Jutsu (Naruto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de hu:A Naruto dzsucuinak listája. Ajude e colabore com a tradução.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2010). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na série de anime e mangá Naruto, Jutsu (, lit. Técnica?)[1] é considerado qualquer técnica ninja que um ser humano dificilmente poderia aprender naturalmente. Os Jutsus dependem em algumas ocasiões da manipulação do Chakra, sendo essa dada normalmente por vários métodos, sendo o mais comum a realização dos selos de mão.

Fora da ficção, o termo japonês jutsu é utilizado para descrever qualquer técnica, habilidade ou arte (compreendendo em seu âmbito), artes em geral.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Baseado na dificuldade de um Jutsu, ele é dividido em seis níveis, de E até S. E, D, C, B, A, S, do mais fácil ao mais difícil, sendo que alguns Jutsus especiais, como aqueles passados na família (Hijutsu) ou pelo sangue (Kekkei Genkai), não têm classificação.

Os Jutsus se dividem em algumas categorias básicas, que se sub-dividem:

Ninjutsu[editar | editar código-fonte]

Ninjutsu é qualquer técnica que use manipulação de Chakra para ser realizada, e é a mais tradicional das artes ninja.[1] Geralmente precisam de selos manuais (que moldam o Chakra em formas específicas) e muita concentração para funcionarem com eficiência. Quanto maior for a experiência do ninja, mais rápida é a velocidade da técnica, e às vezes o uso de selos se torna desnecessário.

Alguns ninjutsus podem ser classificados como ninjutsus elementais, quando usam um elemento específico:

Além desses, existem combinações de elementos que só podem ser utilizados através de Kekkei Genkai (Linhagem Sanguínea Avançada) ou pelos Bijuu's:

  • Mokuton (Madeira) - Água + Terra;[2]
  • Hyouton (Gelo) - Água + Vento;[3]
  • Youton (Lava) - Fogo + Terra;[4]
  • Shouton (Cristal) - ? exclusivo do anime[5]
  • Ranton (Tempestade) - Relâmpago + Água;[6] [7]
  • Futton (Fervura) - Água + Fogo;[8]
  • Bakuton (Explosão) - ?terra + água
  • Shakuton (Calor) - Fogo + Vento [9]
  • Jiton (Magnetismo) - ?[10]
  • Meiton (Escuridão) - ? exclusivo de filme[11]
  • Kouton (Aço) - ? exclusivo de filme[11]
  • Jinton (Agilidade) - ? exclusivo de filme[11]

Existem também as Kekkei Touta, uma variante avançada de kekkei genkai.

  • Jinton (Pó) - Vento + Fogo + Terra;[12]

Outros ninjutsu incluem:

  • Kawarimi no Jutsu - Técnica ninja básica, quase todos os shinobis usam[13] Quando em perigo, o ninja põe algo no lugar dele, não se machucando. Normalmente se põe madeira com Henge no Jutsu transformado no ninja, ou qualquer outra coisa. sua primeira aparição foi em Naruto, Episódio 2.
  • Nawanuke no Jutsu - Ninjutsu básico[14] que permite que o ninja desamarre cordas.

Genjutsu[editar | editar código-fonte]

O Genjutsu manipula Chakra para atingir o sistema nervoso do adversário, confundindo e enganando os cinco sentidos (paladar, olfato, visão, audição e tato) para assim criar ilusões. Apesar de parecer algo simples, Genjutsus podem ser agressivos o bastante para paralisar um ninja experiente e deixá-lo em estado de choque, vulnerável a ataque ou permitindo assim a fuga do usuário de Genjutsu.

Mesmo o mais simples dos Genjutsus exige que o usuário tenha boa manipulação de chakra e seja inteligente o suficiente para saber usar esse tipo de técnica numa batalha. Da mesma forma, um ninja precisa ter uma capacidade intelectual razoável para conseguir reconhecer e desfazer um Genjutsu; ou, no caso do Clã Uchiha, ter o Sharingan desenvolvido e ativado. No entanto, tudo depende do nível da técnica utilizada.

