Naruto Uzumaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Naruto é um personagem da série mangá e anime Naruto, criado por Masashi Kishimoto. Ele é um jovem ninja da (País do Fogo)Vila oculta da Folha]]. Os habitantes da vila demonstram um preconceito para com Naruto por causa da Raposa de Nove Caudas - uma criatura maléfica que atacou a vila e está selada em seu corpo. Para ser reconhecido, ele deseja se tornar o líder da vila, o Hokage. Sua personalidade alegre e brincalhona o permite fazer amizade com outros ninjas da Vila oculta da Folha, bem como de outras aldeias ninja. Naruto aparece nos filmes da série e em mídias relacionadas à franquia, incluindo jogos eletrônicos e OVAs.

Ao criar Naruto na parte inicial da série, Kishimoto manteve o personagem "simples e estúpido", dando-lhe muitos atributos de um herói ideal. Kishimoto adicionou um duro passado para lhe dar um lado mais obscuro. Ele revisou o design inicial do personagem várias vezes, dando a ele roupas diferentes para cativar o público ocidental e para que ele ficasse mais fácil de ser desenhado. Kishimoto mudou sua aparência para a Parte II, que começa dois anos e meio após a Parte I. Na versão animada original sua seiyū é Junko Takeuchi e nas versões brasileira e lusitana suas dubladoras são Úrsula Bezerra, Charles Emmanuel e Alexandra Sedas, respectivamente.

Publicações de anime e mangá elogiaram o personagem. Embora alguns o vissem como um protagonista estereotipado de anime e mangá comparável ​​a os outros personagens shōnen, eles elogiaram a sua personalidade e o seu desenvolvimento, em que ele evita estereótipos. Naruto tornou-se popular com os fãs da série, ficando entre os personagens mais populares nas pesquisas de opinião. Devido a isso, diversas formas de merchandising baseadas no personagem, como figuras de ação e chaveiros, têm sido lançadas.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Passado[editar | editar código-fonte]

Naruto é o filho do Quarto Hokage, Minato Namikaze (波風ミナト, Namikaze Minato) e da segunda Jinchūriki da Kyūbi; Kushina Uzumaki. Os seus pais nomearam-no com o nome do personagem principal do primeiro livro de Jiraiya, tornando o Sannin seu padrinho.[1] [2] [3]

Símbolo do clã Uzumaki

Antes do nascimento de Naruto, seus pais sabiam que o selo que mantinha o Nove-Caudas dentro de Kushina estaria em perigo durante o parto. Para evitar essa ameaça, Kushina foi levada para fora da aldeia para dar à luz em segredo, com Biwako Sarutobi, mulher do Terceiro Hokage, Hiruzen Sarutobi e Taji como suas parteiras, e alguns ANBU como seguranças, e com o selo de Minato para manter a criatura. Imediatamente após que Kushina deu à luz, Tobi apareceu e tomou Naruto como refém, exigindo Minato se afastar de Kushina ou ele iria matar o filho recém-nascido. Tobi então utilizou um plano inteligente que forçou Minato a transportar o bebê para um local mais seguro, permitindo a Tobi fugir com Kushina. Até o momento que Minato pôde intervir, Tobi já havia conseguido liberar a Kyūbi.

Felizmente, Kushina (que sobreviveu graças à sua forte vitalidade na extracção) foi salva por Minato e levou ela até Naruto, deixando a mãe debilitada para cuidar do Naruto dormindo, enquanto Minato foi lutar com Tobi. Para salvar a aldeia, Minato sacrificou sua vida para selar a Nove-Caudas dentro de Naruto, acreditando que seu filho teria um dia a necessidade do poder do demônio para derrotar a ameaça de Tobi de uma vez por todas.[4] Órfão, Naruto foi deixado para crescer sem saber nada de seus pais, recebendo apenas o nome de sua mãe pela última vez que o Terceiro Hokage sentiu que era melhor que ninguém soubesse que ele estava relacionado com o quarto Hokage.

Antes de Minato morrer, ele pediu que os aldeões de Konoha vissem Naruto como um herói que ajudou a derrotar a Raposa de Nove Caudas. No entanto, apenas alguns aldeões seguiram essa honra, enquanto a maioria em vez de respeitá-lo, eles viam Naruto como um monstro. Vendo esse fato, o Terceiro Hokage decretou que ninguém falasse sobre a Nove Caudas selada em Naruto, esperando que até as crianças o aceitassem como amigo. Mas, já que elas viam seus pais contra Naruto, então elas também não gostavam dele sem nem saber porquê. Iruka Umino seria uma das poucas exceções. Apesar de ter perdido seus pais na luta contra a Kyūbi no Yōko, Iruka foi sempre compassivo a situação de Naruto. Com isso, Naruto chegou a ver Iruka como a figura paterna que ele nunca teve.[5] [6]

Naruto Clássico[editar | editar código-fonte]

Introdução[editar | editar código-fonte]

A série começa mostrando Naruto como um estudante da academia e um considerado cabeça oca e fracassado por quase todos que o conhecem. Decepcionado por ser o único da sua classe a não se tornar um genin e de não conseguir continuar seu sonho para se tornar um Hokage, Naruto foi abordado por um de seus instrutores, Mizuki. Mizuki disse a Naruto que, se ele quisesse poderia roubar o Pergaminho do Primeiro Hokage na Residência do Hokage e aprender os diversos jutsus escritos nele. Naruto faz isso, e é procurado por vários shinobis da aldeia.

Formação original do Time Kakashi. Da esquerda para a direita: Kakashi, Sasuke, Naruto e Sakura.

Iruka pensou e descobriu que quem estava realmente atrás desse roubo era Mizuki, percebendo que Naruto tinha sido enganado por Mizuki, que pretendia roubar esse pergaminho. Iruka finalmente encontra Naruto em um bosque, e Mizuki aparece dizendo a Naruto que ele possuia dentro de si a Kyūbi no Yōko, alegando que Iruka o odiava por isso (já que o Nove-Caudas matou os pais de Iruka). Mizuki ataca Naruto, mas esse é protegido por Iruka, e esse ato faz Naruto perceber que as palavras a respeito de Iruka eram mentira. Com raiva de Mizuki, Naruto cria vários clones com o Tajū Kage Bunshin no Jutsu e consegue derrotar Mizuki. Por ter conseguido dominar essa técnica muito difícil e por ter mostrado coragem, Iruka gradua Naruto como um genin, o que deixa esse muito feliz.

Nos próximos dias, Naruto torna-se amigo de Konohamaru Sarutobi e se tornou seu professor, mostrando-lhe como executar uma variedade de jutsus pervertidos e úteis em todo o resto da série. Ele também foi atribuído ao Time 7, onde fez parceria com Sasuke Uchiha e Sakura Haruno, sob a liderança de Kakashi Hatake.[7] [8]

Como a primeira ordem da equipe de negócios, Kakashi deu-lhes um teste para ver se eles estavam prontos para se tornar Genin. Naruto, Sasuke e Sakura tinham que tirar dois sinos que Kakashi manteve em sua pessoa, sendo o objetivo do teste colocar o trabalho em equipe acima do fato de que nem todos poderiam ter um sino. Embora inicialmente eles falharam miseravelmente, já que todos tentaram de forma independente para ter um sino, no final, eles decidiram trabalhar em conjunto, permitindo-lhes passar.[9]

Exame Chūnin[editar | editar código-fonte]

Ao retornar para casa e completar algumas outras missões simples, o Time 7 foi inserido no Exame Chūnin. Na primeira fase, uma prova escrita, os Genins participantes foram incumbidos de completar um teste sem usar habilidades e aqueles que fossem pegos seriam eliminados. Naruto estava preocupado pois não sabia nada da prova. Hinata Hyūga, que estava sentado ao lado dele, ofereceu sua prova para Naruto olhar as respostas, mas ele recusou, com medo de que eles serem pegos. Naruto foi forçado a depender de começar a décima questão correta para passar. Quando confrontados com a perspectiva de responder corretamente a pergunta a seguir, não e nunca de ser autorizado a fazer o teste novamente, ou desistir de tentar novamente durante a próxima exames, Naruto insistia em responder a questão, afirmando que, mesmo se ele conseguisse errado, ele ainda iria se tornar Hokage. A vontade de enfrentar a resposta causou mais confiança nos demais genins, Ibiki Morino, então, autorizou que todos os quais não desistiram passassem para a segunda fase.

Na segunda fase, o Time 7 e os outros times foram enviados para a Floresta da Morte com um pergaminho, com a tarefa de obter um segundo pergaminho de outra equipe e chegar ao centro da floresta antes da fase terminar. Logo após entrar na floresta, eles foram atacados por Orochimaru, que imobilizou Sasuke e Sakura, com a sua intenção homicida. Antes de Sasuke perder seus pergaminhos, em troca de suas vidas, Naruto interveio, lutando com Orochimaru quase liberando o chakra do Nove-Caudas. Orochimaru deixou Naruto inconsciente limitando o acesso ao chakra do Nove-caudas, mas a coragem de Naruto inspirou Sasuke a lutar em seu lugar. Depois de Orochimaru fugir e Naruto despertou, o Time 7 encontrou o Time Oboro. Depois de desperdiçar um dia preso no genjutsu do time rival, o time 7 foi capaz de derrotá-los, ter seus pergaminhos, e passar dessa ronda.

