Barra Futebol Clube (Santa Catarina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Barra FC
Nome Barra Futebol Clube
Alcunhas Pescador
Principal rival Camboriú
Fundação 18 de janeiro de 2013 (11 anos)
Estádio Estádio Dr. Hercílio Luz
Localização Balneário Camboriú, Santa Catarina
Presidente Benê Sobrinho
Treinador(a) Rafael Piccinin
Patrocinador(a) Construtora Tedesco
Material (d)esportivo Spieler Sports
Competição Catarinense - Série A
Copa Santa Catarina

Brasileirão - Série D

Website barrafc.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Barra Futebol Clube, mais conhecido como Barra, é um clube de futebol brasileiro, fundado em 2013 na cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, levando o nome do bairro mais antigo do município.

História[editar | editar código-fonte]

2013[editar | editar código-fonte]

O Barra Futebol Clube foi fundado no dia 18 de janeiro de 2013. No mesmo ano da sua fundação, disputou seu primeiro campeonato profissional, a então Divisão de Acesso do Campeonato Catarinense (atual Campeonato Catarinense - Série C) do mesmo ano. A equipe acabou ficando na nona colocação entre nove times que disputaram a competição naquela temporada.

2015[editar | editar código-fonte]

No ano de 2015 veio o acesso à segunda divisão do estadual, sendo campeão invicto do Campeonato Catarinense - Série C. Foram 12 vitórias e 1 empate nas 13 partidas disputadas, vencendo os dois turnos e sendo campeão direto, sem precisar disputar uma final.

2020[editar | editar código-fonte]

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, o Campeonato Catarinense - Série B teve somente um turno disputado. O time balneocamboriuense ficou com 16 pontos, empatado com o Metropolitano, mas não conseguiu o acesso à primeira divisão por ter feito menos gols.

2021[editar | editar código-fonte]

Já em 2021, em meio a vacinação da população na pandemia, o Barra conseguiu mais uma conquista em sua breve história até então, ser campeão invicto da Série B da Campeonato Catarinense e garantindo o acesso a Série A, ficando em segundo na classificação geral com 42 pontos em 18 jogos. Foram 13 vitórias, 7 empates e nenhuma derrota durante os pontos corridos. Fez 31 gols e sofreu somente 9 (contabilizando as finais), sendo a melhor defesa do campeonato.

Final contra o rival[editar | editar código-fonte]

A disputa do título foi contra o rival Camboriú Futebol Clube. Os dois primeiros colocados do campeonato disputaram a primeira partida no Estádio Dr. Hercílio Luz, com mando do Barra e ficaram no empate de 1x1. No segundo jogo da final, disputado com mando do Camboriú e presença de público no Estádio Roberto Santos Garcia, o time mandante tinha a vantagem do empate pela melhor campanha durante os pontos corridos. Porém, quem levou o troféu foi o Barra, após abrir 2x0 no primeiro tempo, o Camboriú descontou com um gol no segundo tempo, mas não conseguiu o empate e acabou ficando com o vice.

2022[editar | editar código-fonte]

No ano de 2022, o Pescador disputou o Campeonato Catarinense de Futebol - Série A pela primeira vez em sua jovem história. A equipe terminou na décima colocação, com 10 pontos, sendo 3 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, marcando 12 gols e sofrendo 14, além de se manter na primeira divisão do estadual.

2023[editar | editar código-fonte]

No ano da sua primeira década de existência, o Barra conseguiu dois feitos inéditos. Ao empatar em 0x0 com a Chapecoense, na última rodada da fase regulamentar do Campeonato Catarinense de 2023, o clube de Balneário Camboriú terminou na sétima colocação, com 13 pontos somados, assim, se classificou para as fases finais da competição pela primeira vez, onde chegou até a semifinal, sendo eliminado pelo Brusque, por 5x2 no placar agregado. Na classificação geral, ficou em quarto lugar, com 19 pontos somados. Além de garantir uma vaga no Campeonato Brasileiro - Série D de 2024, também pela primeira vez.

Títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Catarinense - Série B 1
2021★
Campeonato Catarinense - Série C 1
2015

★ Campeão invicto

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2024
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Santa Catarina Campeonato Catarinense 3 4° lugar (2023 e 2024) 2022 2024
Série B 6 Campeão (2021) 2016 2021 1
Série C 3 Campeão (2015) 2013 2015 1
Copa Santa Catarina 1 Fase de grupos (2023) 2023
Brasil Série D 1 Estreante (2024) 2024

Ligações externas[editar | editar código-fonte]