Como o Genjutsu usa o Chakra da vítima contra ela mesma, a forma mais comum de cancelar seu efeito é interrompendo o fluxo natural de Chakra, através da técnica Kai. Se isso não funcionar, a dor intensa consegue acabar o efeito da ilusão, ou alguém livre do Genjutsu pode inserir seu próprio Chakra no fluxo da vítima para interromper a técnica. entre os Genjutsus, se destacam os usados por Sharingan e Mangekyou Sharingan.

Taijutsu[editar | editar código-fonte]

Taijutsus é uma forma de combate que se baseia nas capacidades físicas.[1] As técnicas podem envolver o uso das artes marciais (com estilos de luta específicos ou livres), e também qualquer tipo de aprimoramento das habilidades naturais do ninja. Por isso, Taijutsu se apóia principalmente na própria energia do corpo, sem muita necessidade de manipulação de Chakra em sua forma primitiva.

No entanto, misturar controle de Chakra com habilidades de combate corporal aumenta, e muito, a eficiência e o poder dos golpes, como o Jyuuken do Clã Hyuuga da Vila Oculta da Folha e os socos e chutes poderosos da Quinta Hokage, Tsunade, e de sua pupila, Sakura Haruno.

Um ninja bem treinado em Taijutsu pode muito bem lutar e cumprir suas missões sem precisar de ninjutsus ou genjutsus, como é o caso do mestre do Taijutsu Maito Gai, e de seu pupilo, Rock Lee.


Kekkei Genkai[editar | editar código-fonte]

Um kekkei genkai (血継限界 ?) é uma propriedade passada geneticamente dentro de um clã ou por mutação (ex: "Mokuton" do Shodai Hashirama Senju em Yamato) que não pode ser imitado ou duplicado por métodos normais, embora seja possível copiá-los usando manipulação genética ou atráves de transplante.[1] Kekkei genkai são benéficos, e geralmente ajudam um ninja durante as batalhas ou em outras situações. Kekkei genkai não pode ser copiado por nenhum tipo de sharingan ou Mangekyou Sharingan do Clã Uchiha Com inclusão de Kakashi Hatake como também o rinengam a evolução fina do Sharingan despertado por Uchiha Madara

Doujutsu[editar | editar código-fonte]

Doujutsu (Técnica Ocular) é o nome que se dá para as Kekkei Genkai mais avançadas, todas estão presentes nos olhos e aumentam as habilidades de Ninjutsus, Taijutsus e Genjutsus. Existem Jutsus que só podem ser executados com a ajuda desses Doujutsus, como alguns Hijutsus. Cada um dos Doujutsus tem uma habilidade própria, que apenas membros do determinado Clã possuem.

Ex: Sharingan (Clã Uchiha), Rin'nengan (Eremita dos Seis Caminhos, Nagato, Uchiha Obito), Byakugan (Clã Hyuuga), etc. O "Rin'negan" é o poder ocular mais poderoso, mas pode ser visto como uma mutação,tendo ele somente o Sábio dos Seis Caminhos, Uchiha Madara (um pouco antes de morrer), e após isso Nagato (que recebeu o Doujutsu de Madara como estratégia para futuramente Obito pegá-los).

Kinjutsu[editar | editar código-fonte]

Kinjutsus são Jutsus proibidos. As razões variam muito. Normalmente o criador ou a autoridade de um vilarejo Ninja (Vila Oculta) escolhe proibir um jutsu por ser "demasiado bom". Normalmente, o efeito desses jutsus são milagrosos, como a regeneração instantânea, a ressurreição ou a total destruição de uma vila inteira, porém o preço que o usuário deve pagar para fazê-lo é algo inaceitável. Outra razão da proibição seria pela maldade que ele gera. Como por exemplo izanami e izanagi que são jutsus proibidos do clã Uchiha.

