Arroio Chuí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Arroio Chuí na curva onde fica localizado o exato ponto extremo sul do Brasil (centro), visto a partir da margem uruguaia.

O Arroio Chuí é um pequeno curso d'água localizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, sendo conhecido por ser o ponto extremo sul do Brasil.

O arroio nasce no município de Santa Vitória do Palmar e, inicialmente, corre de norte para sul. Atravessando o município do Chuí, o arroio muda sua direção para leste, passando a marcar, então, a fronteira do Brasil com o Uruguai até desaguar no Oceano Atlântico junto à Praia da Barra do Chuí, balneário de Santa Vitória do Palmar.

O Arroio Chuí é, frequentemente, citado como o ponto mais meridional do Brasil, mas isto não é totalmente exato, pois o nome designa todo o rio e o verdadeiro extremo sul do país é apenas um ponto em seu trajeto. A localização exata desse ponto sem nome é uma pequena curva do arroio, aproximadamente 2,7 quilômetros antes de sua foz, a 33° 45' 03" de latitude sul e 53° 23' 48" de longitude oeste. A foz do arroio é o extremo sul do litoral brasileiro.

Até 1978, as cheias e a ação das marés frequentemente alteravam o curso final do arroio, causando problemas diplomáticos entre o Brasil e o Uruguai - pois se tornava difícil delimitar exatamente a fronteira. Naquele ano, de comum acordo entre os dois países, foram feitas obras de dragagem e canalização que tiveram sucesso em estabilizar o curso inferior do arroio, tornando possível assim fixar a fronteira com precisão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Os outros pontos extremos brasileiros são: ao norte, as nascentes do rio Ailã (Roraima); ao leste, a Ponta do Seixas, João Pessoa (PB), e, a oeste, a nascente do rio Moa (Acre).

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Arroio Chuí
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.