Beit Aghion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Beit Aghion
בית אגיון
Beit Aghion
Arquiteto Richard Kaufmann
Início da construção 1932
Fim da construção 1934
Função atual Residência Oficial
Geografia
País  Israel
Cidade Réhavia, Jerusalém
Coordenadas 31° 46' 24" N 35° 13' 03" E

O Beit Aghion (em em hebraico: בית אגיון), também conhecida como Beit Rosh HaMemshala (בית ראש הממשלה, literalmente Casa do Primeiro-ministro) é a residência oficial do Primeiro-ministro de Israel. O edifício está localizado na 9 Smolenskin Street, na esquina da rua de Balfour Street, em Jerusalém Ocidental.

História[editar | editar código-fonte]

Casa de Julius Jacobs, residência oficial do Primeiro-ministro de Israel antes de 1974

O edifício foi construído para o comerciante judeu-grego Edward Aghion, que era um residente afluente de Alexandria, no Egito. Foi projetado pelo arquiteto judeu- alemão Richard Kauffmann e foi construído entre 1936-1938. [1]

Em 1941, Pedro II, Rei da Iugoslávia residia na casa. Durante a guerra árabe-israelense de 1948, serviu como um hospital para os combatentes do Irgun .

Em 1952, o governo israelense comprou a casa com o propósito de transformá-la em residência oficial do ministro do Exterior. Em 1974, o governo israelense decidiu transferir a residência oficial do primeiro-ministro de Beit Julius Jacobs, que serviu como residência oficial do primeiro-ministro israelense entre 1950 e 1974, para Beit Aghion. Durante a década de 1990, um muro foi erguido ao redor da casa por razões de segurança e um segmento da Balfour Street foi fechado para o tráfego.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O edifício é composto por vários blocos quadrados ligados um ao outro e no centro do edifício há uma escada, decorada com uma fileira de janelas na frente. A frente do edifício também inclui uma seção moldada de forma circular e em estilo típico do estilo internacional . O edifício é revestido com pedra de Jerusalém. O edifício também consiste em um pátio interno (pátio) - um elemento que difere do estilo internacional comum, do qual o estilo de construção é feito, no entanto, é comumente encontrado em edifícios de estilo islâmico. O pátio foi provavelmente adicionado originalmente devido ao pedido da família Aghion.

Referências