Berke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Berke foi o governante da Horda de Ouro entre 1257 a 1266, sucedendo a seu irmão Batu Khan.

Berke era um dos filhos de Jochi, o filho mais velho de Genghis Khan. Em 1235 Berke se juntou a seus irmãos Orda, Sinkur e Shiban e um aglomerado de primos sob a liderança de Batu. O vasto exército, composto de aproximadamente 150 mil soldados, marchou da Sibéria e avançou sobre o território dos búlgaros do Volga e dos Kipchaks, conquistando-os. Após cruzar o Rio Volga, os principados de Ryazan e Suzdal foram devastados em 1237, seguindo-se a conquista dos demais principados russos e a campanha de 1241 contra a Polônia e Hungria.

Quando Batu morreu em 1255, ele foi sucedido brevemente por seu filho Sartak, antes de Berke assumir a liderança em 1257. Foi um hábil governante e consolidou e estabilizou a Horda de Ouro, um império recém-criado, cujo território se estendia dos montes Cárpatos ao Ienissei e do Oceano Ártico ao Cáucaso e o golfo Kara Bogaz Gol. A Horda de Ouro nada mais era que do que um estado sucessor do Império Mongol, mais precisamente a parte noroeste.

Em seu reinado foi promovido um segundo ataque mongol contra Lituânia e Polônia em 1259, liderado pelo general Nogai Khan. Lublin, Sandomierz, Cracóvia e Bytom foram saqueadas e devastadas com o intuito de financiar sua guerra contra o Ilcanato. Porém, sua maior campanha militar foi a contra Hulagu em disputa por territórios no Cáucaso no começo da década de 1260. Berke tinha uma forte rivalidade com Hulagu, que em 1258 destruiu Bagdá e matou o califa Al-Musta'sim, pondo fim ao moribundo e decadente Califado Abássida.

Berke era um muçulmano devoto e era aliado dos mamelucos do Egito, na época liderados pelo sultão Baibars. Depois da morte de Mongke, apoiou seu primo Arik Böke para a sucessão imperial, enquanto que Hulagu apoiou seu rival Kublai Khan. Em 1262 o conflito se transformou em uma guerra aberta. As forças de Hulagu foram destruídas no rio Terek por Nogai, sobrinho de Berke, forçando Hulagu a se retirar. Em 1265 Hulagu faleceu. Berke morreu em combate contra Abaka, filho de Hulagu, em 1266. Foi sucedido por seu sobrinho Mongka Temur.


Precedido por
Sartak
khan da Horda de Ouro
12571266
Sucedido por
Mongka Temur
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.