Augusto Jorge de Baden-Baden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Augusto Jorge de Baden-Baden
Augusto Jorge de Baden-Baden
Retrato, por Joseph Wolfgang Hauwiller
Marquês de Baden-Baden
Reinado 1761-1771
Antecessor(a) Luís Jorge
Sucessor(a) Carlos Frederico
 
Nascimento 14 de janeiro de 1706
  Rastatt
Morte 21 de outubro de 1771 (65 anos)
  Rastatt
Sepultado em Stiftskirche, Baden-Baden
Nome completo August Georg Simpert
esposa Maria Vitória de Arenberg
Casa Zähringen
Pai Luís Guilherme de Baden-Baden
Mãe Sibila de Saxe-Lauemburgo
Brasão

Augusto Jorge de Baden-Baden (em alemão: August Georg Simpert; Rastatt, 14 de janeiro de 1706 — Rastatt, 21 de outubro de 1771) foi um nobre alemão, pertencente à Casa de Zähringen, e que foi o último Marquês de Baden-Baden.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no castelo de Rastatt, Augusto Jorge era o filho mais novo do marquês Luís Guilherme de Baden-Baden, famoso comandante do exército imperiale de sua mulher Sibila de Saxe-Lauemburgo, irmã de Ana Maria Francisca de Saxe-Lauemburgo, futura Grã-Duquesa da Toscana[1]

Entre os seus irmão mais velhos encontravam-se Luís Jorge (que viria a suceder ao pai) e Augusta, Duquesa consorte de Orleães.

Em 1707 pela morte de seu pai, o seu irmão mais velho Luís Jorge sucede-lhe como Marquês de Baden-Baden mas, por ser ainda menor, fica sob regência de sua mãe. Entretanto, a mãe decide que Augusto Jorge seguiria uma carreira religiosa pelo que, em 1726, com 20 anos de idade, torna-se cónego da Catedral de Colónia e, em 1728, Deão em Augsburgo.

Em 1727, o seu irmão atingiu a maioridade e a mãe abandonou a regência do estado, vindo a falecer em 1733. O seu governo foi considerado popular.

Em 1735, Augusto Jorge abandonou a carreira religiosa e casou com Maria Vitória de Arenberg, filha do duque Leopoldo Filipe de Arenberg e de sua mulher, Maria Ludovica Francisca Pignatelli. O seu irmão, o duque Carlos Maria de Arenberg, pertencia ao exército imperial tal como o pai de Augusto Jorge. O casamento realizou-se a 7 de dezembro de 1735 no castelo de Rastatt, mas não produziu descendência.

Em 1761, com a morte do irmão (com 59 anos), Augusto Jorge sucede-lhe como Marquês. Mas, dado que nenhum dos dois teve descendência, tornou-se evidente que o estado passaria para a ramo cadete de Baden-Durlach que, na altura, era chefiado pelo seu primo distante Carlos Frederico de Baden-Durlach.[2]

Assim, pela sua morte, em 1771, o ramo católico de Baden-Baden extinguiu-se em linha masculina, permitindo a união dos dois estados na pessoa do protestante Carlos Frederico de Baden-Durlach sendo, então, definindo liberdade de culto. O contrato estipulando a herança de Baden-Durlach foi assinado em 1765, seis anos antes da morte de Augusto Jorge.

Augusto Jorge morreu no castelo de Rastatt com 65 anos. A sua mulher sobreviveu-lhe até 1793. Ambos foram sepultados, lado a lado, na igreja Stiftskirche da cidade de Baden-Baden, mausoléu dos marqueses de Baden-Baden.[3]

No seu reinado, Augusto Jorge criou, em honra de seu pai, conhecido por Türkenlouis (Luís Turco), a designada "Câmara Turca" no castelo de Rastatt, onde se encontravam guardados os despojos das campanhas contra os otomanos.

Ascendência[4][editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ana Maria Francisca de Saxe-Lauemburgo casara em primeiras núpcias com Filipe Guilherme, Eleitor Palatino e, em segundas núpcias, com João Gastão de Médici, o último Médici Grão-Duque da Toscana
  2. Carlos Frederico viria a ser elevado a Príncipe-Eleitor de Baden em 1803 e, já em 1806, a Grão-Duque de Baden
  3. “Burial of the Margraves of Baden-Baden”, royaltyguide.nl
  4. (em francês) Genealogie ascendante jusqu'au quatrieme degre inclusivement de tous les Rois et Princes de maisons souveraines de l'Europe actuellement vivans, 1768, editor Frederic Guillaume Birnstiel, Bourdeaux, Pág. 36, Livros Google

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em alemão) Johann Christian Sachs, Einleitung in die Geschichte der Marggravschaft und des marggrävlichen altfürstlichen Hauses Baden, Vol. 3, Karlsruhe, 1769, Pág. 675–686 Livros google.
  • (em francês) Jiří Louda & Michael Maclagan, Les Dynasties d'Europe, Bordas, Paris 1981, ISBN 2040128735 « Bade Aperçu général », quadro 106 & pág. 210.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Augusto Jorge de Baden-Baden
Nascimento: 14 de janeiro 1706 Morte: 21 de outubro 1771
Títulos reais
Precedido por
Luís Jorge

Marquês de Baden-Baden

1761-1771
Sucedido por
Carlos Frederico
(como Marquês de Baden)