Atherinidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAtherinidae
Atherina hepsetus

Atherina hepsetus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Atheriniformes
Família: Atherinidae
Gêneros
Ver Texto

A família Atherinidae, pertencente à ordem de peixes Atheriniformes, constitui-se de 165 espécies e 25 gêneros, ocorrendo em águas tropicais e temperadas de todo o mundo. Cerca de 2/3 de suas espécies é marinha, sendo o restante de água doce.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os peixes da família Atherinidae são geralmente pequenos, com a maioria das espécies a apresentar menos de 20 cm de comprimento, e algumas menos de 5 cm. No entanto, há também espécies que chegam aos 60 cm.

O corpo é geralmente alongado. Algumas características distintivas incluem duas nadadeiras dorsais bastante separadas, com a primeira constituída por espinhas flexíveis e a segunda com uma espinha seguida de raios macios. A nadadeira anal tem uma espinha na extremidade, seguida por raios macios. As nadadeiras peitorais são largas, e a linha lateral está ausente. Os flancos apresentam uma banda prateada bastante larga. As escamas são relativamente grandes.

A dieta é baseada em zooplancton, e algumas espécies, como Atherinomorus lacunosus, são exploradas comercialmente. A família Atherinopsidae, de distribuição neotropical é intimamente relacionada a esta.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

A família Atherinidae inclui as seguintes subfamílias e géneros:

References[editar | editar código-fonte]