Basiliscus basiliscus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaBasilisco comum
Male Basiliscus basiliscus, Costa Rica.JPG

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Ordem: Squamata
Família: Corytophanidae
Género: Basiliscus
Espécie: B. basiliscus
Nome binomial
Basiliscus basiliscus
Linnaeus, 1758

O basilisco (Basiliscus basiliscus) é uma espécie de lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul. Alimenta-se de insetos, ovos, flores e pequenos vertebrados como aves e peixes. Seu tempo de vida em cativeiro dura entre 7-8 anos, mas na natureza ele raramente vive tanto, pois possui muitos predadores naturais como aves de rapina, serpentes e mamíferos carnívoros. Possui normalmente 25 centímetros de comprimento, mas alguns indivíduos podem chegar a 75.

Sua característica mais famosa é a habilidade (compartilhada com os outros lagartos do gênero Basiliscus) de correr sobre a água sem afundar. Habilidade que lhe rendeu o apelido em inglês de Jesus Christ lizard (lagarto Jesus Cristo). Essa habilidade incrível ocorre devido à anatomia das patas traseiras do lagarto, com seus dedos bem alongados e unidos uns aos outros por membranas de pele, para distribuir melhor o peso do animal. Quanto menor (e mais leve) o indivíduo, maior a distância percorrida sem afundar. Para um ser humano possuir essa mesma habilidade, precisaria correr a 104 km/h.

O basilisco possuí bolhas de ar nas patas, as quais auxiliam na movimentação por cima da água, além de sua velocidade alta.