Senjutsu[editar | editar código-fonte]

Senjutsus (Arte Eremita) (Utilizadores: Hashirama, Kabuto, Jiraiya, Orochimaru, Juugo, Naruto e Minato) são Jutsus que utilizam três (3) tipos de fontes de energia: a Força Espiritual, a Stamina e a Energia da Natureza (que pode ser obtida a partir da atmosfera, da terra, enfim de qualquer elemento da natureza).

Ao contrário dos Ninjutsus, que utilizam somente a energia interna do indivíduo (a Força Espiritual e a Stamina combinados formam o Chakra), o Senjutsu utiliza também a energia exterior, a Energia da Natureza, formando assim uma nova e mais poderosa forma de Chakra.

Lista de Jutsus[editar | editar código-fonte]

Bijuudama[editar | editar código-fonte]

A Bijuudama é o jutsu-base das bijuus, em que uma grande bola negra é criada a partir do chakra do bijuu, e arremessada para qualquer direção. Os jinchuurikis também podem usar esse jutsu, desde que estejam em sua forma bijuu. As variantes da Bijuudama são:

Renzoku Bijuudama O usuário dispara várias bijuudamas em rápida velocidade no alvo. Os únicos usuários que aparecem são Naruto e Bee, e suas bijuus Kurama e Gyuuki.

Chidori[editar | editar código-fonte]

Chidori é um ninjutsu nível A inventado por Kakashi Hatake, que depois o ensina a Sasuke. Consiste em concentrar chakra raiton na mão, e ferir o adversário com isso. O Chidori também tem suas variantes:

Chidori Eisou É um ninjutsu criado por Sasuke a partir do Chidori. É, na verdade, o Chidori em forma de lança, que o usuário simplesmente aponta para o oponente, ao invés de golpear o oponente, como o Chidori original.

Chidori Nagashi É um ninjutsu criado por Sasuke a partir do Chidori. Ele usa o seu chakra raiton para soltar o Chidori para todas as direções, podendo atingir vários adversários de uma só vez.

Chidori Senbon É um ninjutsu criado por Sasuke a partir do Chidori. Ele usa o Chidori, e o transforma em milhares de agulhas (senbons), e lança no adversário. É, basicamente, um jutsu que cria agulhas de chakra raiton.

Kikin Um jutsu nível S criado por Sasuke, que utiliza seu chakara raiton para atrair raios das nuvens, tornando-se uma técnica muito poderosa.

Kusanagi no Tsurugi: Chidorigatana É mais um jutsu criado por Sasuke a partir do Chidori. Consiste em enviar chakra raiton pela katana, para os mais diversos fins.

Gouren[editar | editar código-fonte]

É um taijutsu em que o usuário manda uma rajada de ataques com a finalidade de esmagar os ossos do oponente. É usado, na maioria das vezes por Guy e Lee, embora Kakashi e Sasuke usem seus princípios pra completarem outros jutsus.

Kage Buyou No Brasil "Sombra da Folha Dançante", é o jutsu em que o usuário joga o oponente no ar, e vai pra trás dele, tal como a sombra de uma folha. Esse jutsu é seguido de um ataque, que pode ser tanto o Shishi Rendan de Sasuke, como a Lótus de Lee.

Shishi Rendan No Brasil "Rajada de Leões", é um taijutsu nível C criado por Sasuke, sendo que a primeira parte é exatamente igual ao Omote Renge. O usuário joga o adversário no ar, e dá vários golpes nele em pleno ar, fazendo com que sua queda seja mais forte.

Henge no Jutsu[editar | editar código-fonte]

Jutsu em que o usuário usa o chakra para se transformar em qualquer coisa ou pessoa. É uma técnica base para qualquer ninja. O Henge no Jutsu também tem suas variantes:

Harem no Jutsu O Haremu no Jutsu (Jutsu Harém) é um bunshinjutsu em que o usuário usa os clones e depois aplica o Oiroke no Jutsu através do Henge no Jutsu. Com isso o usuário cria várias mulheres bonitas para tentar seduzir, ou no mínimo tirar a atenção do oponente. Esta é uma técnica criada por Naruto.