Como muitas equipes Genins tinham passado da segunda fase, uma rodada de rodadas preliminares, onde Genins se enfrentavam em combate, foram realizadas para o campo fina. Depois de assistir as primeiras rodadas, Naruto foi colocado contra Kiba Inuzuka e seu cão, Akamaru. Lembrando do talento de Naruto em seus dias na academia, Kiba acreditava que seria uma luta fácil. Ele e Akamaru se uniram contra Naruto, que inicialmente teve dificuldade no combate. Depois de combinar a técnica de transformação com seus clones da sombra para tornar Kiba e Akamaru uns contra os outros, Naruto foi capaz de remover Akamaru da competição. Quando Kiba estava prestes a derrotá-lo, Naruto peida, imobilizando Kiba e seu elevado senso de olfato e fazendo dele um alvo fácil para o Uzumaki Naruto Rendan. Naruto ganhou a partida.

Enquanto assistia as partidas restantes, Naruto testemunhou o tratamento cruel de Neji Hyūga com sua prima, Hinata. Irritado com as ações de Neji, e as alegações de que Hinata era uma falha que não poderia escapar de seu destino, Naruto prometeu derrotar Neji durante a primeira rodada da fase final um mês depois. Enquanto isso, Naruto começou a treinar com Ebisu para melhorar seu controle de chakra. Quando Ebisu foi nocauteado por Jiraiya, Jiraiya foi forçado a treinar Naruto no lugar de Ebisu. Jiraiya, notando que Naruto foi o recipiente da Kyūbi, e do selo restritivo que Orochimaru havia colocado sobre ele anteriormente, Jiraiya retirou o selo para facilitar seu controle de chakra. Ele, então, ensinou-lhe como tirar proveito do chakra da Nove-caudas, mostrando-lhe como usar a Kuchiyose no Jutsu para invocar sapos. Apesar de ter tido pouco sucesso no início, Naruto foi finalmente capaz de convocar Gamabunta pouco tempo antes da rodada final.

Quando a sua luta contra Neji começou, Naruto parecia estar em desvantagem. Embora ele tenha sido capaz de subjugar Neji com clones de sombra, nenhum dos clones conseguia atacá-lo. Convencido de que Naruto era uma falha que não podia derrotar um gênio como ele, Neji usou seu Hakke Rokujūyon Shō para cortar o fornecimento de chakra de Naruto. Determinado a provar que Neji estava errado, Naruto usou a reserva da Kyūbi e, revitalizado, colidiu com Neji. Quando a fumaça se dissipou, Neji saiu, Naruto que parecem ter sido derrotado. Isso, no entanto, era apenas um clone de sombra, e o Naruto real saiu de baixo da terra dando um soco por baixo de Neji e derrotá-lo. Neji foi tirado, contemplando o fato de que o destino não foi determinado, uma vez que uma falha poderia vencer um gênio, enquanto Naruto seguiu as rodadas restantes. Quando Sasuke lutou com Gaara, ele tinha inveja das melhorias de Sasuke, mas a luta foi interrompida pelo início da invasão em Konoha.

Invasão em Konoha[editar | editar código-fonte]

Naruto foi posto para dormir quando a invasão começou devido a um genjutsu de Kabuto, mas foi despertado por Sakura para que eles pudessem ir atrás de Sasuke, que seguia Gaara, a fim de prosseguirem a sua luta. Eles chegaram na hora em que Gaara estava para matar Sasuke. Intrigado com as habilidades de Naruto, Gaara obrigou a lutar ameaçando matar Sakura. Com o poder do Ichibi no Shukaku selado dentro dele, Gaara tentou provar a sua existência matando Naruto. Embora Naruto pudesse relacionar sua história com a de Gaara como um Jinchūriki, ele não estava disposto a permitir que nada acontecesse com Sakura e Sasuke. Com o chakra do Nove-caudas, ele convocou Gamabunta, e lutou com Gaara, que agora já evoluiu para sua forma completa de Shukaku.

Naruto foi capaz de despertar Gaara de seu jutsu para selar Shukaku, e eles trocaram golpes finais, com Naruto vencendo no golpe final. Ambos, muito exaustos, caíram no chão e Naruto foi se arrastando até Gaara, que ficou chocado ao ver por que Naruto era tão forte. Naruto explicou que ele também havia sofrido uma vida solitária incansável, mas mais tarde foi salva por ter amigos. Gaara entendeu e se retirou com Kankurō e Temari, enquanto Naruto estava voltando para Konoha com Sakura e Sasuke.

Busca por Tsunade[editar | editar código-fonte]

Após a fracassada invasão resultar na morte do Terceiro Hokage, Jiraiya foi colocado para encontrar um quinto Hokage, que seria Tsunade. Ele convenceu Naruto a ir com ele com a promessa de lhe ensinar um jutsu novo que seria mais forte que o Chidori de Sasuke. Ao longo do caminho, eles se encontraram com Kisame Hoshigaki e Itachi Uchiha, dois membros da Akatsuki, que procuravam capturar o Nove-Caudas selado dentro de Naruto. Jiraya foi capaz de fazê-los fugir, mas Naruto foi introduzido com a organização que viria a ser mais um problema para ele na Parte II. Para prepará-lo para seus encontros futuros, Jiraiya lhe ensinou como usar o Rasengan, um jutsu criado por Minato. Enquanto Naruto conseguiu completar as duas primeiras etapas do processo de aprendizagem com pouca dificuldade, ele lutou para completar a terceira e, assim, dominar a técnica.

Naruto e Jiraiya finalmente encontraram Tsunade, o candidato ideal para a posição de quinto Hokage. Quando ela recusou a oferta, e insultou todos aqueles que tinham anteriormente detido esse título, Naruto ficou irritado e desafiou ela para uma luta e atacou com um Rasengan incompleto. Apesar de sua tentativa fracassada de golpe, Tsunade foi surpreendida por seu progresso e fez uma aposta com ele: se ele pudesse dominar a técnica em uma semana, ela lhe daria o seu colar, mas se ele não conseguisse, ela iria tomar o seu dinheiro e sua carteira de rã, Gama-chan. Naruto concordou, e começou a praticar, em uma semana, ele ainda tinha que terminar o treinamento. Desapontada, Tsunade reuniu-se com Orochimaru, o assassino do Terceiro Hokage, e Naruto, Jiraya e Shizune, assistente de Tsunade, tentou impedi-la de ajudá-lo.


Tsunade acabou não tendo nenhuma intenção de ajudar Orochimaru e lutou contra ele e seu ajudante, Kabuto Yakushi. Quando Kabuto a deixou incapaz de lutar, Naruto, Jiraiya e Shizune vieram em seu auxílio. Embora Naruto estivesse apanhando por Kabuto e Tsunade disse a ele para correr, Naruto recusou e usando clones de sombra para ajudá-lo a compõem, Naruto foi capaz de atingir Kabuto com um Rasengan perfeito, derrotando Kabuto e ganhando a aposta. Impressionada por sua determinação em manter a sua palavra e a sobreviver contra um adversário superior, Tsunade deu-lhe o colar, assim que Orochimaru e Kabuto partiram, Tsunade aceitou a posição de quinta Hokage. Eles voltaram para Konoha, Tsunade estava confiante acreditando que Naruto um dia se tornaria um grande Hokage.

Resgate de Uchiha Sasuke[editar | editar código-fonte]

Depois de voltar com Tsunade (no anime, após o retorno da missão no País do Chá), Sasuke começou a cair na oferta de se juntar com Orochimaru. Ele começou atacando Sakura e Naruto, não como companheiros de equipe, mas como inimigos, e acabou desertando de Konoha, a fim de buscar poder com Orochimaru. Sob a escolta do Quarteto do Som de Orochimaru, Sasuke saiu para se juntar com Orochimaru e Naruto se juntou a uma equipe de recuperação que o levaria de volta. Enquanto os outros membros da equipe lidaram com o Quarteto do Som, Naruto finalmente se envolveu em uma luta contra com o quinto membro do Quarteto do Som, Kimimaro Kaguya. No entanto, ele não foi capaz de vencê-lo, mesmo com clones de sombra avançados com o chakra da Kyūbi. Quando Naruto estava prestes a ser morto, ele foi salvo por Rock Lee , que lhe disse para continuar a busca de Sasuke enquanto ele lutava contra Kimimaro.

Naruto finalmente parou Sasuke em um lugar chamado Vale do Fim, muito perto da fronteira do País do Fogo e do País do Som, e lutou com Sasuke. Com Sasuke determinado a matar Naruto em sua busca pelo poder, Naruto decidiu que ele teria de levar a batalha a sério, se era para trazer Sasuke de volta. Naruto aproveitando o chakra da Kyūbi subiu a um nível superior na luta. Sasuke, empurrado a seus limites, conseguiu desenvolver o Sharingan completamente, extremamente avassaladora sobre Naruto. Naruto, mesmo com o chakra da Kyūbi, foi derrotado, ele aumentou mais ainda o seu chakra, e uma aura vermelha do chakra da Kyūbi no Yōko, na forma de uma raposa, o rodeava. Sasuke então tirou o poder da segunda fase de seu selo amaldiçoado para lutar contra Naruto. Os dois tiveram um confronto final, Naruto com seu Rasengan (reforçado pelo chakra do Nove-Caudas) e Sasuke com seu Chidori (habilitado pelo selo amaldiçoado). Em contacto, um gigante globo negro foi formado de energia e os rodeou. Na confusão, Sasuke atingiu Naruto no tórax, enquanto Naruto arranhou a bandana de Sasuke. Sasuke ganhou a luta, mas depois de olhar para Naruto inconsciente, ele não pôde matar seu melhor amigo, então ele simplesmente continuou em seu caminho para Orochimaru.

