Bandeira da Guatemala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da Guatemala
Bandeira da Guatemala
Aplicação
FIAV 011011.svgFIAV normal.svg
Proporção 5:8
Adoção 17 de Agosto de 1871
Cores
  Azul celeste
  Branco

A bandeira nacional da Guatemala é composta por duas cores: azul celeste e branco. A faixa branca entre as duas faixas azuis celeste representam o facto da Guatemala ser uma terra entre dois oceanos, o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico. A cor branca significa também paz e pureza.

O padrão de três faixas é baseado na bandeira nacional dos Estados Unidos da América Central (EUAC), embora as faixas da última fossem horizontais e azuis em vez de azuis celeste. As bandeiras dos outros países que formavam os EUAC seguiram o padrão horizontal e azul.

Ao centro da bandeira está o brasão de armas da Guatemala, composto pelo quetzal-resplandecente, a ave nacional da Guatemala que simboliza a liberdade; um pergaminho com a data em que a América Central conseguiu independência da Espanha - 15 de Setembro de 1821; duas espingardas cruzadas, indicadoras da disposição da Guatemala de se defender pela força se necessário; uma coroa de Loureiro, símbolo de vitória; e duas espadas cruzadas, que representam honra.

Outras Bandeiras[editar | editar código-fonte]

Bandeiras Históricas[editar | editar código-fonte]

De 1850 a 1871, a Guatemala usou uma bandeira de sete faixas estreitas horizontais em duas combinações de vermelho-branco-azul no topo e no fundo, ficando no meio a faixa amarela mais larga.

Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outras mídias sobre Bandeira da Guatemala