Konbi Henge O Konbi Henge (Técnica de Transformação Combinada) é um ninjutsu em que dois seres (os usuários) usam o Henge no Jutsu para se transformar em uma só criatura. Os usuários são Naruto e Gamabunta, e Kiba e Akamaru, além de todos os ninjas do Quarteto do Som.

Oiroke no Jutsu É um jutsu criado por Naruto, em que o usuário se transforma numa mulher bonita e nua, na maioria das vezes. Essa técnica também é usada por Konohamaru, Moegi e Udon.

Juinjutsu[editar | editar código-fonte]

Kaija Houin É uma técnica contrária ao Ten no Juin, uma vez que este último prende uma parte do chakra do usuário para controlar a vítima. O Kaija Houin libera o chakra preso na vítima para um corpo, tornando-se uma cópia do usuário, ou sendo revivido, caso o usuário tenha morrido. A pessoa retorna com toda a consiência que tinha.

Ten no Juin É o juinjutsu que Orochimaru usou em Sasuke Uchiha. Faz com que a vítima tenha o poder aumentado, após algum tempo de sofrimento. O Ten no Juin permite ao usuário controlar a vítima, e também faz com que a vítima passe a um segundo nível, tornando-se muito mais forte.

Kage Bunshin no Jutsu[editar | editar código-fonte]

Técnica que o usuário cria clones para os mais diversos fins. É uma técnica de nível jounnin, e é o jutsu-base do bunshinjutsu. Suas variantes são:

Bunshin Taiatari Esse jutsu pode ser qualificado como bushinjutsu e taijutsu. O usuário usa os clones para confundir o inimigo através de movimentos e combinações. É uma técnica nível A criada por Naruto.

Shihouhappou Shuriken Esse jutsu é qualificado como bushinjutsu e shurikenjutsu. O usuário usa muitos clones, e todos os clones jogam shurikens simultaneamente, causando uma chuva de shurikens, e o usuário procura um ponto cego no adversário. É uma técnica criada por Naruto.

Tajuu Kage Bunshin no Jutsu É um bunshinjutsu, e é a versão massiva do Kage Bunshin no Jutsu. É considerada kinjutsu (jutsu proibido) já que consome muito chakra. Basicamente, é o Kage Bunshin no Jutsu usado em grande escala.

Uzumaki Naruto Rendan O Uzumaki Naruto Rendan (no Brasil, Naruto Uzumaki Rajada) É um bunshinjutsu, e é original de Naruto, embora pareça ter sido inspirado no Shishi Rendan de Sasuke. Com quatro clones, Naruto lança o oponente no ar, e o Naruto original termina o jutsu com um calcanhar direto no oponente.

Katon[editar | editar código-fonte]

Katon, ou Estilo Fogo, é uma natureza de chakra. Ninjas que possuem chakra katon tem mais facilidade de fazer jutsus envolvendo o elemento fogo. O ponto fraco do katon é o suiton. O katon também é o jutsu-base do País do Fogo, e de Konoha, a Aldeia da Folha.

Katon: Goukakyuu no Jutsu É o jutsu-base dos ninjas do clã Uchiha, e precisa de uma boa quantidade de chakra katon. O usuário reúne o chakra katon no corpo, e depois o expulsa pela boca, fazendo uma bola de fogo que deveria atingir o oponente.

Katon: Gouryuuka no Jutsu É um jutsu em que o usuário comprime uma grande quantidade de chakra katon, e depois cospe uma bola de fogo gigante, que se torna um dragão. O usuário controla o dragão a sua vontade, e pode fazer com que ele afete o oponente, reduzindo-o a cinza.

