Anyphaena accentuata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAnyphaena accentuata
Anyphaena accentuata
Anyphaena accentuata
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Anyphaenidae
Género: Anyphaena
Espécie: A. accentuata
Nome binomial
Anyphaena accentuata
Walckenaer, 1802

Anyphaena accentuata Walckenaer, 1802 é uma espécie de aranhas pertencente à família das Anyphaenidae,[1] com distribuição natural na maior parte da Europa e da Ásia Central, principalmente habitats florestais, onde se instala nas árvores e no estrato arbustivo, preferindo árvores de folha caduca. No sul da Europa há várias espécies relacionadas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A espécie apresenta dimorfismo sexual pouco acentuado, tendo a fêmea cerca de 4,5-7,5 mm de comprimento corporal e o macho cerca de 4,0-6,5 mm. A coloração corporal é geralmente amarelada e acinzentada, com alguns tons acastanhados com marcações mais escuras, mas ocorrem raramente indivíduos com coloração muito escura. Na parte superior do abdómen, que é mais arredondado na fêmea e mais alongado no macho, apresenta manchas mais claras com uma espécie de marcações típicas mais escuras. As pernas são longas e pilosas, com as garras em forma de bastão.

Uma característica peculiar das aranhas pertencentes a esta família é que as aberturas traqueais são claramente visíveis a meio caminho entre as aberturas genitais e as fieiras inferiores. Em outras aranhas aquelas aberturas estão próximas das fieiras.

Esta espécie é uma aranha nocturna que captura pequenos insectos. Instala-se principalmente em árvores e arbustos, mas às vezes é encontrado em superfícies verticais, como paredes. Os juvenis atingem a maturidade sexual na primavera e constroem um esconderijo nas folhas, no qual as fêmea põem os seus ovos. As crias crescem durante o verão e hibernam, em fase sub-adulta, sob a casca de árvores ou em lugares semelhantes. Os machos atraem as fêmeas através da vibração do abdómen, produzindo um zumbido ou chocalhar.

A espécie apresenta uma subespécie, Anyphaena accentuata obscura,[2] comum no sul e oeste da Europa.

Notas

  1. Dyntaxa Anyphaena accentuata
  2. Bisby F.A., Roskov Y.R., Orrell T.M., Nicolson D., Paglinawan L.E., Bailly N., Kirk P.M., Bourgoin T., Baillargeon G., Ouvrard D. (red.) (24 de setembro de 2012). «Species 2000 & ITIS Catalogue of Life: 2011 Annual Checklist.». Reading, UK.: Species 2000 

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Bellmann, Heikko. 1997. Kosmos-Atlas Spinnentiere Europas. Kosmos.
  • Roberts, Michael J. 1995. Collins Field Guide Spiders of Britain and Northern Europe. Harper Collins.
  • Sandhall, Åke & Almquist, Sven. 1980. Spindlar och deras släktingar: naturguide i färg om spindeldjurens utseende, utveckling, levnadssätt och beteende. Interpublishing. ISBN 91-534-0580-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Anyphaena accentuata
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Anyphaena accentuata