Ascensão e Queda do Terceiro Reich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Rise and Fall of the Third Reich
Autor (es) William L. Shirer
Idioma Inglês
País Estados Unidos da América
Género História
Editora Simon & Schuster
Lançamento 1960
Páginas 1,245
ISBN ISBN 0-671-72868-7 (1990 paperback)

A Ascensão e Queda do Terceiro Reich do jornalista e escritor norte-americano William L. Shirer é uma obra literária em seis volumes que relata a história da Alemanha nazista. É considerada uma das melhores e mais importantes obras sobre este assunto. Shirer, um repórter da rádio CBS, esteve na Alemanha durante muitos anos até dezembro de 1940, quando a crescente censura das suas emissões pelos Nazistas tornaram o seu trabalho impraticável. Este livro publicado originalmente pela primeira vez em 1960 pela Editora Simon & Schuster, Inc, retrata de maneira incisiva os acontecimentos históricos na Alemanha Nazista. Foi editado em português pela Editora Civilização Brasileira e mais recentemente, pela editora AGIR, também do Brasil.

Fontes para o livro[editar | editar código-fonte]

Este livro é em grande parte baseado em documentos do Terceiro Reich, que incluem os diários dos altos dignitários Nazistas como o Ministro da Propaganda Joseph Goebbels e o General Franz Halder.

Outras fontes são os testemunhos e provas apresentadas no Julgamento de Nuremberg (1946), nos relatórios do Ministério dos Negócios Estrangeiros Inglês, no diário do Conde Ciano, o genro de Mussolini e Ministro dos Negócios Estrangeiros Italiano. Fazem parte ainda outras fontes dispersas como discursos, conversas confidenciais, gravações em fita, relatórios de conferências, relato escrito de conversas telefônicas e também observações e documentos recolhidos por Shirer durante os seis anos que viveu e trabalhou no Terceiro Reich como jornalista.

Quando da edição deste livro, somente uma parte dos diários de Goebbels eram conhecidos publicamente. Outros documentos têm sido descobertos, desclassificados e publicados com origem na Rússia desde a queda da União Soviética.

Este livro foi adaptado para um programa de televisão em 1966 no canal norte-americano ABC[desambiguação necessária]. Foi um dos primeiros programas a ser considerado uma "mini-série".

Conteúdo e temas[editar | editar código-fonte]

Ascensão e Queda do Terceiro Reich foi o primeiro livro a apresentar uma síntese da história nazista.[1] Shirer defendeu a ideia de que o anti-semitismo alemão evoluiu logicamente de "Lutero para Hitler".[2] Shirer comentou que a subida de Hitler ao poder não foi somente um fenômeno de totalitarismo internacional, mas também uma expressão da história alemã.[3] Este ponto de vista foi difundido especialmente nos Estados Unidos.

Ascensão e Queda do Terceiro Reich é composto pelos seguintes volumes:

  1. A ascensão de Adolf Hitler
  2. Triunfo e Consolidação
  3. O caminho para a guerra
  4. Guerra: As primeiras vitórias e o ponto de viragem
  5. O princípio do fim
  6. A queda do Terceiro Reich

Sucesso e elogios[editar | editar código-fonte]

Após a sua publicação e divulgação em 17 de outubro de 1960[4] , o livro rapidamente alcançou a lista dos bestsellers mais vendidos dos Estados Unidos, e lá permaneceu por mais de um ano, vendendo mais de um milhão de cópias.

Shirer foi surpreendido pelo sucesso de seu livro. O seu agente, e o seu editor, fizeram inicialmente apenas 12.500 cópias na primeira impressão, acreditando que somente as pessoas que tivessem muito interesse em Hitler e na Alemanha nazista comprariam o livro. Ascensão e Queda do Terceiro Reich também fez sucesso na Grã-Bretanha, França e Itália.[5] Ele também vendeu bem na Alemanha Ocidental.

O livro foi amplamente saudado como uma grande obra da história.[6] Ela ganhou o National Book Award e o Carey-Thomas Award em 1961[7] . O New York Times Book Review elogiou o livro como "um esplêndido trabalho (...), no método objetivo, som em juízo, (...), nas suas conclusões. "[8]

Notas e referências

  1. Rosenfeld 1994, pg. 102
  2. Johnson 2001
  3. Rosenfeld 1994, pp. 101-102
  4. Cedar Rapids Gazette,October 9, 1960, page 47
  5. Shirer, p. 1145
  6. Epstein 1961, pg. 230
  7. Rosenfeld 1994, pg. 101
  8. William L. Shirer. The Rise and Fall of the Third Reich. New York: Simon & Schuster, 1990. p. 1146.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Wiskemann, Elizabeth. International Affairs (Royal Institute of International Affairs 1944-), Vol. 37, No. 2. (Apr. 1961)
  • Shanahan, William O. The American Historical Review, Vol. 68, No. 1. (Oct. 1962). William O. Shanahan
  • Epstein, Klaus. The Review of Politics, Vol. 23, No. 2 (Apr. 1961). "Shirer's History of Nazi Germany."
  • Evans, Richard J. The Coming of the Third Reich. Penguin Books, New York, 2003. ISBN 0-14-303469-3
  • Johnson, Lonnie R. Central Europe: Enemies, Neighbors and Friends (2001) Oxford University Press, USA. ISBN 0-19-514826-6
  • Rosenfeld, Gavriel D. Journal of Contemporary History, Vol. 29, No. 1 (Jan., 1994). "The Reception of William L. Shirer's the Rise and Fall of the Third Reich in the United States and West Germany, 1960-62."