Azul de tornassol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Azul de tornassol é um indicador solúvel em água extraído de certos líquens. Torna-se vermelho em condições de baixo pH, ácidas, e azul em condições de alto pH, básicas.

A mudança de cor ocorre para variações no pH de 4,5 a 8,3. Não é adequado para titulações porque há alterações na cor para grandes variações do pH, mas é usado como um indicador pouco preciso de acidez ou de alcalinidade, tanto em solução, como em papel de tornassol (papel absorvente embebido em solução de tornassol). É utilizado quando se quer determinar, simplesmente, se a solução é ácida ou básica, pois o Tornassol não providencia nenhuma informação adicional, por exemplo, o pH do ácido ou da base.

Também pode ser utilizado Azul de Tornassol em meio líquido. Este funciona da mesma maneira, a única diferença é que são algumas gotas do indicador que se juntam à solução e não o revés. Em relação à eficácia, são ambos capazes e donos dos mesmos resultados.

Indicador Ácidas Neutras Básicas
Tintura azul tornesol Vermelho Roxo Azul
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.