Hatake Kakashi e Pakkun não chegaram a tempo de parar Sasuke, e partiu com Naruto. No hospital, Naruto prometeu para Sakura que iria trazer Sasuke para casa algum dia. Logo depois, Jiraiya chegou de repente, dizendo para Naruto ir treinar com ele durante três anos anteriores. Ele também disse a ele para desistir de Sasuke, pois ele não é diferente de Orochimaru. Naruto aceita treinar com Jiraiya, mas rejeita a desistir de Sasuke.[10]

Naruto Shippūden[editar | editar código-fonte]

Resgate do Kazekage[editar | editar código-fonte]

Quando Naruto voltou para Konoha, os restantes membros da Team 7 foram colocados no novo Time Kakashi. Como sua primeira ordem de negócios, Kakashi deu-lhes um outro teste com os sinos, desta vez o único objetivo era obter realmente os sinos, e que Kakashi iria usar o seu Sharingan contra eles. Apesar de suas capacidades tivessem melhoradas, Naruto e Sakura ainda não eram capazes de vencer Kakashi, e foi só ameaçando estragar o final do último livro Icha Icha que distraiu Kakashi tempo suficiente para tomar os sinos. Naruto encontrou com seus velhos amigos, que ouviu falar que todos eles já haviam se tornado Chūnins e Jōnins e que Gaara, o novo Kazekage, tinha sido seqüestrado pela Akatsuki. O Time Kakashi partiu para Sunagakure para salvá-lo.[11]

Ao chegar em Sunagakure, Chiyo foi adicionada ao Time Kakashi, e seguiram a trilha da Akatsuki. Ao longo do caminho, eles encontraram um corpo falso de Itachi Uchiha, que os desafiou na batalha. Kakashi e Naruto se uniram para derrotar o sósia, antes de prosseguir para o esconderijo da Akatsuki. Lá, eles encontraram o corpo de Gaara, na posse de Deidara e Sasori. Quando Deidara voou com o corpo de Gaara, Naruto e Kakashi o perseguia, deixando Sasori para Chiyo e Sakura. Embora inicialmente incapazes de capturar Deidara, Kakashi foi capaz de usar seu Mangekyō Sharingan para distrair Deidara, dando uma oportunidade para Naruto para atacá-lo e recuperar Gaara. Deidara escapou, e Naruto e Kakashi se reuniram com Sakura e Chiyo.

Apesar de Sakura tentar curar Gaara, ele já havia morrido, vítima do Fūinjutsu: Genryū Kyū Fūjin. Irritado que Gaara tinha morrido porque ele era um Jinchūriki, algo que ele nunca tinha solicitado e tinha sofrido por toda sua vida, Naruto reclamou com Chiyo, aquela que havia selado o Ichibi no Shukaku em Gaara primeiramente. Para compensar o que tinha feito, Chiyo, com a ajuda de Naruto, ressuscitou Gaara, à custa da vida de Chiyo. Gaara acordou cercado por amigos, e, após o funeral de Chiyo, Naruto e Gaara, finalmente, apertaram as mãos, como um sinal de sua estreita relação. Depois, Naruto e sua turma voltaram para Konoha.[12] [13] [14]

O Ataque de Hidan e Kakuzu[editar | editar código-fonte]

Kakashi, esperando preparar Naruto para seu próximo encontro com Sasuke, treinou-o para criar um novo jutsu baseado no Fūton. Naruto tinha que treinar com clones de sombra para dominar a manipulação do vento em apenas uma fração do tempo. Quando ele fez isso, Kakashi deixou com a tarefa de combinar o que tinha aprendido com o Rasengan. Ele explicou que a natureza do chakra uma infusão com o Rasengan de Minato era o que tinha a intenção de fazer quando ele criou o Rasengan, mas não tinha sido capaz de o fazer antes de morrer. Kakashi acredita que Naruto é capaz de provar o sucesso que seu pai não pôde, Naruto inspirado para fazer o seu melhor.

Enquanto ele lutava para criar seu novo Rasengan, o resto de Konoha estava mobilizada para lidar com os membros da Akatsuki, Hidan e Kakuzu. Quando os dois conseguiram matar Asuma, Kakashi deixou Yamato encarregado de supervisionar a formação de Naruto para que ele pudesse ajudar o Time 10 a vingar a morte de Asuma. Depois que ele conseguiu um jutsu utilizável, Naruto e o Time Yamato foram ajudar o Time 10, chegando a tempo de salvar Kakashi e o Time 10 de Kakuzu. Naruto se envolveu em uma luta com Kakuzu sozinho utilizando o Fūton: Rasenshuriken, formado com a ajuda de clones de sombra.[15] Depois de golpear Kakuzu com o ataque, dois de seus corações foram destruídos, e seu coração final foi deixada à beira da falência.[16] Cansado pelo esforço, as lesões de Naruto foram curadas enquanto Kakashi acabou com Kakuzu.[17]

Após voltarem para Konoha, Naruto foi proibido por Tsunade de usar o Fūton: RasenShuriken novamente. A técnica causou ferimentos leves no braço de Naruto. Mesmo que eles não eram tão maus como os ferimentos seus adversários, era prejudicial suficiente para causar o braço para ser médico, se além do reparo realizado novamente com o contato da mão dele e do adversário, ameaçando ele e sua esperança de continuar a ser um ninja. Naruto diz que ele percebeu isso, mas alegou que ele compreendeu o seu próprio corpo melhor do que ninguém.

Invasão de Pain[editar | editar código-fonte]

Naruto (no Modo Eremita), Fukasaku, Gamaken, Gamahiro, Gamabunta e Gamakichi são invocados no centro de Konoha. Percebendo que Pain tinha destruído praticamente toda a aldeia, Naruto fica enfurecido e destroi o Gakido,uma Marionete também conhecida com 1 dos 6 caminhos de pains com um soco muito forte antes que esse pudesse atacar Tsunade. Naruto manda Tsunade fugir, instruindo-a a fazer com que nenhum morador inserviste na batalha.[18]

O Caminho Animal de Pain invoca um número de animais para atacar Naruto, que usou a força maior que lhe foi concedida pelo Sennin Mōdo para bater de lado com seus aliados sapos. Enquanto eles lidavam com as invocações, Naruto eliminou o Caminho Preta com o Kawazu Kumite antes de preparar os frutos da sua formação senjutsu: um Rasen Shuriken aperfeiçoado. Ele lançou o ataque a demais órgãos de Pain, e expandiu-se quando ele se aproximava deles, desintegrando o Caminho Humano. Com pouco chakra por causa do ataque, Naruto criou uma armadilha para levar o Caminho Animal para dentro da boca de Gamabunta, onde Naruto foi capaz de derrotá-la com seu Senjutsu: Rasenrengan sem a interferência dos outros corpos de Pain.

Sem energia natural e, assim, saindo do Modo Eremita, Naruto teve que Fukasaku invocar um dos clones da sombra do Monte Myōboku. Como solução para a sua incapacidade de ter um fornecimento constante de energia natural, ele tinha alguns clones da sombra se reúnem para ele. Revitalizado, Naruto atacou com outro Rasen Shuriken, só para o Caminho Preta aparecer e absorver o ataque. Ele distraiu o Caminho Deva com uma cortina de fumaça, e jogou outro Rasenrengan no Caminho Naraka, derrotando-o.

Embora tivesse vencido quatro dos seis corpos de Pain, Naruto foi capturado por uma combinação de esforços do Deva e Caminhos Preta. O Caminho Preta absorveu seu chakra para ter certeza que ele não era mais uma ameaça, mas, sendo incapaz de lidar com a energia natural, o Caminho Preta se transformou em uma estátua de sapo, permitindo Naruto se libertar. O Caminho Deva capturou Naruto novamente, e matou Fukasaku quando ele tentou entrar para ajudar. Enquanto Naruto estava imobilizado, o Caminho Deva disse para Naruto de seus planos para a paz mundial. Quando Naruto discordou com seus pontos de vista, a morte de Jiraiya é ser um subproduto de que a paz, o Caminho Deva pediu Naruto para uma melhor solução.[19]

Antes que ele pudesse responder, Hinata apareceu para ajudar Naruto. Ela confessou seu amor por Naruto (muito chocante para ele) e se envolveu em uma batalha contra Pain, onde seus esforços foram inúteis para salvá-lo. Quando ela estava aparentemente morta, Naruto ficou furioso, e explodiu em sua forma de seis caudas. Seu colar reagiu, em um esforço para acabar com a transformação, mas o Nove-Caudas destruiu rapidamente e atacou Pain. Incapaz de lidar com esta nova ameaça, o Caminho Deva se retirou para um local onde ele pudesse usar o Chibaku Tensei, atraindo e contendo Naruto. Dentro de seu subconsciente, Naruto pensou nos planos de Pain para a paz, e pediu para alguém para ajudá-lo com uma resposta. Através de seu sofrimento, a Nove-Caudas tentou atrair Naruto para que ele destruísse o selo onde a forma de oito caudas foi libertado, quebrando o Chibaku Tensei de Pain. Antes que Naruto pudesse liberar completamente no Nove-Caudas, porém, seu pai, Minato, apareceu no subconsciente de Naruto para que ele parasse.