Katon: Housenka no Jutsu É um jutsu em que o usuário cospe pequenas rajadas de fogo, e as manipula com o chakra katon. Muitas vezes é usado com um shurikenjutsu, no entanto, na maioria das vezes é usado como distração.

Katon: Ryuuka no Jutsu É um jutsu de katon em que o usuário cospe fogo através de uma linha, um cabo, ou qualquer objeto que esteja tocando a vítima.

Kawazu Kumite[editar | editar código-fonte]

É um taijutsu e um senjutsu, ou seja, um taijutsu nível sennin, em que o usuário pode machucar o oponente, mesmo sem tocá-lo, apenas usando a energia natural. O usuário original era Fukasaku, mas este o ensinou a Naruto. O Kawazu Kumite tem suas variantes:

Kawazu Tataki Assim como o Kawazu Kumite, o Kawazu Tataki machuca o inimigo sem tocá-lo, apenas usando a energia natural. No entanto, o Kawazu Tataki se dá com a mão aberta, enquanto o Kawazu Kumite se dá com a mão fechada.

Kuchiyose no Jutsu[editar | editar código-fonte]

É um jutsu extremamente difícil de se aprender, visto a quantidade gigantesca de chakra que o usuário precisa. Além disso o usuário teria que ter um contrato com um tipo de animal, após isso, o usuário poderia transportá-lo imediatamente para onde ele estivesse para ajudá-lo em batalha. O tamanho e a força do animal variam em relação à quantidade de chakra usado para invocá-los. Apenas ninjas muito poderosos podem fazer essa técnica. O Kuchiyose no Jutsu também tem suas variantes:

Raikou Kenka É um técnica de invocação, em que o usuário invoca armas, tais como shurikens, sejam vindo de pergaminhos ou de marcações.

Jagei Jubaku É uma técnica em que o usuário invoca uma ou mais cobras grandes, que saem de suas mangas, a fim de capturar o inimigo. É um jutsu de Orochimaru, que o mesmo o ensinou a Sasuke.

Kyuubi Chakura Moudo[editar | editar código-fonte]

É uma transformação que a usuário passa, ao controlar o poder de Kurama. Naruto foi capaz de chagar a esse nível, dominando a parte yang do chakra da raposa. Já Minato chegou uma vez a esse nível dominando a parte yin do chakra de Kurama.

Orochimaru-Ryuu no Kawarimi no Jutsu[editar | editar código-fonte]

É a técnica de substituição corporal criada por Orochimaru, em que o usuário, mesmo estando ferido ou com partes de seu corpo destruídas, consegue vomitar um novo corpo, ficando para trás apenas uma casca vazia. Os usuários são Orochimaru, Kabuto, e Sasuke, sendo que este último só consegue usá-la ao absorver os poderes de Orochimaru.

Rasengan[editar | editar código-fonte]

O Rasengan é um jutsu muito poderoso e de grande poder destrutivo, criado por Minato Namikaze, ao observar a Bijuudama. Após três anos desenvolvendo-o, Minato ainda pretendia aplicar-lhe sua natureza de chakra, o que não foi possível, já que o mesmo morreu prematuramente. Naruto aplicou sua natureza de chakra (fuuton) ao rasengan, criando o Rasenshuriken e suas variantes. Além de Minato e Naruto, Jiraiya, Kakashi e Konohamaru também podem usar o rasengan. As variantes do Rasengan são:

Oudama Rasengan Um variante do Rasengan, o Oudama Rasengan (Rasengan Gigante), é uma versão aumentada, tanto em tamanho, como em chakra. Foi criada por Naruto, e é usada pelo próprio.

Oudama Rasen Tairengan Esse jutsu se enquadra no bunshinjutsu. Naruto criou essa técnica em sua luta contra Kurama. Ele somou o seu Kage Bunshin no Jutsu ao Oudama Rasengan, fazendo com que cada clone use um Oudama Rasengan.

