Ranunculaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRanunculaceae
Caltha palustris

Caltha palustris
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ranunculales
Família: Ranunculaceae
Juss.
Géneros
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ranunculaceae

Ranunculaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Ranunculales.

A ordem à qual pertence esta família está por sua vez incluida na classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas): desenvolvem portanto embriões com dois ou mais cotilédones.

Ranunculaceae possui distribuição quase cosmopolita, concentrada no Hemisfério Norte, incluindo cerca de 50 gêneros e 2000 espécies. No Brasil a família é pouco representada, ocorrendo quatro gêneros e cerca de 15 espécies.

Diversas Ranunculaceae são utilizadas como ornamentais em todo o mundo. No Brasil, são cultivadas principalmente em locais mais frios, com destaque para a anêmone-do-Japão (Anemone japonica), a columbina (Aquilegia vulgais), os clematis (Clematis spp.), a esporinha (Consolida ajacis), a esporinha-gigante (Delphinium elatum) e a celidônia (Ranunculus ficaria).

As espécies de Ranunculaceae nativas do Brasil concentram-se no Sul e Sudeste do país. Clematis dioica, entretanto, possui distribuição um pouco mais ampla, sendo relativamente comum na borda de florestas.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

e outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.