Aymara Limma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aymara Limma
Nome completo Aymara Cerqueira Lima e Silva
Nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Ocupação Atriz, diretora, editora
Atividade 1989–presente
Outros prêmios
prêmio de melhor curta por jurí popular, CATE 2014 - USA

Aymara Limma nome artístico de Aymara Cerqueira Lima e Silva, Rio de Janeiro, é uma atriz, diretora brasileira e editora executiva.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estreou como atriz na TV ao participar da minissérie “Capitães da Areia”, uma obra de Jorge Amado dirigida por Walter Lima Jr. para a Rede Bandeirantes, em 1989.' [1] Depois disso, seu pai, Waldyr de Lima e Silva, faleceu e Aymara acabou indo estudar no Canadá, em Londres e finalmente nos Estados Unidos onde se formou em Administração de Empresas com ênfases em moda e marketing. Apaixonada pela vida na California tratou de voltar a estudar com os renomados mestres em Hollywood [2], na Beverly Hills Playhouse com Milton Katselas e Jeffrey Tambor, a atriz logo conseguiu um agente e foi convidada para contracenar com o Nicolas Cage no filme Cidade dos Anjos onde foi dirigida por Brad Silberling.

Dividida entre o Rio de Janeiro e Los Angeles, Aymara chegou fazer uma participação em no seriado Linha Direta da Rede Globo, ficou duas temporadas em cartaz contracenando com a Pitty Webbo na peça "As Aventuras de Tom Sawyer" que venceu 3 prêmios Maria Clara Machado nesta produção, inclusive o de melhor espetáculo infantil. Depois disso foi desafiada a editar o livro Mentes Inquietas de Ana Beatriz Barbosa Silva o qual se tornou um best seller, em sua 13 edição o livro foi vendido para a editora Gente e Aymara abriu a Editora Five Star em parceria com a gráfica Imprinta Express. A Editora Five Star lançou autores de sucesso como Eduardo Moreira, Artur da Távola e Kleiton Ramil.

Em 2014 Em Los Angeles, Aymara [3] estreia como roterista e diretora de Te amo! Shabbat Shalom, ganhado um prêmio de melhor curta por jurí popular [4] na sua primeira exibição no Cate 2014 [5] , Santa Monica, California. Em 2015, o seu premiado filme “Te Amo! Shabbat Shalom” esteve entre os finalistas do Los Angeles Brazilian Film Festival 2015[6] , O curta concorreu na categoria Special Screenings do festival e foi lançado no Midrash[7][8] no Rio de Janeiro simultaneamente que inaugurou sua primeira exposição multimídia individual, intitulada “Open your heart' (“Abra seu coração”), no Rio de Janeiro. A mostra reuniu 42 pinturas, 10 fotografias e vídeo que retratavam o amor e as belezas naturais, entre elas imagens do Rio de Janeiro.

Agora Aymara esta envolvida de corpo e alma com o seu mais novo filme Incondicional,[9] drama que aborda questões importantes, crianças alérgicas vítimas de produtos sem informação adequada e da responsabilidade e do poder de imagem que as celebridades têm ao fazer qualquer tipo de campanha. Tema atual! Já que agora, no Brasil, é obrigatório constar no rótulo de alimentos alerta sobre lista de ingredientes alergênicos. [10][11][12]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1989 Capitães da Areia Glorinha
2000 Linha Direta O caso da Inglesa

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1998 'City of Angels' (filme) Cidade dos Anjos'' Girl Lover
2012 Fruits of Nature Apple
2013 'Where we belong' Iris
2014 Te Amo! Shabbat Shalom Ayeme Souza [13]
2015 Te Amo! Ba Sukka Ayeme Souza
The Bandit Hound Bank manager
2016 Incondicional Janaina [14]

Teatro[editar | editar código-fonte]

País Título Personagem Teatro
Brasil Crônicas Escolhidas Amora Teatro do Tablado
Brasil As Adventuras de Tom Sawyer* Becky Tatcher Teatro Ipanema
Brasi As Adventuras de Tom Sawyer* Becky Tatcher Teatro Glaucio Gil
USA The Girl on the Via Flaminia Lisa Skylight Theater
USA The Glass Menagerie Laura Wingfield Skylight Theater
USA The Miracle Worker Helen Keller Matrix Theater

Referências

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons


Referências

Jornal do Brasil - http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2016/07/18/brasileira-premiada-em-festival-de-cinema-nos-eua-lanca-novo-filme-no-rio/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.