Minato revelou que ele havia projetado o selo do Nove-Caudas para permitir uma impressão de si mesmo para aparecer, se alguma vez o selo estivesse prestes a quebrar, um mecanismo de proteção para ele visar proteger seu filho. Pegando nisto, Naruto percebeu que o Quarto Hokage foi seu pai, e ficou muito feliz por finalmente saber quem foi seu pai. Minato revelou que ele havia selado a Kyūbi em seu próprio filho porque ele pensou que Naruto iria um dia encontrar o uso para ele e, finalmente, parando o Tobi.[20] [21] Eles também discutiram o conceito de paz, e Minato revelou que o ódio deu lugar à dor, e que ninja deve encontrar uma maneira de acabar com o ódio. Enquanto Naruto duvidou que ele pudesse fazê-lo, Minato respondeu que ele acreditava que Naruto seria capaz de encontrar a resposta, e restaurou o selo de Nove Caudas antes de desaparecer.

Lá fora, Naruto saiu da Chibaku Tensei, com a influência do Nove-Caudas e retornou ao Modo Eremita. Ele colidiu em um tempo final com o Caminho Deva, e aproveitou o intervalo de cinco segundos entre os seus ataques para finalmente derrotá-lo com seu Rasengan e vencer a batalha. Usando receptores de chakra de Pain, Naruto procurou Nagato, a mente base dos corpos de Pain, para finalmente responder à sua pergunta anterior sobre a paz. Naruto admitiu que ele odiava Nagato, mas conteve-se o tempo suficiente para perguntar como Nagato, um aluno de Jiraiya, acabou desta forma. Depois de ouvir o passado de Nagato e seus motivos para desejar a guerra, Naruto concordou sobre alguns pontos, mas rejeitou a conclusão geral sobre a alegação de que era diferente dos ideais de Jiraiya. Para quebrar o ciclo de ódio, Naruto disse à Nagato e Konan que, apesar de odiá-los, ele não iria matá-los.

Espantado com a determinação de Naruto para a sua resposta, Nagato disse que acredita em Naruto, e usa o Gedō: Rinne Tensei no Jutsu para reviver todas as pessoas que ele tinha matado em Konoha, à custa de sua própria vida. Com isso, Naruto[22] ajudou Konan a resgatar os corpos de Nagato e Yahiko para o enterro em Amegakure. Após a confirmação de que ela tinha deixado a Akatsuki, Konan deu um buquê de flores de papel para Naruto, simbolizando uma nova aliança.

Ele então criou um memorial para Jiraiya e deixou as flores e Dokonjō Ninden em uma pedra com o kanji para o professor (师, shi).

Reunião dos Cinco Kages[editar | editar código-fonte]

Quando Naruto ficou exausto voltando para a aldeia, Kakashi chegou a empo de encontrá-lo e levá-lo em suas costas. Ele foi saudado por toda a aldeia e celebrado como um herói. Logo depois, ele descobriu que Tsunade havia entrado em estado de coma em conseqüência de proteger os moradores de Pain. Sakura tentou animá-lo, mas seus esforços foram interrompidos pela notícia de que Danzou Shimura substituiu Tsunade como Hokage e ordenou que Sasuke fosse executado como traidor da vila. Naruto e Sakura, questionando Sai sobre Danzō, esperavam saber como eles podiam mudar a idéia, mas foi incapaz. Suas perguntas ganhou a atenção de dois ninjas de Kumogakure, Karui e Omoi. Disseram para Naruto e Sakura sobre o trabalho de Sasuke com Akatsuki e exigiram qualquer informação que eles pudessem dar e que seri útil. Para poupar o sofrimento de Sakura, Naruto se ofereceu, mas no final não conseguiram nenhuma informação sobre Sasuke. Naruto mandou os ninjas de Kumo lançarem toda a raiva que tinham de Sasuke nele mesmo, onde Karui aceitou, mas foi parada por Sai.

Enquanto Naruto se recuperava de seus ferimentos, ele pediu para Yamato e Kakashi para levá-lo para o País do Ferro para que ele pudesse pedir para o Quarto Raikage perdoar Sasuke. Yamato e Kakashi concordaram, mas quando eles chegaram e falaram com o Raikage, o Raikage recusou seu pedido e repreendeu Naruto. Naruto foi para uma pousada para considerar o que fazer, onde ele foi logo confrontado por Tobi, que perguntou como ele pôde mudar a mente de Nagato. Naruto ignorou a pergunta e perguntou a Tobi sobre seus planos com Sasuke. Tobi lhe contou sobre o Rikudou Sennin, o clã Uchiha, e a verdade sobre o massacre do clã Uchiha, que já dirigiu Sasuke por um caminho de vingança. Naruto insistiu em que ele ainda poderia chegar até Sasuke, mas Tobi riu e saiu, dizendo que Naruto e Sasuke estão fadados a lutar novamente.

Naruto começou a praticar com o Modo Eremita, na esperança de ampliar o alcance de suas habilidades sensoriais e, portanto, encontrar Sasuke. Sakura interrompeu-o, tendo chegado à País do Ferro para falar com ele. Ela disse a ele que o amava e ela já não tinha qualquer sentimento de Sasuke. Naruto, no entanto, não acredita nela, e disse que ela está mentindo para si mesma. Irritada com isso, Sakura insistiu que era verdade e que, portanto, não precisa cumprir sua promessa de trazer Sasuke para casa. Naruto disse que suas ações tinham nada a ver com a promessa e que ele só queria salvar Sasuke, optando por não revelar o que Tobi tinha dito sobre o clã Uchiha. Sakura então com os outros, disse que iam para casa.

Um dos clones de tinta de Sai se aproximou de Naruto, dizendo-lhe, o plano de Sakura e o resto dos 11 de Konoha para matar Sasuke e impedir o envolvimento de Konoha em outra guerra, e também mencionou que Sakura foi provavelmente ainda ama Sasuke e queria ser a única a impedi-lo de afundar ainda mais. Gaara também apareceu, que lhes contou sobre a Quarta Guerra Mundial Ninja e da decisão de proteger Naruto da Akatsuki. Gaara pediu que Naruto para pensar sobre todas as pessoas que estarão lutando e se ele gosta de Sasuke em seu nome e, como amigo Sasuke, para fazer o que era melhor dado suas ações. Quando Gaara saiu, Naruto considera o que todos falaram e começou a hiperventilar. Ele desmaiou e quando acordou, descobriu que Kakashi tinha saído para parar Sakura e lidar com Sasuke.

Usando um clone de sombra como um substituto, Naruto escapou de Yamato e perseguiu Kakashi usando seu Sennin Mōdo para acompanhar o chakra do último. Ele chegou a tempo de salvar Sakura de ser morta por Sasuke. Naruto fez uma última tentativa de argumentar com seu ex-amigo, solidarizar-se com sua dor e reconhecendo o sacrifício de Itachi. No entanto, Sasuke não se comoveu e deixou claro sua vontade de destruir Konoha. Chocado com a profundidade do seu ódio, Kakashi resolveu matar Sasuke, mas foi interrompido por Naruto, que chocou seu Rasengan com o Chidori de Sasuke. Ambos sobreviveram ao confronto. Até que Tobi e Zetsu chegaram para ajudar Sasuke. Antes de Sasuke sair, Naruto notou que ambos haviam se tornar ninjas de alta posição, e se eles nunca lutarem novamente, os dois iam morrer. Em resposta, Sasuke declarou que não tinha intenção de morrer, e prometeu matar Naruto primeiro. Ele saiu com Tobi e Naruto voltou para Konoha com seus companheiros de equipe, levando Karin junto.

Confinamento dos Jinchūrikis[editar | editar código-fonte]

Para manter Naruto a salvo da Akatsuki, os cinco Kages o enviaram junto com Yamato, Might Guy, Aoba Yamashiro e diversos ninjas de Konoha, para uma ilha remota no País do Relâmpago, sob a história que ele estava lá para estudar o ecologia da ilha. Após a chegada, Naruto encontrou Killer Bee e estava maravilhado com a sua maestria de seu Bijuu. Naruto solicitou o treinamento dele, mas B se recusou já que ele está em "férias". No entanto, Naruto provou ser um rapper capaz e bateu os punhos com ele, mas depois ele acidentalmente insultou B, enquanto rap. Naruto então usou seu Harem no Jutsu, a fim de persuadi-lo, mas sem resultados. Depois de ouvir que Naruto e B tinham colidido os punhos, Motoi levou Naruto à Cachoeira da Verdade, onde B começou seu treinamento para controlar o Hachibi. Motoi instruiu Naruto a sentar-se na plataforma em frente à cachoeira e fechar os olhos, e ele iria ver quem ele realmente era por dentro. Enquanto isso, Naruto foi recebido por uma outra versão de si mesmo, que repreendeu Naruto da rapidez com que as pessoas de Konoha mudou suas opiniões sobre ele.[23]

Tanto ele e seu Naruto interior começaram a brigar e ficaram equilibrados no nível fisico e chakra Sennin como ambos foram capazes de produzir exatamente o mesmo número de clones das sombra. Foi revelado que a batalha inteira estava acontecendo dentro de Naruto, como Yamato observou Naruto meditando ainda perto da cachoeira. De alguma forma, Naruto foi capaz de romper com a meditação, e questionou Motoi sobre a vida de B, a fim de descobrir como B foi capaz de conquistar a escuridão dentro de si. Depois de Motoi explicar a história do B e do Hachibi, ele revelou que, quando ele e B eram jovens, Motoi uma vez tentou matar B porque o seu ódio ao Hachibi por matar seu pai. Enquanto lembrava sobre como B e Gaara mudaram opiniões dos povos sobre eles, e que Naruto não estava certo se os moradores de Konoha realmente confiavam nele, Motoi foi atacado pela lula gigante. Pensando que a lula era B, Naruto gritou para ele parar. Felizmente, foi salvo por Motoi e B e Naruto ficou feliz ao ver os dois sendo capazes de retomar a sua amizade. Depois de unir forças com B, ele disse para Naruto para voltar para a cachoeira da Verdade. Confrontando o Naruto Interior, Naruto disse que ele deve ter fé em si mesmo, que começou a enfraquecer o primeiro e forçando-o a perguntar qual era o motivo de sua existência então. Naruto disse que ele era realmente ele e agradeceu a ele por empurrá-lo para ser a pessoa que ele é agora. Em seguida, ele abraçou o Naruto Interior quando ele tentou atacá-lo, que chorou e desapareceu. Após acordar e celebrar, B conduziu tanto Naruto como Yamato para uma sala especial dentro do templo secreto por trás cachoeira da Verdade, onde Naruto iria lutar contra a Kyūbi.

