Aquilegia formosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAquilegia formosa
Aquilegia formosa ssp. formosa

Aquilegia formosa ssp. formosa
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ranunculales
Família: Ranunculaceae
Género: Aquilegia
Espécie: A. formosa
Nome binomial
Aquilegia formosa
Fisch. ex DC.

Aquilegia formosa (Crimson Columbine, Western Columbine, ou "Red Columbine"), é uma flor silvestre encontrada em todo oeste da América do Norte, encontrada também no Alasca, Baixa Califórnia, no leste do estado de Montana e Wyoming.


Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta planta cresce de 20 a 80 cm de altura. As flores podem ser vistas de abril a agosto (com alguma variação entre as regiões), tendo cerca de 5 cm de comprimento, de cores vermelhas e amarelas. Tecnicamente, a cor vermelha e laranja estão espalhadas nas partes externas da flor, nas sépalas, e as cores amarelas estão nas pétalas. As pétalas possuem esporas que atraem polinizadores das plantas, tais como, as mariposas, e os Beija-flores.

As flores são comestíveis, com um sabor doce, embora as sementes podem ser fatais se ingeridas, e em outras partes da planta foram encontrados glicosídeos cianogênicos[1] .


Distribuição[editar | editar código-fonte]

Crimson Columbine (Aquilegia formosa truncata) foto tirada no Castle Lake (California).


A aquilegia formosa pode ser encontrada na maioria dos tipos de habitat (chaparral, nos carvalhos, nas florestas de coníferas). Não é encontrada nos desertos, nem em altitudes acima de 3.300 metros, e está ausente no Vale Central (Califórnia). Ela prefere locais úmidos como as margens dos córregos.


Uso[editar | editar código-fonte]

Algumas tribos indígenas do Planalto Americano usam a planta Aquilegia formosa, para produzir perfumes[2] .

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Vizgirdas Ray S. e Edna M. Rey-Vizgirdas. Wild Plants of the Sierra Nevada. [S.l.]: University of Nevada Press, 2006. ISBN 978-0-87417-535-6
  2. Hunn, Eugene S.. Nch'i-Wana, "The Big River": Mid-Columbia Indians and Their Land. [S.l.]: University of Washington Press, 1990. p. 351. ISBN 0-295-97119-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.