Oudama Rasenshuriken Um variante do Fuuton: Rasenshuriken, o Oudama Rasenshuriken (Rasenshuriken Gigante), é uma versão aumentada, tanto em tamanho, como em chakra. Foi criada por Naruto, e é usada pelo próprio. Naruto utiliza dois clones adicionais para ajudá-lo a criar um Oudama Rasenshuriken.

Senpou: Chououdama Rasen Tarengan É um senjutsu criado por Naruto, utilizando o Rasengan e o Kage Bunshin no Jutsu, no qual todos os clones seguram um Rasengan, e após entrar no Sennin Moudo, o Rasengan evolui para um jutsu superior ao Oudama Rasengan, e todos os clones atingem o adversário ao mesmo tempo. Esse jutsu foi criado por Naruto, em sua luta contraa Kurama.

Senpou: Jiton: Rasengan É um senjutsu aplicado sobre uma habilidade bijuu. Naruto aplica a kekkei genkai jiton de Shukaku em um Rasengan, o que faz com que o alvo, atingido com o Rasengan, seja paralisado e selado.

Senpou: Oudama Rasengan É a versão senjutsu do ninjutsu Oudama Rasengan, maior do que a original, e empunhada pelos clones do usuário (Naruto).

Senpou: Rasenrengan O uso de dois Rasengans simultaneamente, e ambos utilizando o poder do senjutsu. O único usuário é Naruto.

Senpou: Youton: Rasenshuriken É um jutsu criado por Naruto, depois que ele recebe a ajuda de Hagoromo, em sua consiência. Ele usa o youton de Son Gokuu, e o aplica ao Rasenshuriken. É um jutsu poderoso o suficiente para cortar o Shinju em dois.

Wakusei Rasengan É um ninjutsu impossível de realizar, a não ser que o usuário tenha uma reserva gigantesca de chakra (como senjutsu ou um bijuu). O usuário faz um Oudama Rasengan, e faz mais três Rasengans tamano normal para que eles girem em torno do Oudama Rasengan. É uma técnica esclusiva de Naruto, e é vista também em Naruto Shippuuden: Ultimate Ninja Storm 3.

Sennen Goroshi[editar | editar código-fonte]

Sennen Goroshi (Mil Anos de Morte) é um taijutsu nível E em que o usuário passa rapidamente para trás do oponente, e acerta os dedos médios em seu traseiro. Os únicos usuários desse jutsu são Kakashi e Naruto.

Sennin Moudo[editar | editar código-fonte]

Sennin Moudo é a transformação que o ninja recebe, após absorver uma determinada quantidade de energia da natureza, tornando-se um sennin. Os usuários do Sennin Moudo são: Naruto, Minato, Jiraiya, os sapos do Monte Myouboku (Fukasaku, Gamakichi, e Shima), e mais Kabuto, e o Shodaime Hokage.

Sensoriamento de Emoções Negativas[editar | editar código-fonte]

Jutsu criado por Kurama em que o usuário adquire a habilidade de sensoriar emoções negativas tais como o ódio. Naruto adquire essa habilidade após chegar ao Kyuubi Chakura Moudo. Tobi afirmou que Mito também possuía esse poder.

Shakuton: Kourin Shippuu Shikkoku no Ya Zeroshiki[editar | editar código-fonte]

É um jutsu que une o Fuuton de Naruto ao Katon de Sasuke, formando um Shakuton. Essa técnica usa o Oudama Rasengan de Naruto, que junto à flecha de Amaterasu do Sasuke, formam uma grande zona de calor, onde o oponente além de sofrer a consequência do Oudama Rasengan por si só, ainda é queimado pelo Amaterasu.

Sharingan[editar | editar código-fonte]

Amaterasu Amaterasu é o jutsu de katon mais elevado, disponibilizado a partir do uso do Mangekyou Sharingan de Itachi Uchiha. Utiliza uma chama muito poderosa capaz de queimar até mesmo fogo. O uso desse jutsu é altamente perigoso, na maioria das vezes fazendo o usuário sangrar pelos olhos. Itachi era o único a usá-lo, mas depois, Sasuke também pôde usá-lo, visto que Sasuke ficou com os olhos de Itachi.