Dentro de seu subconsciente, depois de Naruto usar a chave para desbloquear o selo, a Kyūbi abriu as portas da gaiola e disparou uma Bijūdama em Naruto, mas B usou o pedaço restante do poder do Hachibi para conter o ataque. Enquanto no Sennin Mōdo, Naruto usou três de seus clones executando o Senpō: Chō Ōdama Rasengan sobre a Kyūbi como uma distração para ele vir de trás, jogá-lo contra o chão, e teve seus dois clones outros atacando-o de cima com o Fūton: Rasengan, causando grande dano e dando a chance de Naruto para drenar o seu chakra. No entanto, a Kyūbi plantou seu ódio dentro do seu chakra drenado, e de repente ela começou a consumir Naruto, fazendo-o perder o controle e forçá-lo fora do Sennin Mōdo. Pouco antes de Naruto ser completamente sucumbido, sua mãe, Kushina Uzumaki, apareceu. No início, Naruto acreditava que Kushina era a Kyūbi disfarçada, deixando ela com raiva e espancando Naruto na cabeça. Kushina, em seguida, pediu desculpas por seu temperamento curto, dizendo para Naruto que ela esperava que não era um traço que ele herdou dela. Percebendo isto ele descobriu que Kushina era sua mãe, e Naruto começou a chorar e a se encher de felicidade e abraçou-a com força. Com sua alegria, a influência de difundir a Kyūbi parou, para grande surpresa de Yamato e B. Naruto e Kushina conversaram, com Naruto perguntando como Kushina e Minato se conheceram. Kushina timidamente disse-lhe sua história e, depois, Naruto elogiou seu cabelo, e disse-lhe que o amava, para grande surpresa de Naruto, em seguida, deixando-o muito feliz.

Fora de seu subconsciente, quando Naruto estava mostrando B e Yamato sua nova forma, Naruto rapidamente sentiu Kisame escondido dentro de sua Samehada, detectando suas emoções negativas, o que surpreendeu Kisame. Kisame quando tentou escapar, Naruto usou sua estonteante velocidade e Kisame rapidamente chocou-se contra a parede com um soco poderoso de Naruto. No entanto, Kisame foi capaz de retirar o de Naruto, que ficou preso na parede, deixando Yamato para trás para ajudar a libertá-lo e colocar um curativo, enquanto B perseguiu Kisame. Naruto e Yamato, em seguida, encontraram-se com os outros enquanto eles observavam a batalha de Might Guy e Kisame à distância. Após a batalha, Kisame foi contido ninjas de Konoha e Kumo e tentou interrogá-lo, no entanto Kisame foi capaz de se suicidar e comprometeu de modo que não conseguia mais alguma informação dele. Chocado com essa ação, Naruto percebeu que até mesmo o shinobi da Akatsuki lutou por seus colegas. Quando Guy, em seguida, abriu as informações do pergaminho de Kisame tinha tentado enviar para Akatsuki, é acionado para prendê-los nas prisões de água com tubarões convocados para manter o shinobi ocupado enquanto o último tubarão tomou o pergaminho, e nadou no oceano para levar para Akatsuki.

Guerra Mundial Ninja[editar | editar código-fonte]

Enquanto Naruto continuou treinando sob a supervisão do B, Naruto, de repente sentiu o chakra da Kyūbi dentro de Kinkaku com seis caudas, mesmo muito longe do templo em que Naruto está. Querendo investigar, Naruto foi capaz de enganar B para deixá-lo sair, mas foi parado por Shibi Aburame, juntamente com um grupo de ninjas de Konoha, que confirmou suas suspeitas anteriores de que algo estava errado. Iruka Umino, que passou a estar com eles, tentou enganar Naruto para acreditar que ele tinha uma segunda missão na ilha, mas Naruto decidiu sair de qualquer maneira e utilizou o Sennin Mōdo para passar pelos guardas, no processo de perda de seu protetor de testa. Com Naruto estando fora da câmara de isolamento de chakra e, finalmente, sentiu a guerra acontecendo em torno dele, e Iruka finalmente revelou à Naruto que ele tinha que ser mantido longe do campo de batalha, a fim de protegê-lo dos inimigos. No entanto, lembrando o que Nagato disse sobre a guerra, Naruto se recusou a permanecer no templo, e declarou que iria acabar com a guerra sozinho. Quando Iruka voltou a dar à Naruto seu protetor testa que caiu, ele imediatamente prendeu Naruto dentro de uma barreira, mas Naruto no Modo Controlado da Kyūbi facilmente, soltou-se da barreira e do Ninpō: Kage Mane no Jutsu de um membro do Clã Nara e evitou os kikaichūs que Shibi enviaram atrás dele. No seu caminho para a batalha, ele encontrou uma carta de Iruka em seu protetor na testa, em que Iruka disse-lhe que, no caso ele não conseguia parar de Naruto de fugir, ele perguntou se Naruto vai voltar vivo. Naruto então começou a comer a carta depois de lê-la.

Naruto e B, que tinha sido convidado por Iruka para vigiar Naruto e, finalmente, encontrou-se com ele, ambos romperam uma barreira que cercava a Ilha da Tartaruga antes que o Time de Barreira tivesse tempo suficiente para regenerá-lo. Depois disso, enquanto eles continuaram seu caminho para o campo de batalha, a Kyūbi puxou Naruto para seu subconsciente, repreendendo-o por usar de seu chakra tão descuidado. Chamando Naruto de ingênuo para pensar que ele pudesse parar a guerra por si mesmo, a Kyūbi tentou persuadi-lo novamente com o poder, mas sem sucesso, ganhou algum reconhecimento de Naruto. Após a Kyūbi lembrou Naruto sobre o dia que ele conheceu Sasuke e como ele foi consumido pelo ódio, mesmo assim, ele provocava Naruto sobre sua incapacidade de apagar o ódio dos outros e do mundo. Em retaliação, Naruto derrotou a Kyūbi com força. Enquanto olha para o animal preso diretamente nos olhos, Naruto exclamou para a Kyūbi com grande confiança de que ele planejava fazer algo sobre ambos Sasuke e da guerra. A Kyūbi, em seguida, cumprimentou Naruto condescendente para finalmente aprender a se levantar por si mesmo. Naruto, enervante a Kyūbi com seu sorriso, disse que talvez um dia ele iria fazer algo sobre seu ódio também. A Kyūbi o repreendeu por acreditar que, mas Naruto, determinado como sempre, prometeu a Kyūbi que valeria a pena um tiro, foi quando ele saiu, deixando a grande besta sem palavras.[24]

Algum tempo depois, Tsunade e A chegaram para impedir a passagem dos dois. Naruto tentou argumentar sobre o seu caminho, mas A não ouviu sobre isso. Então, Naruto experimentou usar sua velocidade para ignorá-los, mas A usando a sua Raiton no Yoroi, combinando sua velocidade e sua força. Naruto então experimentou falar com Tsunade sobre permitir a sua passagem, mas Tsunade afirmou que ela tinha que seguir o seu papel como líder das Forças Aliadas. Compreendendo a posição de Tsunade, Naruto fez outra tentativa para eles deixarem a sua passagem, mas apenas foi interceptado por A outra vez. A então declarou para Naruto que, se ele continuasse insistindo, ele teria que matar ele; acreditando que ele iria ganhar tempo para as Forças Aliadas. A tentou dar um soco em Naruto, mas foi bloqueado por Killer Bee. Então Tsunade se lembrou das palavras de Naruto que, não ia morrer até se tornar Hokage, então tomou sua própria decisão de deixar Naruto passar. Mais tarde, quando Bee derrotou A com o Lariat, ele explicou que, a força deles não iam para eles não eram só de seus Bijūs, mais também por causa que tinham pessoas especiais para eles. Então A totalmente ligado com sua Armadura, atacou Naruto com seu melhor soco, mas Naruto conseguiu desviar. Então A disse que, para que ele permitisse a passagem de Naruto, ele teria que, fazer o seu prórpio teste. Então ele permite a passagem dos dois.

