Apteropanorpidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaApteropanorpidae
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Superordem: Endopterygota
Ordem: Mecoptera
Hyatt & Arms, 1891
Família: Apteropanorpidae
Byers, 1965
Género: Apteropanorpa
Carpenter, 1941

Apteropanorpidae é uma família da ordem Mecoptera, caracterizada pela ausência de asas. Em sua fase larval, são comumente encontradas em musgos nas regiões úmidas da Tasmânia e do sul da Austrália. Os adultos são predadores generalistas. Assim como Boreidae, são adaptados a climas mais frios, tiveram suas asas reduzidas e alimentam-se dos abundantes musgos de sub-bosque. Ambos os grupos foram coletados na neve e em altas altitudes. No entanto, esses dois grupos provavelmente não são grupos irmãos, já que os machos de Apteropanorpa desenvolveram o abdômen recurvado e bulboso encontrado em famílias como Panorpidae. A espécie mais conhecida, Apteropanorpa tasmanica, é conhecida por transportar duas espécies de ácaros parasitas.

Esta família conta com apenas um gênero, Apteropanorpa, descrito em 1941 por Carpenter. [1][2]

Referências

  1. ARNETT. Jr., 2000, American Insects: A handbook of the Insects of America North of Mexico, 2nd ed., CRC
  2. PENNY, O. Norman; BYERS W.George. A Check -List of the Mecoptera of the World . http://www.scielo.br/pdf/aa/v9n2/1809-4392-aa-9-2-0365.pdf
Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.