Big Brother and the Holding Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Big Brother and the Holding Company
Foto:© Herb Green
O Big Brother nos anos 60 ainda com Janis Joplin como vocalista da banda.
Informação geral
Origem São Francisco, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock psicodélico, acid rock, blues-rock, hard rock
Período em atividade 1965 - Presente
Gravadora(s) Columbia, Mainstream
Página oficial bbhc.com
Integrantes Peter Albin
Sam Andrew
David Getz
Ben Nieves
Ex-integrantes Janis Joplin
James Gurley
Nick Gravenites
Chuck Jones
Kathi McDonald
Dave Schallock
Tom Finch

Big Brother and the Holding Company é uma banda de rock estadunidense formada em São Francisco, Califórnia, em 1965, como parte da cena psicodélica que também originou o Grateful Dead, Quicksilver Messenger Service e Jefferson Airplane[1] .

Os membros originais da banda foram Sam Andrew (guitarra base), James Gurley (guitarra rítmica), Peter Albin (baixo) e Chuck Jones (bateria), substituído por Dave Getz em 1966[1] .

A popularidade do grupo aumentou com a adição, em junho de 1966, da vocalista Janis Joplin. Ela foi recrutada pelo empresário da banda na época, Chet Helms, que vivera em Austin, Texas, onde Joplin estudou. No fim de 1968, a vocalista deixou o Big Brother com Sam Andrew para formar um novo grupo, o Kozmic Blues Band[1] .

A última encarnação da banda data de 1987, que desde então excursiona com praticamente todos os membros originais, incluindo Sam Andrew, Peter Albin, Dave Getz, e James Gurley (substituído na guitarra em 1997 por Tom Finch)[1] .

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Informações
Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.