Então eles vão andando até encontrarem Nagato e Itachi Uchiha. Depois ele teve uma conversa rápida com Nagato e, Itachi, a batalha começa. com Itachi atacando Naruto com o Katon: Gōkakyū no Jutsu, mas B o defendeu com a Samehada. Enquanto Naruto luta com Itachi, ele diz pra Itachi sobre o atual estado de Sasuke, mas assegurou-lhe que tinha um plano para mudar ele de lado. Depois Nagato invoca o cão e o pássaro, e, lembrou a Naruto que ele tinha que atacá-lo diretamente. Como Itachi desviou para o pássaro de Nagato, ele ativa o Mangekyō Sharingan, quando Naruto olha para Itachi, o corvo que Itachi colocou na boca de Naruto, sai e olha para Itachi, fazendo ele parar. Itachi usa o Amaterasu no cão invocado de Nagato, e em seguida, usa o Amaterasu em Nagato e, em seu pássaro. Itachi explica que o corvo usou Kotoamatsukami, liberando-o do controle de Kabuto. Nagato, tendo sua personalidade completamente removida por Kabuto, usou sua habilidade do Caminho Asura para conter tanto Naruto e B, respectivamente, mas antes que Nagato possa remover a alma de Naruto, Naruto e B são posteriormente resgatados por Itachi com seu Susanoo. Após Nagato usar o Chibaku Tensei como uma tentativa de prendê-los, Naruto usou sua Rasenshuriken, juntamente com Yasaka Magatama de Itachi e o Bijūdama de B, para atacar o centro da técnica de Nagato, efetivamente destruindo-o. Depois de Itachi selar Nagato com sua espada Totsuka, ele disse a Naruto que ele iria parar o Kuchiyose: Edo Tensei de Kabuto enquanto Naruto se concentraria na luta contra Tobi. Naruto insistiu para Itachi ver Sasuke de novo, mas ele recusou, dizendo que ele deveria deixar o seu irmão para seus amigos. Depois Itachi foi para esquerda, Naruto e B continuaram caminhando para um destino desconhecido.

Naruto vai o encontro de Gaara , e lá vence o antigo Tsuchikage e com muito esforço o antigo Raikage , enquanto Gaara e o atual Tsuchikage lutam contra o poderoso ex Mizukage.Depois disso ,os clones que Naruto havia clonado começaram a aparecer nos outros campos de bataha da Aliança Shinobi,com a ajuda de cada um eles conseguem vencer todos os mortos revividos pelos Edo Tensei.Porém foi revelado que Mu,o antigo Tsuchikage que havia sido ressucitado,havia criado uma divisão do corpo que no qual foi selada.A comando de Kabuto,Mu invoca o Edo Tensei de Madara Uchiha e com isso vão em direção ao campo de batalha onde Naruto(um Kage Bushin) Gaara Ohnoki,o atual Tsuchikage e outros soldados da Aliança estavam.Então uma feroz batalha é travada,onde a maioria dos soldados são mortos por Madara, e com isso Naruto utiliza todas as suas forças restantes combinadas com o Chakra mandado por Kurama(Kyuubi)para poder impedir Madara.Com poucas forças,os Kages chegam então para darem conta de Madara e fazem uma promessa a Naruto de derrotarem-o e então iniciar um novo futuro,com essas palavras o Kage Bushin de Naruto desaparece levando consigo as palavras dadas aos Kages.Naruto então é alcançado por B,que havia sido deixado pra trás para se aliviar,e após isso tudo Naruto e B dão de cara com o Homem de Máscara,que havia fingido ser Madara Uchiha desde o início,junto com seis dos antigos jinchuurikis das Bijuus:,Nibi,Sanbi,Yonbi,Gobi,Rokubi e Shishibi(Menos a Ichibi,onde no qual não tinha um jinchuuriki para ser usado,no qual seria o Gaara se ele estivesse morto),dando então o início da batalha final

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Como personagem da título da série, Naruto aparece em cada filme da série . Ele geralmente aparece como o personagem principal em uma missão com colegas de Konohagakure. Gekijōban Naruto Shippuden, marca a primeira aparição de Naruto em sua aparência na Parte II[25] [26] . Ele também aparece em todas os quatro OVA's produzidos para a série: ajudar seu amigo Konohamaru Sarutobi encontrar um trevo de quatro folhas no primeiro;[27] escoltar um ninja para a sua aldeia e lutar contra o criminoso que roubou a aldeia "Água Herói" no segundo;[28] e participando de um torneio no terceiro.[29] Ele aparece como um personagem coadjuvante no mangá spin-off intitulado Rock Lee no Seishun Full-Power Ninden, onde seu companheiro ninja de Konohagakure Rock Lee é o personagem principal.[30]

Naruto é um personagem jogável em jogos de video-game. Em vários títulos, é possível acessar uma versão especial dele reforçada com o poder da Raposa de Nove Caudas. Em vários jogos da série Ultimate Ninja ele é jogável com suas próprias versões de Taijutsu, enquanto veste seu traje.[31] Naruto Shippuden: Gekitou Ninja Taisen EX marca a primeira aparição de Naruto com sua aparência em Shippuden, em um game.[32] Para o 10º aniversário da série, Masashi Kishimoto fez uma ilustração de Naruto como Hokage.[33] Este retrato de Naruto mais tarde aparece como um personagem secreto no jogo Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2.[34] Ele aparece em vários crossovers de jogos de vídeo-game que apresentam combates contra personagens de Naruto contra outro manga; estes jogos incluem Battle Stadium D.O.N, Jump Super Stars e Jump Ultimate Stars.[35] [36] [37] Um avatar de Naruto fez uma aparição no MMORPG Second Life para uma Jump Fest promocional intitulada Jumpland@Second Life,em ''Naruto Ultimate Ninja Storm 3 vem com o Naruto com o traje de Goku.[38]

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Imagem de uma bandana similar a usada pro Naruto na série.

Devido ao preconceito e solidão, sofrido na infância, Naruto desenvolveu um desejo por reconhecimento. Para alcançar isso, Naruto puxaria brincadeiras ao redor da aldeia e até mesmo indo até lutar pelo título de Hokage. Mesmo depois de se formar na academia, Naruto ainda estava determinado a ser reconhecido, mas como ele fez e mais conexões com os outros, suas razões para querer se tornar Hokage sofreram uma mudança, tendo menos a ver com o desejo de reconhecimento, e mais querendo usar a força para proteger sua casa e as pessoas próximas a ele. Como observado por Tobi, Naruto é um crente fervoroso na vontade do fogo, comparando-o a Hashirama Senju neste aspecto.[39] A imparável determinação de Naruto e o forte crescimento com os impactos da vida ao seu redor, até mesmo seus inimigos foram afetados por sua empatia. Ambos Kakashi e Temari tinha referido o incrível carisma de Naruto como um "poder exclusivo" que lhe permite mudar as opiniões do mundo dos outros.

Naruto é mais proeminente caracterizado por sua hiperatividade, sendo exuberante, impaciente, impulsivo e desatento. De acordo com Kakashi, Naruto aprende através de seu corpo. Ele é relativamente ingênuo e simples, demora a compreender um princípio ou uma situação, e muitas vezes exigindo uma analogia simplista, a fim de compreender o que está sendo explicado para ele. Em geral, Naruto responde melhor à concorrência e possui um grande grau de confiança em si mesmo, proclamando que ele vai dominar qualquer técnica que está aprendendo em uma fração do tempo normal, embora ele não hesita em pedir ajuda se precisar.

Naruto tem uma série de outras características distintas também. Herdou o seu slogan "Dattebayo!" (ばよだって!) de sua mãe, Kushina Uzumaki, quem dizia "(da)ttebane" ("(だ)ってばね") quando animada ou frustrada. Ele também tem um capricho infantil de manter seu dinheiro em uma carteira em forma de rã verde gordinho que ele carinhosamente chama de "Gama-chan". Ele também é muito impetuoso e raramente presta atenção ou tem formalidade social. Ele quase que exclusivamente come ramen, e é um cliente freqüente no Ichiraku Ramen. Ele também designado como um pervertido, algo que tende a ser repreendido por Sakura, assim como Iruka, e só se tornou ainda mais após ao conhecer Jiraiya. Ele sorri quase constantemente que durante sua infância, foi para mascarar a tristeza de sua vida solitária. Aqueles que estão mais próximos a ele são capazes de reconhecer quando o seu sorriso não é verdadeiro. Naruto também têm medo de fantasmas.

No entanto, quando a situação em que ele ou quando alguém querido está em apuros, Naruto pode ser muito feroz, e vai tentar entrar de imediato em seu auxílio. Esta é mais comumente vista na série através de sua interação com seus companheiros de equipe, Sasuke e Sakura Haruno. Naruto vê Sauske como um irmão, e durante toda a parte Shippūden ele se esforça para trazê-lo de volta para Konoha, apesar desse não dá atenção. Com Sakura, Naruto tem uma queda por ela, e fará tudo em seu poder para fazê-la feliz, mesmo que seja à custa da sua própria felicidade. Sai indicou que esta dedicação tem progredido até ao ponto de amor. Sai também observa que o esforço de fazer Sakura feliz e trazer Sasuke para casa são a fonte de dor interna de Naruto. No anime, Naruto diz para Shizuka que, embora ele ser apaixonado por Sakura, Naruto sabe que suas afeições são unilaterais de sua parte e ele mesmo diz que ela nunca poderá retribuir o afeto que ele tinha por ela, mas ele estava feliz, desde que Sakura estivesse feliz. Igualmente como Guy e Rock Lee, Naruto costuma fazer a "pose de cara legal".

