Bento Gonçalves Futsal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bento Gonçalves
Nome Bento Gonçalves Futsal
Alcunhas Bento Futsal
BGF
Fundação 23 de março de 2009
Estádio Ginásio Municipal
Bento Gonçalves, Brasil
Capacidade 4500
Presidente Brasil Gildinei Ferreira
Treinador Brasil Vaner Flores
Competição Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho
Divisão 2012 Rio Grande do Sul 3º colocado
Divisão 2011 Rio Grande do Sul 3º colocado
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Bento Gonçalves Futsal, também conhecido pela sigla BGF, é um clube brasileiro de futsal do município de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul). Atualmente disputa o Campeonato Gaúcho de Futsal.

História[editar | editar código-fonte]

2009 - O começo[editar | editar código-fonte]

O dia 23 de março de 2009 marcou a fundação do Bento Gonçalves Futsal. A notícia causou euforia no município de Bento Gonçalves, já que a cidade estava sem um representante no futsal desde que a Reserg havia fechado no ano de 2000. A primeira competição disputada pelo BGF foi o Campeonato Gaúcho Série Prata, equivalente a Segunda Divisão, onde a equipe foi eliminada na primeira fase. Mesmo assim, foi o time de futsal da Serra Gaúcha com a melhor média de público no período, comprovando a paixão do bento-gonçalvense pelo futebol de salão.[1]

2010 - Crescimento e Primeira Divisão[editar | editar código-fonte]

Em 2010, foi formada uma equipe bem mais qualificada que a do ano anterior para melhor representar a BGF nas competições. Essa equipe foi formada basicamente para a Série Prata, buscando o acesso à Primeira Divisão, porém uma notícia pegou todos de surpresa. A administração do futsal gaúcho passou a ser da Liga RS, pois a antiga administração não demonstrava condições de bancar a Série Ouro, equivalente a Primeira Divisão. Com isso, alguns clubes foram convidados a disputar a competição, entre eles o BGF, que garantiu assim presença na elite do futsal gaúcho, ao lado de grandes equipes de renome nacional.[2] Mesmo assim, o clube não deixou de lado a Série Prata, e disputou simultaneamente as duas competições. Na Primeira Divisão, o BGF foi eliminado na primeira fase nos dois turnos da competição, ficando em 9º e 11º lugares, respectivamente. Na Série Prata, competição prioritária para o clube, o BGF chegou até as semifinais, sendo eliminado em casa pelo América de Tapera. Essa foi a última participação do clube na Série Prata.

2011 - Entre os melhores do estado[editar | editar código-fonte]

O ano de 2011 pode ser considerado como o de maior destaque para o time de futsal de Bento Gonçalves, que consolidou seu nome entre as principais equipes do futebol de salão do Rio Grande do Sul. Disputando de forma inédita a Liga Sul, em Francisco Beltrão (PR), o BGF atingiu o honroso 4º lugar, terminando à frente da equipe de casa e conquistando o título simbólico de equipe mais disciplinada do torneio. No Campeonato Gaúcho - Série Ouro, que foi o grande foco do ano, o Bento Futsal atingiu o terceiro posto na classificação geral, atrás apenas das tradicionais agremiações de Carlos Barbosa e do Atlântico de Erechim. O time bento-gonçalvense chegou, inclusive, a decidir o primeiro turno da competição contra a poderosa equipe da ACBF, ficando com o vice-campeonato, que credenciou-o a disputar as semifinais gerais da Série Ouro, onde enfrentou novamente a agremiação barbosense. Com um empate nos seus domínios e uma derrota fora deles, o BGF encerrou suas atividades no ano de forma muito digna, levando em conta os recursos escassos e o recente surgimento do clube, que se firma como um dos grandes nomes do futsal rio-grandense.[3]

2012 - Consolidação como terceira força[editar | editar código-fonte]

Em 2012, novamente o BGF atingiu destaque no salonismo gaúcho, confirmando seu posto entre as melhores equipes do estado herdado da temporada passada. Na disputa da Série Ouro, pela terceira vez em sua breve história, o time bento-gonçalvense ficou na 3ª colocação da classificação geral, credenciando-se a disputar a fase de mata-mata. Nesta, derrotando a ALAF, o Bento Futsal classificou-se à fase semifinal, na qual teria que enfrentar a ACBF, seu algoz do ano anterior. O time de Carlos Barbosa, atual campeão mundial, por duas vezes levou a melhor e eliminou o BGF do campeonato. A campanha, entretanto, foi comemorada pela representação de Bento Gonçalves, visto que a mesma consolidou-se como o terceiro melhor time do futsal gaúcho, a frente de equipes mais antigas no esporte em escala regional e até mesmo nacional.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Brasil Alemão
Brasil Tiago Casagrande
Alas
Brasil Foppa
Brasil Tibagi
Brasil Kevin
Brasil Suelton
Brasil Bruno Casagrande
Fixos
Brasil Carlão
Brasil Paulo Renato
Brasil Paulo Eduardo
Pivôs
Brasil Dener
Técnico
Brasil Vaner Flores


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jornal Gazeta. BGF tem a maior média de público da região. (26/06/2009).
  2. Jornal Gazeta. BGF garante espaço na elite do futsal gaúcho. (11/05/2010).
  3. Jornal Semanário (30/11/2011). Terceiro lugar para se comemorar. Visitado em 1º de dezembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol de salão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.