Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Arquivo Histórico do Estado do Rio Grande do Sul, AHRS é uma instituição subordinada a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul através da Lei 2.345, de 29 de janeiro de 1954. Sua principal função é guardar e conservar a documentação histórica de origem pública, principalmente do Poder Executivo, e privado [1].

Conta com um acervo formado por mais de 10 milhões de documentos [1], representando um das maiores instituições documentais relativas ao Estado e um dos principais locais de memória do Rio Grande do Sul. O acesso à documentação é público, gratuito e irrestrito. Os interessados no acervo são assessorados elo corpo técnico, composto de profissionais da área de história e estagiários da mesma área.

Além de organizar e preservar todo acervo, o arquivo realiza exposições a partir da documentação que abriga e grande difusão de seu acervo documental através da publicação de anais e catálogos. Todos dispostos em forma digital na sua aba no site da Secretaria da Cultura do estado do Rio Grande do Sul [2].

O AHRS tem assento como membro titular no Sistema de Arquivos do Rio Grande do Sul, ao qual também faz parte o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.

O prédio do AHRS:[editar | editar código-fonte]

Localizado na Rua Sete de Setembro, número 1020, na praça Barão do Rio Branco também conhecida como Praça da Alfândega, o prédio onde abriga o Arquivo Histórico Rio Grande do Sul foi inaugurado em 1914. Foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn, e construído por Rudolf Ahrons, autor do projeto estrutural, entre 1910 e 1913. Inicialmente o prédio abrigava os Correios e Telégrafos da cidade [3] .

O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) em 1981 e consta no livro Tombo Histórico e Tombo Belas Artes, passando por um processo de recuperação a partir de 1998 [3]. Este local tornou-se o Museu Postal, a partir de 1996, por convênio com a prefeitura. Em fevereiro de 2000, a partir do Decreto n° 39.986, tornou-se o Memorial do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), como um espaço voltado à preservação e fomento da memória histórica e cultural do Rio Grande do Sul [4].

Referências:[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Sobre». Secretaria da Cultura. 9 de abril de 2021. Consultado em 24 de abril de 2024 
  2. «Exposições». Secretaria da Cultura. 9 de abril de 2021. Consultado em 23 de abril de 2024 
  3. a b «Porto Alegre – Correios e Telégrafos | ipatrimônio». Consultado em 23 de abril de 2024 
  4. «Wayback Machine». web.archive.org. 5 de setembro de 2013. Consultado em 23 de abril de 2024