Atlas Shrugged

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Atlas Shrugged. Ajude e colabore com a tradução.

Atlas Shrugged é um livro de ficção da autora e filósofa Ayn Rand publicado em 1957[1] e que inclui elementos de mistério e ficção científica.[2] Lançado no Brasil como Quem É John Galt? em 1987, relançado em 2010 como A Revolta de Atlas. A quarta e última novela de Ayn Rand, considerada por muitos sua principal obra. Atlas Shrugged inclui elementos de mistério e ficção científica, um livro que lida com questões filosóficas (objetivismo), políticas e econômicas. O livro explora um Estados Unidos distópico, onde o governo insiste em taxar e regulamentar os cidadãos produtivos, suas empresas e realizações individuais. Atlas Shrugged ganhou uma versão em filme dividida em três partes. Atlas Shrugged: Part I lançado em 15 de abril de 2011, Atlas Shrugged: Part II foi lançado em 12 de outubro de 2012 e a parte final deve estrear em dezembro de 2014.[3] [4]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A protagonista Dagny Taggart, vice-presidente operacional da Taggart Transcontinental, uma empresa ferroviária criada pelo seu avô, tenta manter a empresa viva. Seu irmão, James Taggart, presidente da ferrovia, é vagamente consciente dos problemas da empresa, e toma decisões errôneas, como preferindo comprar aço de uma empresa que repetidamente posterga a entrega do metal encomendado. Dagny então passa por cima da autoridade do irmão e compra, para os trilhos de sua empresa, um metal inventado por Hank Rearden, um magnata. Dagny e Hank levam a sério suas ambições e são mostrados como arautos do desenvolvimento e do progresso. Por outro lado, políticos tentam impor cada vez mais controle sobre a sociedade através de medidas populistas. Conforma a interferência estatal vai crescendo, industriais, artistas, cientistas e empresários começam a se rebelar e desaparecer sem deixar pistas, largando seus trabalhos e negócios para trás.

Há uma gíria aparentemente sem sentido, "Quem é John Galt?", repetida como uma resposta quando uma questão difícil é feita. As pessoas, na maior parte do livro, não sabem é Galt e ainda assim repetem a pergunta, como quem diz "Quem se importa?".

Referências

  1. Rand, Ayn. Journals of Ayn Rand, edited by David Harriman. (1997) Dutton. ISBN 0-525-94370-6 p.704 Harriman quotes from a 1961 interview in which Rand says, "Atlas Shrugged was the climax and completion of the goal I had set for myself at the age of nine. It expressed everything that I wanted of fiction writing."
  2. Gladstein, Mimi. The New Ayn Rand Companion. Westport: Greenwood Press, 1999. p. 42. ISBN 0-313-30321-5
  3. https://www.facebook.com/AtlasShruggedMovie Página oficial no Facebook da série de filmes Atlas Shrugged
  4. http://www.imdb.com/title/tt1985017/releaseinfo Site IMDB - Informação de lançamento