, 2004, 2004 e 2011 pelo Partido Popular na Província de Pontevedra.

Desde 2004 é Secretária Executiva de Política Social e Bem-Estar do PP.

Em 21 de dezembro de 2011 foi designado ministra de Fomento por Mariano Rajoy, para fazer parte do primeiro governo do PP após a vitória desse partido nas eleições gerais de 20 de novembro de 2011.

Em 2016, cessou funções como ministra do Fomento e foi eleita Presidente do Congresso dos Deputados.

Em 15 de abril de 2018, foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, de Portugal.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ana Pastor Julián

Preferente - Noticias de Turismo para profesionales "Pastor (Fomento): “Vamos a solucionar el agujero de Aena"". Febrero/2012

Referências

  1. «Entidades Estrangeiras Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Ana María Pastor Julián". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 22 de outubro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre um político espanhol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.