Batalha do Ameixial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha do Ameixial
Guerra da Restauração
Batalha do Ameixal.jpg
Data 8 de Junho de 1663
Local Santa Vitória do Ameixial, a 5km de Estremoz
Desfecho Vitória Portuguesa
Combatentes
Flag Portugal (1640).svg Portugal Flag of Cross of Burgundy.svg Espanha
Comandantes
Conde de Vila Flor e conde de Schomberg D. João José de Áustria
Forças
22,000 26,000
Baixas
1,000 mortos e feridos 10,000 mortos, feridos e prisioneiros

A Batalha do Ameixial foi travada, em Santa Vitória do Ameixial, a 8 de Junho de 1663, entre o exército espanhol e o exército português.

O exército espanhol, comandado por D. João José de Áustria, invadiu Portugal saindo de Badajoz e pôs cerco a Évora que se rendeu. Era composto por 26,000 homens e pretendia dirigir-se depois a Alcácer do Sal para dividir Portugal em dois e alcançar a sua capital Lisboa.

Ficou livre apenas a estrada de Santiago do Cacém-Melides-Comporta, para comunicação do Baixo Alentejo e Algarve com o resto do país.

No entanto, na retaguarda do exército espanhol mantinha-se o português, sob o comando de D. Sancho Manoel Conde de Vila Flor, auxiliado pelas preciosas ajudas do Conde de Schomberg e o Conde da Ericeira, entre outros oficiais superiores[1] .

Os dois exércitos encontraram-se em 8 de Junho nos campos de Ameixial a 5 km de Estremoz. Derrotados, os espanhóis retiraram-se para Arronches e depois para Badajoz. Assim, graças à vitória desta batalha, terminou um dos mais perigosos ataques espanhóis da Guerra da Restauração.

Após a vitória foi erguido na Estrada do Cano um padrão comemorativo, o qual foi transferido para a E. N. 245, entre o final do século XIX e o início do século XX.[2] [3]

Notas

  1. Rui Natário, As Grandes Batalhas da História de Portugal, Marcador Editora, Barcarena, 2013
  2. IGESPAR, Ministério da Cultura de Portugal. Ficha detalhada do Padrão do Ameixial. Página visitada em 8 de Março de 2011.
  3. Padrão da Batalha do Ameixial. Descrição na página oficial do Município de Estremoz. Página visitada em 8 de Março de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]