Bandeira do Recife

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bandeira da Cidade do Recife
Bandeira da Cidade do Recife
Proporção 7:10
Adoção 15 de dezembro de 1973
Cores
  Branco
  Azul escuro
  Amarelo
  Vermelho

A Bandeira do Recife foi instituída pela Lei 11.210 de 15 de dezembro de 1973. O desenho se baseia em três colunas verticais - duas laterais de cor azul, e a central, branca -, lembrando a bandeira do Estado de Pernambuco, o céu e a paz. Em cada faixa, há símbolos que se referem a fatos importantes da história recifense:

  • Estrela (coluna azul da esquerda) - representação da República Brasileira, que se originou em Pernambuco, através do Movimento de 1817.
  • Frase "Virtus et Fides" (coluna central) - "Força e Fé", ideais almejados pelo ser humano.
  • Leão neerlandês (coluna central) - coroado, se refere ao escudo de armas de João Maurício de Nassau e ao apelido recebido pelos pernambucanos ("Leão do Norte"), alusivo à história de lutas do povo do Estado.
  • Cruz (coluna central) - representa a colonização portuguesa e a chegada do cristianismo no Brasil.
  • Sol (coluna azul da direita) - simboliza a presença marcante do Sol nas terras da cidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site da Prefeitura do Recife