Anna Gavalda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anna Gavalda
Anna Gavalda
Nascimento 9 de dezembro de 1970 (53 anos)
Boulogne-Billancourt
Cidadania França
Ocupação jornalista, tradutora, romancista, roteirista, escritora, escritora de literatura infantil
Obras destacadas Hunting and Gathering
Assinatura

Anna Gavalda (nascida em 23 de maio de 1970 em Boulogne-Billancourt, Altos do Sena) [1] é uma professora de francês e romancista premiada. Referida pela revista Voici como "uma descendente distante de Dorothy Parker ", Anna Gavalda nasceu em um subúrbio de classe alta de Paris . Ela estava trabalhando como professora de francês no ensino médio quando uma coleção de seus contos foi publicada pela primeira vez em 1999 sob o título Je voudrais que quelqu'un m'attende quelque part que foi aclamada pela crítica e sucesso comercial, vendendo mais de três -quartos de milhão de cópias em sua França natal e ganhando o Grand prix RTL-Lire de 2000. O livro foi traduzido para vários idiomas, incluindo o inglês, e vendido em vinte e sete países. Foi publicado para aclamação na América do Norte em 2003 como I Wish Someone Were Waiting for Me Somewhere . O livro recebeu muitos elogios e é uma seleção de bibliotecas e escolas em todo o mundo em vários idiomas.

O primeiro romance de Gavalda, Je l'aimais (Alguém que amei) foi publicado na França em fevereiro de 2002 e em inglês mais tarde naquele ano. Inspirada pelo fracasso de seu próprio casamento, também foi um grande sucesso literário e um best-seller e foi seguido pelo romance jovem adulto (96 páginas) 35 kilos d'espoir (95 libras de esperança) que ela disse ter escrito "para prestar homenagem aos meus alunos que eram burros na escola, mas, fora isso, eram pessoas fantásticas".

Em 2004, seu terceiro romance, Hunting and Gathering (Ensemble, c'est tout), enfocou a vida de quatro pessoas que vivem em um prédio de apartamentos: um jovem artista que trabalha como faxineira à noite, um jovem aristocrata desajustado, uma cozinheira e uma avó idosa. O livro de 600 páginas é um best-seller na França e foi traduzido para o inglês como Hunting and Gathering .

A partir de 2007, seus três livros venderam mais de 3 milhões de cópias na França.[2] Hunting and Gathering foi transformado em filme em 2007 por Claude Berri, com Audrey Tautou e Guillaume Canet .[3] A adaptação de seu primeiro romance, Je l'aimais, com Daniel Auteuil e Marie-Josée Croze, foi filmada em 2009 por Zabou Breitman.[4]

Ela também traduziu para o francês o romance Stoner, de John William .[5]

Em março de 2018, Anna Gavalda apareceu na mídia africana como uma das finalistas do Grande Prêmio das Associações Literárias 2017.[6] Ela foi selecionada na categoria Belles-Lettres por sua coleção de contos intitulada Fendre l'armure, que foi lançada em 2017.[7]

Vida[editar | editar código-fonte]

Divorciada e mãe de dois filhos, Gavalda mora na cidade de Melun, Seine-et-Marne, cerca de 50 km a sudeste de Paris. Além de escrever romances, ela também contribui para a revista Elle.

Obras[editar | editar código-fonte]

Trabalhos em tradução para o inglês[editar | editar código-fonte]

Adaptações cinematográficas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Gavalda, Anna». Astrodatabank. Consultado em 5 de dezembro de 2021 
  2. Le Figaro - Livres : "Une plume qui vaut de l'or"
  3. Ensemble, c'est tout. no IMDb.
  4. Je l'aimais. no IMDb.
  5. The greatest American novel you've never heard of, The New Yorker.
  6. GPLA 2017 Shortlist: Camer.be
  7. GPLA 2017 Winners: Bamenda Online

Ligações externas[editar | editar código-fonte]