Ayel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcelo Mello
Nome completo Marcelo Mello
Nascimento Rio de Janeiro, 29 de abril de 1998 (25 anos)
Nacionalidade Brasileiro
Jogo(s) League of Legends
Time(s) 2014 Pwn3d e-Sports
2014 Team Lunáticos
2014 Dai Dai Gaming
2015 Jayob e-Sports
2015 Kabum Orange
2016 Red Canids
2016 Ilha da Macacada
2017 - INTZ
2018 - Pain Gaming
2021 - Rensga eSports
Portal Portal Games

Marcelo Mello (Rio de Janeiro, 29 de abril de 1998) é um jogador profissional brasileiro de League of Legends que atua majoritariamente na Twitch e YouTube, não defendendo em nenhum clube profissional atualmente. Em sua carreira atléta de esporte eletrônico, jogou elos clubes Jayob e-Sports, KaBuM! Orange (atualmente KaBuM! e-Sports), Red Canids, INTZ e-Sports e paiN Gaming.

Carreira profissional[editar | editar código-fonte]

Marcelo Mello conquistou notoriedade na comunidade brasileira de League of Legends ao se destacar nos rankings mais altos que os demais jogadores solo queue (modo de jogo ranqueado individual), Ayel estreou competitivamente pela Pwn3d e-Sports em 2014 e, no mesmo ano, defendeu também o Team Lunáticos e a Dai Dai Gaming. No início de 2015, foi contratado pela Jayob para ficar na reserva.[1] Sua estreia pela equipe deu-se na Série de Promoção para o segundo split de 2015, contra a INTZ Red, em disputa na qual a Jayob acabou rebaixada ao Circuito Desafiante. Foi então anunciado para a reserva da então campeã brasileira Kabum Orange,[2] mas não atuou competitivamente pela equipe.

Para a temporada de 2016, Ayel foi inscrito pela Red Canids, nova organização que assumira a vaga da INTZ Red após a Riot Games proibir que uma mesma entidade possua duas equipes na competição. Disputou as duas etapas do torneio em 2016 pela RED. Na primeira etapa, a equipe obteve o quinto lugar, sendo eliminada pela Operation Kino nas quartas de final. Já na segunda etapa, Ayel chegou a revezar com Márcio "Eryon" Reis na rota do topo, devido a sua inexperiência, mas recebeu elogios do técnico Vinicius "Neki" Ghilardi, que o comparou ao jovem Alanderson Meireles.[3] Entretanto, nessa edição a "Matilha" não avançou aos playoffs. No final de 2016, atuou ainda pela Ilha da Macacada Gaming na XLG Super Cup, mas a equipe amargou a última colocação.[4]

Já em 2017, Ayel foi anunciado pela então tricampeã INTZ, para a missão de substituir Felipe "Yang" Zhao, um dos grandes destaques do cenário nacional, que deixara a equipe rumo à Keyd Stars.[5] Foi titular absoluto da equipe na primeira etapa do CBLoL e, na primeira fase do torneio, atingiu a primeira classificação. No entanto, o time Intrépido caiu nas quartas de final justamente para a Keyd, que contava ainda com o caçador Gabriel "Revolta" Henud e com o técnico americano Alexander "Abaxial" Haibel, ambos membros da INTZ até o fim de 2016.[6] Ainda assim, foi eleito pela equipe de transmissão oficial do CBLoL o melhor jogador de sua posição no torneio.[7]

Filas ranqueadas[editar | editar código-fonte]

Antes mesmo de estrear no cenário competitivo brasileiro, Ayel se destacava na chamada solo queue do servidor brasileiro, frequentemente alcançando e se mantendo no topo do ranking nacional, ocasionalmente com várias contas.[8] Durante diversos momentos manteve-se não apenas líder isolado na região mas, em termos de pontos alcançados dentro do próprio servidor, alcança o status de líder mundial.[9] Por conta de sua dominância nas partidas ranqueadas brasileiras, é comparado dentro da comunidade de jogadores a Hokage, líder ninja da Vila da Folha, moradia do personagem Naruto Uzumaki.[10].

Referências