Amaterasu: Entenka É um jutsu em que Sasuke (o único ninja capaz de usá-lo) emprega o enton para controlar o Amaterasu, transformando-o em uma armadura de fogo inapagável para o Susano'o.

Enton O enton (Estilo Inferno) é uma natureza de chakra avançada, uma kekkei genkai, disponibilizada pelo Mangekyou Sharingan. A sua composição é parcialmente desconhecida, visto que utiliza o katon. Sasuke se mostra como o único ninja da história capaz de usá-lo, e o usa para controlar as chamas do Amaterasu, moldando-o em diversas armas de ataque ou defesa.

Magen: Kasegui no Jutsu É um genjutsu, disponibilizado por meio do Sharingan, que faz com que a vítima seja torturada mentalmente, já que é atingida por várias estacas metálicas, durante a ilusão.

Susano'o É um jutsu extremamente poderoso, mas que consome uma quantidade absurda de chakra. O chakra do usuário passa a ser visto como um monstro humanóide gigante, que é intransponível e invulnerável, e serve tanto para defesa quanto para ataque.

Técnica de Transferência de Chakra[editar | editar código-fonte]

Faz com que o usuário transfira seu chakra para outra pessoa. Kurama se vale dessa técnica para dar poder a Naruto. Além das 9 bijuus, Dan foi capaz de usar esse jutsu, assim como Juugo, Sakura e Tsunade. Outros usuários desse jutsu são Naruto, Minato e o Shodaime Hokage, além do Rikudou Sennin.


Recepção[editar | editar código-fonte]

O criador da série, Masashi Kishimoto criou o conceito para dar aos personagens habilidades especiais e ao mesmo tempo conferir autenticidade aos ninjas do mangá.[15] A apresentação dos inúmeros jutsus gerou críticas, tanto positivas, como negativas de outros editores de anime e mangá, bem como de outras mídias que tratam deste tema. O T.H.E.M. Anime Review comentou a respeito, citando os jutsus com aprovação, sendo um dos elementos centrais da série, mas também criticou o uso da repetição excessiva e contínua das cenas de batalha.[16]

Referências

  1. a b c d Kisimoto Maszasi. NARUTO―ナルト―[秘伝・臨の書] (em ). [S.l.: s.n.], 2002. Capítulo: Dzsucu. 154–162 pp. ISBN 4-08873-288-X.
  2. Capítulo 316, páginas 6-7
  3. Capítulo 316, página 8
  4. Terceiro Databook, ISBN 4-08-874247-2, página 183
  5. Naruto: Shippuden episódio 91
  6. Segundo Fanbook, ISBN 4-08-874834-4, página 199
  7. Naruto: Shippuden episódio 268
  8. Capítulo 466, página 6. Mizukage diz que tem dois kekkei genkai, e que usa fogo, água, e terra. Como fogo e terra fazem Youton, e água e terra fazem Mokuton, por exclusão, Futton é feito for fogo e água.
  9. Capítulo 522, página 7
  10. Capítulo 546, página 1
  11. a b c Gekijōban Naruto Shippuden: Hi no Ishi wo Tsugumono
  12. Capítulo 525, página 16
  13. Kishimoto, Masashi. Hiden: Rin no Sho - Character Oficial Databook. [S.l.]: Japón: Shūeisha (ed.), 2002. p. 177. ISBN 4-08-873288-X.
  14. Kishimoto, Masashi. Hiden: Rin no Sho - Character Oficial Databook. [S.l.]: Japón: Shūeisha (ed.), 2002. p. 211. ISBN 4-08-873288-X.
  15. Masashi Kishimoto Interview - Naruto Information (em inglês) narutocentral.com. Visitado em 2007-11-12.
  16. Derrick Tucker. Naruto Review (em Inglês). Visitado em 2008-12-17.