Badagry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Badagry (tradicionalmente Agbadarigi) é uma cidade costeira e Área de governo local (LGA) do estado de Lagos (Nigéria). Ela está situada entre a região metropolitana de Lagos, e na fronteira com Benim. Conforme do anteprojeto do censo de 2006, o município tinha uma população de 241.093 pessoas.

Fundação e história[editar | editar código-fonte]

Primeira Missão Cristã da Nigéria, em Badagry. Esta situa-se no museu da escravatura.

Fundado no início do século XV em uma lagoa ao largo do Golfo da Guiné, o seu porto protegido levou à cidade tornando-se chave na exportação de escravos para as Américas, destaque para Salvador na Bahia. A partir do 1840, na sequência da supressão do tráfico negreiro, Badagri diminuiu significativamente, mas tornou-se um importante local de trabalho missão cristã. Em 1863, a cidade foi anexada pelo Reino Unido e incorporada na colônia de Lagos. Em 1901, tornou-se uma parte da Nigéria.

Badagry subsiste, em larga medida, a pesca e a agricultura, e mantém um pequeno museu da escravatura.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Nigéria é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.