Andrew Fisher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Andrew Fisher
Andrew Fisher
Primeiro ministro da  Austrália
Mandato 13 de novembro de 1908 - 2 de junho de 1909
Antecessor(a) Alfred Deakin
Sucessor(a) Alfred Deakin
Mandato 29 de abril de 1910 - 24 de junho de 1913
Antecessor(a) Alfred Deakin
Sucessor(a) Joseph Cook
Vida
Nascimento 29 de agosto de 1862
Crosshouse, Ayrshire, Escócia, Reino Unido
Morte 22 de outubro de 1928 (66 anos)
West Hampstead, Londres, Reino Unido
Dados pessoais
Primeira-dama Margaret Fisher
Partido Labor Party
Profissão sindicalista e político

Andrew Fisher (29 de agosto de 1862, Crosshouse, Ayrshire, Escócia22 de outubro de 1928, West Hampstead, Londres, Reino Unido) foi um político australiano e quinto primeiro-ministro na história desse país, em três ocasiões diferentes. O governo trabalhista de Fisher de 1910 a 1913 completou um vasto programa legislativo que o converteria, junto com o protecionista Alfred Deakin, no fundador da estrutura estatutária da nova nação. O legado de reformas e desenvolvimento nacional que deixaram seus mandatos durou para além das divisões que posteriormente apareceriam com a Primeira Guerra Mundial e as pressões de Billy Hughes para impor o alistamento obrigatório para o serviço militar.

O segundo governo de Fisher representou em 1910 vários marcos: foi a primeira maioria absoluta de um governo federal na Austrália, a primeira maioria no Senado e a primeira vez no mundo que um partido trabalhista tinha a maioria de governo em nível nacional. Ao mesmo tempo, representou o auge da participação dos trabalhistas na política. Com a aprovação de cento e treze leis, o governo de 1910 a 1913 foi um período de reformas sem igual na Commonwealth até a década de 1940. Tendo exercido o poder durante um total de quatro anos e dez meses, Fisher é o segundo primeiro-ministro trabalhista australiano mais duradouro, só superado por Bob Hawke.

Precedido por
Alfred Deakin
Primeiro ministro da Austrália
1908 - 1909
Sucedido por
Alfred Deakin