Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul, conhecida pelas siglas APTC, APTC/RS e APTC-ABD/RS é uma associação de cineastas do estado do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre. Criada em 1985, tornou-se a principal representante dos profissionais de cinema do estado, tanto nas definições de políticas públicas municipais, estaduais e federais quanto no estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada [1].

Histórico[editar | editar código-fonte]

Fundada no dia 8 de maio de 1985, em Assembleia Geral realizada no auditório do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, a APTC tem, entre seus sócios fundadores, cineastas como Jorge Furtado, José Pedro Goulart, Carlos Gerbase, Rudi Lagemann, Werner Schünemann e Ana Luiza Azevedo [2].

Foi a partir de negociações entre a APTC e os governos estadual e municipal que surgiram o Iecine (Instituto Estadual de Cinema, órgão da Secretaria de Estado da Cultura) e a CCVF (Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, órgão da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre). A APTC participou ativamente da criação do Fumproarte e da Lei de Incentivo à Cultura, principais mecanismos de fomento às atividades culturais no estado.

Em 1998, buscando ampliar as possibilidades de parceria do cinema gaúcho, a então diretoria da APTC reuniu-se a órgãos públicos e privados na criação da Fundacine (Fundação Cinema RS) [3], instituição que passou a coordenar os esforços de consolidação da indústria audiovisual no estado.

Em 2010, a APTC completou 25 anos e, para comemorar, a diretoria presidida por Jaime Lerner encomendou a produção de um documentário e um livro sobre a sua história. O documentário, "25 anos APTC, menos corta e mais ação", dirigido por Emiliano Cunha e Abel Roland, foi lançado em agosto de 2011 no Festival de Gramado [4]. O livro, "APTC 25 anos: eles só queriam fazer seu próximo filme", organizado por Carlos Scomazzon, foi lançado no Santander Cultural em novembro de 2011 [5].

Diretoria atual[editar | editar código-fonte]

A atual diretoria da APTC, eleita em 8 de julho de 2019, é formada pelos cineastas Daniela Strack (presidenta), Richard Tavares (1º vice), Giordano Gio (2º vice), Rodrigo Scheid (1º secretário), Henrique Lahude (2º secretário), Joana Bernardes (3ª secretária), Matheus Piccoli (1º tesoureiro) e Fábio Duarte (2º tesoureiro), além dos suplentes Jonatas Rubert, Teresa Assis Brasil, Henrique Schaefer e Milton do Prado, e do Conselho Fiscal, formado por Pedro Guindani, Lucas Cassales e Valéria Verba. [6].

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sítio oficial da APTC». Consultado em 11 de maio de 2010 
  2. «Notícia sobre os 25 anos da APTC». Consultado em 8 de maio de 2010 
  3. «Sítio oficial da Fundacine». Consultado em 8 de maio de 2010 
  4. «Nota sobre o lançamento do documentário no portal da SEDAC». Consultado em 1 de dezembro de 2011 
  5. «Notícia no Jornal do Comércio sobre o lançamento do livro». Consultado em 1 de dezembro de 2011 
  6. «Notícia sobre a nova diretoria da APTC na Revista Press». Consultado em 26 de julho de 2019