Após a perda de seu mentor Jiraiya, conversando com seu próprio pai, e conversando com o assassino de Jiraiya e ex-aluno desse, Nagato, Naruto veio a entender o lado negativo da vingança, e deseja salvar Sasuke ainda mais da vingança. Naruto também tentou parar os ninjas de Kumo contra sua vingança contra Sasuke, uma vez que isso apenas criaria um ciclo de ódio. Parece que Naruto estava se tornando cada vez mais desesperado em sua busca para salvar Sasuke, pois ele estava disposto a tomar agressões físicas dos ninjas de Kumo só por causa de Sasuke, assim como ficar de joelhos diante do Raikage e implorar para perdoar Sasuke por seus crimes. Além disso, depois de descobrir com Tobi o motivo do ódio de Sasuke, Naruto decidiu e proclamou à Sakura, que estava tentando levá-lo a deixar a sua missão, que ele compreendeu verdadeiramente o que Sasuke é agora. Ele queria salvar Sasuke, não apenas por causa da promessa que fez à Sakura, mas também para si. No entanto, depois de descobrir que seus companheiros tinham o objetivo de matar Sasuke, e que ninguém na aldeia jamais aceitaria-o novamente, Naruto aparentemente sofreu de hiperventilação devido ao conflito extremo que lhe foi apresentado.

Após finalmente estar com Sasuke, Naruto simpatizou com o criminoso por seus atos, e se recusou a recuar ou para matá-lo, para encontrar uma terceira solução. Naruto chegou à conclusão de que os dois foram realmente destinados à lutar, como Tobi previu, e que quando isso acontecer, ele e Sasuke estarão no topo do ranking ninja, e aconteceria que os dois iriam morrer. Naruto é totalmente preparado para assumir o ódio de Sasuke como um amigo, e é, de certa forma, a única pessoa a não ter desistido dele. No entanto, como o resto de Konoha, Naruto finalmente desistiu de trazer Sasuke de volta como um cidadão da aldeia, acreditando que as palavras já não teriam qualquer efeito para o que lhes permite compreender uns aos outros, e resignou-se a lutar (e potencialmente matar) Sasuke para proteger Konoha. Para prevenir-se da morte quando ele lutar contra Sasuke, Naruto começou a treinar para dominar a Kyūbi, dizendo que ele foi executado por meio de ser um Jinchūriki e preparado para concluir a "técnica".

Naruto também tem demonstrado amar profundamente seus pais. Quando ele conheceu seu pai, apesar de estar com raiva dele por selar a Nove Caudas dentro dele, Naruto rapidamente superou sua raiva e ficou muito feliz e orgulhoso de ser o filho do quarto Hokage. Ele também abraçou chorando a sua mãe Kushina quando ele conheceu-a. Depois de saber como seus pais se conheceram e o que aconteceu durante o ataque da Kyūbi em Konoha, Naruto disse a sua mãe que ele pôde finalmente entender como um pai ama e senti que ele não pode culpá-la ou culpar Minato, em vez sentiu prazer em ser seu filho. Quando o Quarto Raikage critica como Minato era supostamente a "Criança da Profecia" e alegando que ele falhou quando ele morreu contra o Nove-Caudas, Naruto, lembrando que sua mãe lhe dissera sobre o amor de Minato e fé em seu filho, com raiva censurou o Raikage por estar insultando seu pai sem nem conhecê-lo, e que o Quarto Hokage não tivesse falhado em tudo.[40] Naruto também explica ao Raikage que, apesar de seus pais terem morridos um pouco depois de seu nascimento, os dois fazem ele forte. [41]

Desde o início da Quarta Guerra Mundial, e, por causa da Invasão de Pain, Naruto teve freqüentemente o pensamento de que era seu "dever" e "fardo" parar a dor e ódio, e que ele devia assumir isso sozinho. No entanto, Itachi apontou para Naruto que esta linha de pensamento, juntamente com o seu crescente poder, só faria-o arrogante. E, Itachi chegou até a apontar que se Naruto continuasse daquele jeito, um dia, ele poderia se tornar igual Tobi.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

As posições de mão que Naruto faz para ativar clones da sombra

Graças ao Bijuu que possui dentro de si, Naruto tem acesso a grandes reservas de chakra, uma forma de energia que permite que guerreiros ninja sejam capazes de realizar práticas sobrenaturais. Tal reserva adicional de chakra o deixa se valer de habilidades ninja que alguém de sua idade não seria capaz de usar normalmente. Porções do chakra da raposa se misturam constantemente com o de Naruto, mas ele também pode utilizar suas reservas quando se entrega ao ódio ou quando pede diretamente à raposa por seu poder. Quando o chakra da raposa é liberado, uma aura em forma de raposa envolve Naruto, com o número de caudas, variando de um a nove, representando o nível de liberação. A raposa também cura qualquer ferimento fatal (sendo que isso diminua sua vida) de naruto quando é liberada. Cada cauda aumenta drasticamente sua capacidade de luta, mas também o faz perder a racionalidade conforme mais caudas aparecem. Como o poder da raposa pode ameaçar a vida daqueles próximos a ele, Naruto procura limitar o uso de tal poder, mas eventualmente aprende a controlá-lo com a ajuda de sua mãe.[3]

Naruto se vale de suas reservas adicionais de chakra durante a série. Sua habilidade de conjurar sapos para ajudá-lo em batalhas é dependente do chakra da raposa, pois só consegue conjurar sapos maiores com a ajuda dela. Ele também aprende o Senjutsu, uma habilidade que aumenta seu poder que deriva dos sapos e depende da energia da natureza.[42]

O jutsu de elemento Fuuton que Naruto desenvolveu, Fuuton Rasen Shuriken

Após intenso treino com seus clones, Naruto complementa o Rasengan ao seu chakra e cria o Rasenshuriken, que causa danos a nível celular mediante impacto, mas também fere Naruto. Após seu treinamento nas artes Eremitas, Naruto resolve esse problema e aprende a atirar o Rasenshuriken em seus oponentes. Agora ele dominou o chakra da kyuubi e quando o usa fica semelhante ao Rikudou Sennin. Neste modo, Naruto consegue uma velocidade incrível que chega bem perto da de seu pai] Se. Ele também consegue detectar maldade dentro das pessoas,assim conseguindo detectar ninjas por perto com "más intenções" . Agora, mantém um bom relacionamento com Kurama (Kyuubi), podendo entrar em Modo Bijuu e ganho de novas habilidades

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em cada enquete oficial da Weekly Shonen sobre a popularidade da série, Naruto ficou cinco vezes em primeiro entre os principais personagens e a partir do início de 2012 já foi primeiro lugar duas vezes. [43] [44] Em 2006, Naruto perdeu seu status de top-two para Deidara, Kakashi e Sasuke na sexta enquete da revista.[45] Na pesquisa de 2011, Naruto foi mais uma vez primeiro lugar.[46] Merchandise foram feitas após o sucesso de Naruto, incluindo chaveiros,[47] figuras de ação.[48] Naruto foi sexto lugar no IGN Personagens Top's 25 Anime Characters of All Time, com o escritor Chris Mackenzie afirmando que, embora "Naruto na verdade não é o personagem mais popular em sua própria série na maioria das vezes", ele é "o motor que alimenta a franquia".[49] Em 2011 na edição do Guinness World Records Gamer , ele foi votado como o vigésimo nono melhor personagem aparecendo em jogos de vídeo-game.[50]

O personagem Naruto recebeu resposta positiva na maior parte da crítica em publicações impressas e on-line. O louvor foi dado por Joseph Szadkowski do The Washington Times que observou que Naruto "tornou-se uma sensação da cultura pop".[51] Naruto foi analisado pelo GameSpot Dodson Joe que observou que Naruto, apesar de ter uma vida "ideal", ainda sofre com o severo isolamento.[52] No entanto, ele foi elogiado por sua personalidade otimista por Carl Kimlinger do Anime News Network (A.N.N).[53] Escritores da Mania Entertainment o rotulou como um "personagem principal" com o desenvolvimento geral bom, apesar de alguns problemas iniciais.[54] [55] [56] Escrevendo para Popular Culture in Counseling, Psychotherapy, and Play-Based Interventions, Lawrence Rubin afirmou que enquanto Naruto tem uma personalidade otimista e hiperativo, a Raposa Demônio de Nove Caudas dentro de seu corpo simboliza as emoções negativas. Rubin concluiu que as lutas de Naruto para proteger a vila ajudá-lo a tornar-se uma "pessoa completa e madura".[57] Por outro lado, Christina Carpenter, da revisa Anime discordou com outros escritores, observando que enquanto Naruto é um "malandro simpático o suficiente", seu tipo de personagem foi feito já foi feito antes em muitos animes e mangás.[58] Seu relacionamentos com os outros personagens foi considerado muito bom por Charles White e Van Jason Horn do IGN[59] [60] mas notavelmente a rivalidade dele com Sasuke, como se mostra "sinais de maturidade" em Naruto.[61] No entanto, seu desejo de recuperar Sasuke após o fim da Parte I recebeu críticas como resultado de seu sofrimento anterior.[62]

Carl Kimlinger do Anime News Network, disse que enquanto suas cenas iniciais de luta são fracas quando comparado aos outros, seu encontro com Gaara é um de seus melhores momentos, pois supera a maioria de estereótipos shonen, devido às táticas de Naruto.[63] Theron Martin do A.N.N. e a Mania Entertainment's Justin Rich fizeram comentários semelhantes.[64] [65] A luta final do personagem contra Sasuke no final da Parte I recebeu como resposta, devido aos estilos de luta empregados, e o desenvolvimento do caráter resultante de sua rivalidade.[66] [61] As enormes mudanças físicas causadas pelo Demônio de Nove Caudas também têm sido o foco de críticos, como a perda de controle de Naruto fez com que ele se tornasse uma ameaça maior para os seus entes queridos que os antagonistas da série ".[67] [68] Carlos Santos do Anime News Network comentou sobre o crescimento do personagem na Parte II, especificamente a sua luta contra o Pain em que os comentários de Naruto sobre a paz e os meios pelos quais ela é alcançada toca em temas filosóficos nunca visto em uma série da shonen.[69] [70] Chris Beveridge de Mania Entertainment notou uma mudança de atitude de Naruto como ele age mais calmo e sério do que em arcos de história anteriores. O Senjutsu de Naruto foi elogiado como foi a sua preparação cuidadosa para a luta contra o Pain, o que resultou em uma grande exibição de habilidades de Naruto.[69] [71]

