Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood - Hollywood Foreign Press Association (HFPA) – é o nome de uma organização formada por jornalistas de veículos demídia estrangeiros baseados em Los Angeles, dedicada à cobertura e divulgação da indústria do cinema norte-americano fora dos Estados Unidos, mais conhecida por premiar anualmente os profissionais do cinema com o Globo de Ouro.1

O grupo foi fundado em 1943 por um jornalista inglês do jornal Daily Mail, com o objetivo principal de divulgar notícias da comunidade cinematográfica americana fora do país.

De acordo com o New York Times, a Associação funciona como um clube fechado e exclusivo, admitindo um máximo de quatro a cinco novos membros por ano, sendo mais frequente a admissão de apenas um. Qualquer membro tem o direito de vetar o ingresso de um novo postulante, tornando muito difícil uma nova associação.

A Associação não representa internacionalmente grandes publicações, sendo formada apenas por jornalistas individuais, já tendo negado o pedido de ingresso de correspondentes de importantes jornais como o Le Monde francês ou o The Times de Londres, preferindo prestigiar o individual, como a aceitação de ingresso de jornalistas free lancers da Coreia ou de Bangladesh.

No que diz respeito aos representantes na Associação, a jornalista e escritora brasileira Ana Maria Bahiana e o correspondente do Jornal Expresso em Los Angeles, Rui Henriques Coimbra, filho do respeitado jornalista José Henriques Coimbra (1937-2009), são os únicos membros lusófonos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]