Referências

  1. Naruto capítulo 382, págs 09-11
  2. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 1. [S.l.]: Viz Media, 2003. ISBN 1-56931-900-6.
  3. a b Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 17. [S.l.]: Viz Media, 2007. p. 139. ISBN 1-4215-1652-7.
  4. Naruto capítulo 503, págs 17-18
  5. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 12. [S.l.]: Viz Media, 2006. ISBN 978-1-4215-0241-0.
  6. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 19. [S.l.]: Viz Media, 2007. p. 131. ISBN 1-4215-1654-3.
  7. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 26. [S.l.]: Viz Media, 2007. 58–60 pp. ISBN 1-4215-1862-7.
  8. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 21. [S.l.]: Viz Media, 2007. 58–60 pp. ISBN 1-4215-1855-4.
  9. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 12. [S.l.]: Viz Media, 2006. ISBN 978-1-4215-0241-0.
  10. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 26. [S.l.]: Viz Media, 2007. ISBN 1-4215-1862-7.
  11. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 31. [S.l.]: Viz Media, 2008. ISBN 978-1-4215-1943-2.
  12. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 19. [S.l.]: Viz Media, 2007. p. 131. ISBN 1-4215-1654-3.
  13. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 42. [S.l.]: Shueisha, 2010. p. 66-67. ISBN 978-85-7351-714-9.
  14. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 48. [S.l.]: Shueisha, 2011. p. 117-130. ISBN 978-85-7351-773-6.
  15. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 37. [S.l.]: Viz Media, 2009. ISBN 978-1-4215-2173-2.
  16. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 46. [S.l.]: Viz Media, 2009. ISBN 978-1-4215-3304-9.
  17. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 38. [S.l.]: Viz Media, 2009. ISBN 4-08-874364-6 Predefinição:Please check ISBN.
  18. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 45. [S.l.]: Viz Media, 2009. ISBN 978-1-4215-3135-9.
  19. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 48. [S.l.]: Viz Media, 2010. ISBN 978-1-4215-3474-9.
  20. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 52. [S.l.]: Viz Media, 2011. ISBN 978-1-4215-3957-7.
  21. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 47. [S.l.]: Viz Media, 2010. ISBN 978-1-4215-3305-6.
  22. Naruto
  23. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 57. [S.l.]: Shueisha, 2011. ISBN 978-4-08-870271-1.
  24. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 52. [S.l.]: Shueisha, 2011. p. 25-67. ISBN 978-85-7351-778-1.
  25. Naruto the Movie: Ninja Clash in the Land of Snow (DVD). Viz Video.
  26. Naruto Shippuden: the Movie (DVD). Viz Video.
  27. 紅き四つ葉のクローバーを探せ (DVD). TV Tokyo. Acessado em 2009-03-22.
  28. Naruto OVA - The Lost Story (DVD). Viz Video.
  29. ついに激突!上忍VS下忍!!無差別大乱戦大会開催!! (DVD). TV Tokyo.
  30. Taira, Kenji. ロック・リーの青春フルパワー忍伝 1. [S.l.]: Shueisha, 2012. ISBN 978-4-08-870442-5.
  31. Naruto: Ultimate Ninja English instruction manual. [S.l.]: Namco Bandai, 2006.
  32. NARUTO-ナルト- 疾風伝:TV東京 - Goods TV Tokyo. Visitado em January 29, 2008. Cópia arquivada em February 5, 2008.
  33. Kishimoto, Masashi. NARUTO―ナルト―[秘伝·皆の書]オフィシャルプレミアムファンBOOK (em <Língua não reconhecida>). Japan: Shueisha, December 4, 2009. p. 5. ISBN 978-4-08-874834-4.
  34. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 Cheat Code Central. Visitado em November 14, 2011.
  35. バトルスタジアム D.O.N (em japanese) Namco Bandai. Visitado em February 14, 2009.
  36. ガンバリオン公式ホームページ 開発タイトル一覧 JUMP SUPER STARS(ジャンプスーパースターズ) (em japanese) Ganbarion. Visitado em February 14, 2009. Cópia arquivada em July 3, 2008.
  37. ガンバリオン公式ホームページ 開発タイトル一覧 JUMP ULTIMATE STARS(ジャンプアルティメットスターズ) (em japanese) Ganbarion. Visitado em 2009-02-14. Cópia arquivada em May 22, 2008.
  38. Dragon Ball, Naruto, One Piece to Enter Second Life Anime News Network (August 13, 2011). Visitado em November 3, 2008.
  39. Naruto capítulo 462, página 14
  40. Naruto capítulo 541, páginas 10-11
  41. Naruto Capítulo 544, páginas 3-8
  42. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 35. [S.l.]: Viz Media, 2009. ISBN 978-1-4215-2003-2.
  43. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 22. [S.l.]: Viz Media, 2007. ISBN 1-4215-1858-9.
  44. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 12. [S.l.]: Viz Media, 2006. ISBN 1-4215-0242-9.
  45. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 33. [S.l.]: Viz Media, 2008. ISBN 978-1-4215-2001-8.
  46. Kishimoto, Masashi. Naruto, Volume 56. [S.l.]: Shueisha, 2011. ISBN 978-4-08-870218-6.
  47. 根付紐仕様のキーホルダー第2弾が早くも登場!! NARUTO-ナルト- 忍者根付2 (em japanese) TV Tokyo. Visitado em January 24, 2012.
  48. Naruto 12 Inch Action Figure Viz Media. Visitado em January 24, 2012. Cópia arquivada em August 9, 2008.
  49. Mackenzie, Chris (October 20, 2009). Top 25 Anime Characters of All Time IGN. Visitado em October 21, 2009.
  50. Top 50 video game characters of all time announced in Guinness World Records 2011 Gamer's Edition Gamasutra (February 16, 2011). Visitado em July 9, 2011.
  51. Szadkowski, Joseph (December 13, 2007). Ninjas, rabbids heat up games. The Washington Times Goliath. Visitado em January 25, 2012.
  52. Dodson, Joe (October 13, 2007). Franchise Player: Naruto GameSpot. Visitado em December 24, 2007.
  53. Kimlinger, Carl (August 4, 2008). Naruto DVD Box Set 9 - Review Anime News Network. Visitado em November 7, 2008.
  54. Moure, Dani (September 1, 2006). Naruto Unleashed Set 1.1 Mania Entertainment. Visitado em November 7, 2008.
  55. Rich, Justin (January 4, 2007). Naruto Box Set 02 (also w/Special Edition) Mania Entertainment. Visitado em November 7, 2008.
  56. Moure, Dani (January 5, 2007). Naruto Unleashed Set 1.2 Mania Entertainment. Visitado em November 7, 2008.
  57. Rubin, Lawrence C.. Popular Culture in Counseling, Psychotherapy, and Play-Based Interventions. [S.l.]: Springer Pub, 2008. 233, 234 pp. ISBN 0-8261-0118-6.
  58. Carpenter, Christina. THEM Anime Reviews 4.0 - Naruto T.H.E.M. Anime Reviews. Visitado em January 27, 2008.
  59. White, Charles (July 23, 2007). Naruto: "Kidnapped! Naruto's Hot Springs Adventure!" Review IGN. Visitado em November 7, 2008.
  60. Jason Van Horn (April 16, 2007). Naruto: "Jiraiya: Naruto's Potential Disaster!" Review IGN. Visitado em November 7, 2008.
  61. a b White, Charles (January 22, 2008). Naruto: "For a Friend" Review IGN. Visitado em November 7, 2008.
  62. Lawerence, Briana (October 6, 2009). 10 Male Headaches of Anime Mania Entertainment. Visitado em January 26, 2010.
  63. Kimlinger, Carl (November 2, 2006). Naruto GN 8-10 - Review Anime News Network. Visitado em March 4, 2008.
  64. Martin, Theron (February 29, 2008). Naruto Uncut DVD Box Set 6 - Review Anime News Network. Visitado em March 4, 2008.
  65. Rich, Justin (June 18, 2008). Naruto Box Set 06 (also w/special edition) Mania Entertainment. Visitado em November 7, 2008.
  66. Ellingwood, Holly (October 7, 2008). Naruto Uncut Box Set 10 Limited Edition (Advance Review) Active Anime. Visitado em November 19, 2011.
  67. Beveridge, Chris (November 17, 2010). Naruto: Shippuden Box Set 04 (also w/LE) Mania Entertainment. Visitado em October 8, 2011.
  68. Jones, Davey C. (January 18, 2008). Naruto Vol. 33 Active Anime. Visitado em November 18, 2011.
  69. a b Santos, Carlos (February 2, 2010). RIGHT TURN ONLY!! Naruto in Wonderland Anime News Network. Visitado em October 25, 2011.
  70. Santos, Carlos (July 6, 2010). RIGHT TURN ONLY!! Alice in the Country of Ninjas Anime News Network. Visitado em October 25, 2011.
  71. Beveridge, Chris (July 6, 2010). Naruto: Shippuden Episode #164 Mania Entertainment. Visitado em October 25, 2011.